Ouça agora este podcast! “002 O Cabelo: elemento influenciador da atratividade facial”

A partir deste episódio, fragmentarei os elementos responsáveis pela atratividade da face. Detalharei cada um deles, tipo: os cabelos, as sobrancelhas, os olhos, o nariz… e por aí vai. Tem mais elementos para abordar do que você imagina!

Hoje, começarei falando da influência de uma poderosíssima arma de beleza e sedução: os cabelos!

Vou explicar de onde vem o simbolismo que as madeixas carregam, as mensagens que seu cabelo pode transmitir, que talvez você ainda não tenha parado para pensar, e as principais formas de tratá-los.

Algumas informações que trarei neste e nos próximos episódios são baseadas na perspectiva do grande zoólogo Desmond Morris, que em suas obras “A Mulher Nua e O Macaco Nu” traz conclusões instigantes sobre as funções evolutivas de cada parte do corpo humano. Os nomes dos livros que citei estarão na descrição deste episódio.

Eu sou Samara Véras, a Diva da Beleza do Dicas Curtas, e semanalmente trago aqui neste podcast informações relevantes sobre os elementos que compõem a atratividade humana e a ciência que há por trás dos procedimentos estéticos, interpretada com sensibilidade e clareza para que você, interessado no universo da beleza, entenda mais sobre as possibilidades que a medicina estética tem a oferecer.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas a Diva da Beleza do Dicas Curtas.

Vem comigo!

 

O simbolismo histórico dos cabelos

Existem cerca de 100 mil fios de cabelos numa cabeça humana. De um modo geral, cada fio cresce por 6 anos, até entrar numa fase de repouso e cair, dando lugar a outro fio que nascerá. Cada fio cresce uma média de 13 cm por ano (alguns até 18cm). São muitos fios…há de se concluir que, com tantos cabelos ao seu dispor, o ser humano é tentado a experimentar diferentes formas e estilos. E isso acontece mesmo, como mostram os registros históricos, desde as pinturas rupestres, em que se vê desenhos de mulheres com penteados diversos, até os relatos sobre as damas de Roma, que usavam perucas feitas de cabelos de povos conquistados, como uma demonstração de status.

 

Mensagens que os cabelos (ou sua ausência) transmitem

As formas de apresentação dos cabelos carregam em si mensagens muito condizentes com o comportamento, a cultura, personalidade e até sobre a religião de cada pessoa. Cortes, colorações e penteados se adequam à forma que cada um encara a vida. Uma mulher de negócios pode prendê-los, como se quisesse falar ao mundo sobre sua forma impecável e organizada de ser. Ou ainda, mantê-los soltos e longos, tipicamente uma mulher executiva pós-feminista, que comunica ao mundo que ela é profissional disciplinada e não precisa abrir mão de sua feminilidade para conquistar o seu lugar. Já um adolescente pode colori-lo com tons bizarros, numa clara mensagem de que não deseja seguir regras. Cabelos brancos, principalmente em mulheres jovens, costumam ser disfarçados para não passar impressões de desleixo ou envelhecimento.

Os cabelos têm um papel tão forte na comunicação que as pessoas estabelecem com o a sociedade que o ato de raspa-los é muito simbólico: transmite ideia de renúncia e desprendimento, como observamos com os monges, soldados e presidiários. Sua ausência, quando inevitável, como acontece em alguns tratamentos quimioterápicos é tão estigmatizante que, muitas vezes, causa tanto sofrimento quanto a própria doença.

 

A representatividade dos cabelos na beleza geral e os tratamentos capilares

Uma alta densidade capilar está muito relacionada à juventude. Afinal de contas, os cabelos envelhecem, e é muito típico que pessoas mais velhas exibam cabelos mais rarefeitos, finos e pouco volumosos. Portanto, a exuberância de mexas, tanto em homens quanto em mulheres, transmite sinais inconscientes de saúde e competência sexual. Talvez isso esteja relacionado a fatos como o eriçamento dos pelos que os animais apresentam próximo ao ato sexual e ao típico padrão de densidade capilar mais abundante que as pessoas jovens apresentam.

É fato que as mulheres sabem muito bem se valer dessa consagrada arma de sedução, muitas vezes recorrendo a apliques que simulam seus próprios fios para aumentar o volume de mechas, e assim se sentirem mais atraentes e poderosas. Homens também se preocupam com a calvície, muito típica no sexo masculino, devido aos altos níveis de testosterona, hormônio que tem efeitos miniaturizantes nos folículos do couro cabeludo. A testosterona e seus derivados estão relacionados ao afinamento e à queda dos fios, podendo ter efeito acentuado também em mulheres, mesmo em níveis mais baixos que nos homens.

Embora não parem exatamente para pensar em todas essas mensagens que o cabelo transmite, homens e mulheres de todas as culturas buscam tratamentos capilares a fim de manter os fios saudáveis e exuberantes, quer seja através de idas aos salões de cabelereiros, aos consultórios médicos ou até aos centros cirúrgicos. As formas de manter o volume e o aspecto dos fios adequados vai desde os tratamentos cosméticos (shampoos, condicionadores, máscaras de hidratação), passando por medicações tópicas ou via oral (como as loções aplicadas no couro cabeludo e os nutracêuticos que fortalecem os fios, respectivamente) indo até o tratamento cirúrgico de implante capilar.

As técnicas de implante capilar estão cada vez mais modernas e atualmente trazem resultados muito naturais, sem a clássica cicatriz que antigamente se fazia para a retirada de uma faixa de folículos a serem implantados nas áreas de calvície. A técnica FUE, hoje mais amplamente utilizada, retira folículos das partes saudáveis do couro cabeludo, de forma difusa, sem deixar marcas perceptíveis, para implantar nas áreas em que os cabelos estão fazendo falta.

Bem, falamos da causa hormonal para a queda de cabelos e de alguns tratamentos direcionados a ela, mas é importante falar que a queda exacerbada pode estar relacionada a muitas outras causas além das hormonais, desde doenças autoimunes, anemia, estresse ou pode se tratar simplesmente da fase de renovação natural dos fios. Para um tratamento eficaz, é preciso antes descobrir a causa específica.

 

A dica curta para o cabelo ficar ao seu favor

Vamos encerrar o assunto com uma dica curta sobre os cabelos.

Existe um tratamento relativamente simples e altamente eficaz para amenizar a calvície em casos específicos. É a mesoterapia capilar, que consiste em aplicações de ativos, que podem ser medicamentos, vitaminas ou fatores de crescimento diretamente no couro cabeludo através de pequenas agulhas. É tratamento de frequência semanal ou quinzenal, com duração de pelo menos 10 semanas. Pode ser uma solução excelente e prática para recuperar a densidade capilar em pessoas que ainda apresentam folículos viáveis.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Diva da Beleza no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Diva da Beleza no Spotify e no Deezer.

 

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Diva da Beleza!

Até a próxima semana.

 

Pin It on Pinterest

Share This