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“079 O essencial no Marketing Digital”

Para quem está começando agora no mercado de marketing digital, existe uma enorme barreira a ser superada já de cara: a grande quantidade de informações que estão disponíveis no mercado.

Temos uma infinidade de cursos, mentores, ferramentas e muito conteúdo entregue até gratuitamente.

Mas como saber por onde começar?

Qual a primeira estratégia?

O primeiro passo?

Neste episódio vou falar sobre o que realmente você precisa saber sobre Marketing Digital e como você pode aplicar para o seu negócio caso esteja começando agora.

Porém se quer atuar como profissional neste segmento, este episódio servirá como um guia para consultas futuras, te ajudando a iniciar sua jornada entendendo o que realmente precisa ser feito para gerar resultados para você e para seus clientes.

Agora se já vem aplicando as técnicas, mas não sabe se está tudo sendo executado da melhor maneira possível, este conteúdo servirá para você revisar todos os pontos que já vem aplicando.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e todas as informações que compartilharei aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

Começando pelo começo

Ao realizar pesquisas na internet você encontrará uma infinidade de nomes de estratégias e métodos que definem o que você precisa para atuar no ambiente digital.

Basicamente trata-se de quatro pilares que estruturam uma estratégia de marketing.

O primeiro é o posicionamento digital, ou seja, como você deve estabelecer a sua marca no ambiente digital.

A segunda é criar uma forma das pessoas entrarem em contato com você, com sua marca e com seus conteúdos. Isso pode ser apenas através de um formulário de fale-conosco ou a inscrição em uma lista para receber novidades (que são mais conhecidas com newsletter).

Em terceiro lugar temos as ações de vendas, que podem acontecer através de oferta direta, ou oferta através de estratégias que utilizem ferramentas de E-mail Marketing, WhatsApp ou Messenger, focando principalmente no objetivo de efetivar vendas.

Em quarto lugar temos a mensuração e otimização, onde se analisa o que funcionou nos pilares anteriores, ajudando a direcionar seus investimentos em ações de marketing que geram mais resultados para o seu negócio.

Agora que você já sabe quais são esses são os 4 pilares do qual estou me referindo, vou detalhar um pouco mais cada um deles.

O Posicionamento…

O posicionamento refere-se a colocar seu negócio no ambiente digital, seja através de um site, redes sociais, um canal no YouTube ou qualquer outro meio digital que permita ser encontrado.

Fazendo uma analogia ao posicionamento, seria algo muito parecido como abrir uma loja no mundo real, onde você precisaria alugar uma loja, reformar e decorar o ambiente, contratar funcionários, adquirir o estoque dos produtos a serem comercializados para só assim iniciar as vendas.

No ambiente digital existem algumas estratégias nas quais você precise de muito pouco para você começar, mas existe “um kit básico” que você vai precisar aplicar.

O Kit Básico

Primeiro adquira seu domínio, que hoje atualmente pode ser comprado com variações além do tradicional do “.com” e “.com.br”. Assim terá um endereço na internet que esteja mais próximo ou faça sentido com a sua marca.

Invista na construção de um site, mas quero destacar um ponto bem importante: o objetivo do site não é simplesmente ter uma “página institucional” com informações básicas e nada muito relevante para seu público.

É necessário estabelecer ao menos na sua primeira página informações que ajude as pessoas que chegaram até você, entendendo qual é o problema que você resolve, como você o resolve e porque você é a melhor opção para elas.

Falando de redes sociais, considero importante estar presente neles.

Porém não se esqueça que “elas”, as redes sociais, são pontos de contato que nós da área chamamos de “canais de aquisição para novos clientes e de relacionamento com clientes atuais”, e deve ser considerado como um meio e não um fim para suas estratégias de vendas.

Entenda, as pessoas precisam chegar até você seja por redes sociais, por anúncios, por recomendação ou qualquer outro formato, tendo como objetivo que elas cheguem até um lugar que é seu, que não seja possível ser prejudicado por mudanças de algoritmos, redução de entrega de postagens ou pelo fim de uma rede social.

Agora uma dica muito importante: “leve seus visitantes, seguidores e fãs todos para um único lugar!” (e espero que seja seu site).

Se criou um site com as informações mais relevantes para seu público, seu negócio poderá ser encontrado através dos mecanismos de busca, através de anúncios institucionais e impulsionamento de conteúdos, que mesmo levando pessoas para suas redes sociais, elas acabarão chegando em seu site, fazendo com que sempre seja encontrado naquele lugar.

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Pontos de contato

Agora partindo para o segundo pilar, lembra que eu citei de criar pontos de contato com seus clientes? Isto pode ser feito além do tradicional formulário, e-mail e telefone?

Crie conteúdos realmente interessantes, materiais exclusivos e que chamam atenção de quem tem um problema que você resolve.

E não se trata de apenas um, por isso invista na criação recorrente de conteúdos relevantes e que vão ajudar pessoas resolver pequenas partes dos seus problemas.

Veja bem, você pode criar apenas e-book, mas também produzir videoaulas, infográficos, guias com um passo a passo ou até grupos exclusivos de dicas para trazer as pessoas para um relacionamento mais próximo de você.

Então lembre-se: “Mais do que ter um site, é necessário investir no relacionamento com quem está mais próximo de você!”.

Sabe o que vai acontecer ao realizar esses passos?

Vai começar a ser reconhecido como autoridade, como alguém que é expert em algum assunto ou empresa especialista no segmento, e ao realizar qualquer oferta as pessoas que te acompanham, elas estarão mais sensíveis ao produto que você oferecerá!

E mais do que isso, vai estar sempre com uma lista de contatos a ser trabalhada não apenas para um, mas para diversos produtos que você venha a criar.

Muitas vezes o seu público-alvo pode não estar pronto para consumir o seu produto de “ticket de maior”, mas pode estar pronto para consumir um produto de “ticket mais baixo”.

Ações de Vendas

Agora falando sobre as ações de vendas, temos estratégias já bem divulgadas, como fórmula de lançamento, lançamento meteórico e outras ações de vendas que ocorrem em períodos mais curtos.

Temos também estratégias mais tradicionais, que levam mais tempo como no mercado B2B, mas que possuem o mesmo objetivo.

Também faz parte das ações de vendas, a inclusão de estratégias de upsell ou downsell, onde você vende um produto de um ticket x e depois oferece o outro com um ticket de maior ou menor valor, um produto complementar, com o objetivo de maximizar o valor obtido em lucro através de cada lead.

Lembrando que é importante ter uma lista de contatos bem qualificada, pois através dela é possível com apenas um e-mail gerar vendas.

A maior vantagem em ter estes contatos é porque você não precisa pagar novamente para incluí-los em sua base, eles entraram lá através de uma estratégia anterior, que você já investiu quando ofereceu uma possível solução ou parte de uma dela.

É possível também realizar ações de vendas em outros canais além do tradicional e-mail, como através de ferramentas de mensagem como Messenger, WhatsApp ou Telegram, porém até saindo do digital realizando ligações telefônicas.

Suas ações de vendas precisam ser variadas e precisam permitir que diversifique seus produtos. Você pode em um primeiro momento oferecer um produto “A”, um produto “B” e depois o produto “C”, mas em seguida alterar as ordens de lançamento, incluindo um novo no meio desse processo de acordo com sua ou visão de mercado.

Otimização

Por último a otimização precisa ser realizada constantemente, observando todos os passos anteriores.

Isso deve acontecer desde o seu posicionamento, incluindo os materiais que utiliza para adquirir novos contatos e melhorando as ofertas em seu processo de vendas.

Para conseguir realizar esta otimização, lembre-se de definir os principais indicadores, os números que você quer acompanhar para saber se o negócio está crescendo ou não no ambiente digital.

Negligenciar este ponto é como você navegar em mar aberto sem se preocupar para onde você está indo, você pode até dar sorte de chegar no continente, mas pode acabar andando em círculos, levando prejuízos constantes e fechando o seu negócio precocemente por falta de informação.

Espero que tenha gostado deste episódio!

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Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas!

Até a próxima semana.

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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