Ouça agora este podcast!“056 O Closed-Loop Report e seus benefícios”

Como fazer um marketing melhor, mais eficaz e que produza resultados mais relevantes?

Todos que estão envolvidos com marketing, seja para seu negócio ou para o negócio de seus clientes, vivem nessa eterna e longa busca!

A primeira resposta para isso é: entenda o comportamento e o que faz com que os seus clientes comprem de você.

Para obter este entendimento, é necessário consolidar todas as informações sobre visitantes e leads no seu marketing, identificando quais desses se tornaram clientes e registrando estas informações nos relatórios das campanhas.

Estou falando da utilização de um Closed-Loop Report, um relatório identificando cada visitante desde seu primeiro contato até o momento da compra!

Esta será a ferramenta essencial para auxiliar você, empresário ou consultor em marketing, a reunir as principais informações sobre o que acontece com seu marketing e com suas vendas, e assim, ter os dados mais relevante para tomar as melhores decisões para alavancar seus resultados.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

No último episódio expliquei com mais detalhes o que é o Closed Loop Marketing e quais as etapas que permitem o seu correto funcionamento.

Esta estratégia só faz sentido com a utilização do Closed-Loop Report, e como já comentei aqui, você precisa fazer isto com apoio de ferramentas analíticas, que permitem identificar a origem de cada visitante, registrar o que ele visualizou, identificá-lo quando se tornou um lead e claro, quando se tornou um cliente.

Depois de ter estes dados em mãos, você irá avaliar a eficiência de cada canal e implementar os ajustes necessários para seu negócio.

Informação é a chave

Vou dar um exemplo aqui!

Imagine que ao analisar seu report, você se depara com a seguinte situação:

A taxa de conversão em vendas é maior para aqueles contatos que entraram no site através da busca orgânica e se cadastraram como leads, diferente daqueles leads que vieram a partir das redes sociais e foram impactados com ofertas diretas.

Uma decisão que pode ser tomada para buscar uma melhor taxa de conversão através das mídias sociais, seria o envio desses visitantes de redes sociais para conteúdos ou formulários de cadastro, incentivando estes a se tornarem leads para receberem e-mails que estimulem a compra.

Outra situação seria:

Você quer avaliar dois conteúdos distintos, e precisa saber o que é mais atrativo para a aquisição de novos clientes.

Hoje você já consegue fazer isso de forma simples, analisando a quantidade de leads que entraram em sua lista durante períodos específicos.

Neste caso, por exemplo, você consegue medir qual tipo de chamada ou conteúdo provoca maior reação em cadastros, tomando esta decisão baseada em números e não em suposições.

Agora, quais os benefícios associados a utilização deste report?

Alguns benefícios eu já abordei nos exemplos que citei, mas vou pontuá-los aqui para que fique clara todas as vantagens no uso deste recurso.

Entender os resultados de canais de aquisição

De posse das informações detalhadas de quais canais de aquisição estão gerando os melhores resultados para você, é possível corrigir ou intensificar a atuação em algum canal que produz menores resultados.

Mas também pode te indicar qual origem você pode dar mais atenção, por possuir um público mais qualificado para seu negócio.

Saber qual oferta gera mais resultados

Quando analisamos o número de vendas associando as ofertas que foram trabalhadas, conseguimos saber qual “mensagem” produz mais resultados positivos.

Isso dá a você poderosos insights para utilizar nas próximas campanhas.

Veja bem…

Imagine que você ofereceu um curso com a seguinte mensagem:

“Este é um método que produz resultados em até 30 dias”.

Sabendo que esta chamada produziu efeitos positivos, você pode apenas mudar esta frase em uma próxima campanha, mais ou menos assim:

“Eles conseguiram alcançar resultados em apenas 30 dias com este método”.

Simples ajustes como este.

Os dados em suas mãos

Um dos maiores erros no marketing é não ter os dados consolidados para a tomada de decisão.

Imagine que você chegou ao final do mês e precisa mostrar para seu chefe ou para seu cliente o que de fato aconteceu durante 1 mês de trabalho.

Possivelmente no primeiro mês de trabalho, você pode não ter gerado números de vendas que o cliente precisa, mas só pelo fato de conseguir reunir informações e explicar o que está acontecendo com todo o sistema de vendas dele, já garantirá pelo menos mais 1 mês de contrato.

E claro que você conseguirá reverter e resolver o problema porque agora tem informações suficientes para saber qual direção tomar no negócio.

Você conhece melhor o seu público alvo

Você pode até já ter definido o seu público-alvo, mas você sabe realmente o que chama a atenção deles no mundo real?

Quando analisa o comportamento desses visitantes, observando quais conteúdos eles consumiram até decidir comprar de você, fica mais fácil entender o que é relevante e o que não é para cada um deles.

Assim passa a conhecer melhor suas dores, desafios e o que é necessário para que ele escolha você como solução para seus problemas.

Otimizar o ciclo de vendas

Quando você passa a conhecer melhor o seu público, você também começa a identificar conteúdos que promovem de forma mais rápida uma venda.

E assim é possível reduzir o tempo de compra por exemplo, otimizando uma sequência de e-mails enviados ou apenas direcionando os visitantes para uma página que foi muito acessada pelos atuais clientes.

Definição de metas

Um grande risco na definição de uma meta para seu negócio, está associado a falta de clareza sobre a viabilidade ou não desta meta, e quais seriam os esforços necessários para que ela seja alcançada.

Veja bem, se você sabe que a cada 120 leads você faz uma venda, você pode colocar uma meta de 5 vendas, mas antes uma meta anterior em alcançar 600 leads. Concorda?

Redução no custo de aquisição

Falando sobre lead, uma necessidade constante é a redução no custo de aquisição de cada lead, uma vez que agora você tem a noção correta de quanto está custando cada lead para seu negócio.

Se o custo de aquisição de um lead para um conteúdo A, for mais barato do que aqueles que chegaram pelo conteúdo B, você já sabe que terá que deixar de utilizar o conteúdo caro, ou produzir um novo que produza um resultado ainda melhor na aquisição de novos leads.

Resumindo…

Invista o quanto antes na construção do seu Closed-Loop Report e passe a fazer os ajustes e otimizações em seu negócio de forma correta, baseada em dados, obtidos desde o primeiro contato do visitante até a momento em que ele se torna seu cliente.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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Até a próxima semana!

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