Ouça agora este podcast! “031 O Check-List para você criar seu primeiro e-book”

Comentei no episódio anterior que a criação de materiais ricos é essencial para que consiga fazer de forma recorrente a aquisição de mais leads para seu negócio.

E um dos formatos mais tradicionais utilizados para esta estratégia são os e-books!

A ideia inicial é a criação de um material que pode ser criado para chamar a atenção do público e fazer com que ele deixe seus dados de contato em troca do material gratuito.

Então fique aqui comigo e conheça este check-list para que você comece hoje a criar seus materiais impactando quem realmente importa para seu negócio.

 

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e também a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Antes de iniciarmos o episódio de hoje, quero te fazer um convite.

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Então vamos para o que interessa!

 

Se você está em busca de conseguir novos clientes utilizando a internet, já sabe que precisa conquistar lead’s  para o seu funil de vendas.

E uma das formas de alcançar um bom número de lead’s está relacionada a entrega de materiais relevantes para um público específico.

Imagine você passando em frente a uma loja… você jamais irá passar em sua porta e falar: “Olha eu achei interessante o que vocês vendem, poderia me cadastrar no seu funil de vendas para que eu receba uma oferta?”

Lógico que não…

Agora se esta loja for especializada em algum produto específico e ela te ajudar a resolver parte de um problema através de uma dica, com certeza ficaria grato pela ajuda e provavelmente voltaria lá para buscar a solução definitiva através de algo que eles vendem.

Então para que você provoque esta mesma sensação em seus futuros clientes, vou apresentar um check-list para que possa criar o seus e-book de uma maneira organizada e levando em consideração a entrega de valor através desta isca digital.

Comece pelo público-alvo

Apesar de parecer repetitivo, levantar hipóteses sobre os temais mais procurados pelas pessoas que você deseja alcançar é primordial para que consiga ir para o próximo passo.

Geralmente estas pessoas estarão buscando informações sobre problemas ou dificuldades que possuem para realizar uma determinada tarefa.

Então feito este levantamento, você terá plenas condições de avançar para o próximo passo que é a definição do tema do seu e-book.

Defina um tema para seu e-book

Muita gente perde muito tempo pensando em um nome mágico para seu e-book!

Não precisa ser mágico, pode ser disruptivo e simples.

Títulos que dão o passo a passo, ou ensinam a resolver algum problema, geralmente são os que mais dão resultado.

Diante disto, pense em utilizar expressões como estas aqui ó:

“Como preparar uma massa italiana caseira”

“Qual o melhor carro para família”

“Os 5 passos para construir sua casa”

Sempre que possível crie também subtítulos, para apoiar o título principal.

Vou exemplificar…

Lá no título “Os 5 passos para construir sua casa”, você pode ainda ter o seguinte subtítulo: “Um guia para você gerenciar sua obra e economizar de verdade!”

Veja que isso faz toda diferença não é verdade?

A estrutura do seu e-book

Então agora é hora de investir no ponto mais importante para seu público que é o conteúdo! 

Não ache que as pessoas não irão ler!

Elas vão começar a ler e se acharem enfadonho, sem graça ou que não agrege um valor real, elas irão abandonar você.

Portanto vou apresentar uma estrutura muito relevante para o seu conteúdo.

Trata-se de abordar os seguintes pontos:

  • Problema
  • Solução
  • Produto
  • Próximo passo

Problema

Então vamos começar pelo problema!

Você precisa conseguir a atenção das pessoas, da mesma forma que você fez para conquistar elas no título.

Então trazer à tona o problema e aguçar o medo ou o risco que as pessoas estão passando, por causa de uma determinada situação ou condição, fará com que elas fiquem preocupadas e queriam uma solução o quanto antes.

Ressalte dados estatísticos, ou situações ruins para quem não busca uma solução para o tal problema.

Imagine que você hoje vive sempre no vermelho, usando cartão de crédito e cheque especial.

Se eu começar falando agora que se você não buscar uma solução HOJE para suas finanças, AMANHÃ você dependerá dos outros para se manter, Com se sentiria?

E se eu disser que não poderá investir em uma boa educação para seus filhos e dependerá na sua velhice do serviço público de saúde do Brasil?

Acho que você foi lá no futuro e se imaginou na pior condição do mundo, não é verdade?

É isso que precisa explorar ao comentar sobre o problema para seu público!

Solução

Agora é a hora de dizer que a pessoa não precisa passar por aquilo.

Hora de apresentar um passo a passo ou, quais as mudanças na atitude ou comportamento precisam ser adotadas, para que o problema perca relevância e deixe de ser uma preocupação no futuro.

Apresente todas as soluções existentes, dando ênfase a apenas 1 ponto entre todos aqueles que estão associados a solução da dor, que você evidenciou no começo.

Para o problema financeiro, você pode começar a explicar que a pessoa precisa identificar porque ela chegou naquele ponto.

Depois explicar como levantar todos as dívidas e despesas mensais, assim como monitorar os gastos que estão sendo realizados durante o mês.

E por fim começar a investir pouco e de forma constante, garantindo o pagamento das dívidas e despesas essenciais.

Aprofunde no tratamento de um dos pontos que citei acima, dando dicas de como por exemplo, registrar todas os gastos, seja usando uma planilha ou um aplicativo no celular.

Lógico que isto aqui é um exemplo, mas se você quer saber mesmo como sair das dívidas vai lá no podcast do Investidor Inteligente do Dicas Curtas que ele pode te ajudar. ?

 

Produto

Agora é a hora de você apresentar o produto que ajudará a pessoa a resolver o problema citado, com ajuda de um especialista ou de um produto.

Dê bastante ênfase aos benefícios e vantagens de ser um cliente deste produto e como outras pessoas tem ficado satisfeitas com o resultado alcançado.

Depoimentos são grandes provas sociais do seu produto ou serviço, e faz com que sua credibilidade aumente muito neste momento.

Mas não aprofunde muito neste ponto, para que não fique com um aspecto apelativo e cause rejeição ao produto no final.

Próximo Passo

Agora é a hora de chamar o leitor para dar o próximo passo em direção ao sucesso que ele deseja!

Disponibilize um link, uma direção, um lugar para que a pessoa possa ir para encontrar o produto que vai resolver todos os seus problemas.

Fazendo isto, você conseguirá fazer com que a pessoa tome uma ação… e parta para o próximo passo.

Utilizando imagens

Uma boa recomendação que vou fazer a você agora está relacionado a utilização de imagens.

Equilíbrio e coerência é a palavra-chave aqui!

Se puder inclusive criar imagens relacionadas ao conteúdo será de grande valor, mas se for usar apenas imagens para melhorar a experiência na leitura, tome o cuidado para não poluir demais o conteúdo de seu e-book.

Se você já publica artigos, mas nunca fez um e-book…

Você poderá a partir dos seus artigos, fazer uma compilação daqueles que estiverem relacionados criar seu e-book.

Se você já tem um e-book e quer pulicar artigos…

A partir do seu e-book você terá em mãos um excelente material de apoio para a criação de post’s, podendo extrair a partir de tópicos apresentados em seu e-book uma quantidade de informações suficientes para publicar em seu site, blog ou rede social.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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Até a próxima semana!

 

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

 

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