Ouça agora este podcast! “046 O Marketing de Afiliados vale a pena?”

O que é um afiliado? O que eles comem? Como vivem? Como se reproduzem? Veja isto e muito mais no episódio de hoje! (Risos)

Brincadeiras à parte, neste episódio quero apresentar o que é o marketing de afiliação e quais as vantagens e desvantagens ser ou de colocá-los em seu negócio.

Talvez você queira se tornar um e viver o sonho de empreender viajando pelo mundo, ganhar dinheiro enquanto dorme e por aí vai…

Ou talvez você acredita que eles sejam a solução para salvar o seu negócio, aumentar sua escala, seu faturamento e lucro…

Será que é tão simples assim?

Vamos entender primeiramente o conceito Marketing de Afiliação.

Marketing de Afiliação é a relação onde uma pessoa (no caso o afiliado) divulga um produto ou serviço e recebe uma comissão por cada venda realizada através de sua indicação.

Não é um esquema de pirâmide ou marketing multinível, ok?

Sendo assim vamos entender melhor a perspectiva de cada lado, seja um empresário ou afiliado.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e também a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Antes de iniciarmos o episódio de hoje gostaria de contar com sua a participação neste podcast!

Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma dúvida para que eu possa respondê-la nos próximos episódios.

Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio dizendo seu nome, de onde é e qual sua dúvida ou seu case de sucesso para o whatsapp de ddd 61 e número 98151-1651.

Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital.

Então vamos para o que interessa!

Afiliação como porta de entrada

Geralmente a afiliação é a porta de entrada para pessoas que desejam empreender, atuar no marketing digital ou apenas ter uma renda extra para realizar seus sonhos.

Para ser um afiliado você deve ter acesso a um link exclusivo, só seu, para enviar a sua audiência ou distribuir através dos canais de divulgação que você possui.

Para obter este link, você deve entrar em contato com a empresa responsável pelo produto ou serviço diretamente, ou através de algumas plataformas com Hotmart, Eduzz, Monetize e muitas outras.

Ao entrar em contato com empresário ou produtor, você poderá ter acesso às informações sobre o produto, qual a taxa de comissão e o tipo de programa de afiliação disponível para que você seja comissionado.

Os tipos de programa de afiliação

Vou comentar agora alguns tipos de programas de afiliação que são praticados no mercado.

O CPC (custo por clique) remunera o afiliado toda vez que alguém clicar em um banner, pop-up, ou qualquer publicidade que exista, seja em um post em suas redes sociais, site ou blog. Caso você tenha um site por exemplo, e um visitante sai do seu site através de um link de afiliado, você receberá por esse clique.

O CPA (custo por ação) remunera o afiliado caso alguém realize uma ação específica na página de destino do seu link de afiliado, podendo ser um cadastro, a realização de um pedido de orçamento ou a efetivação uma compra. Como a pessoa provavelmente sairá do seu conteúdo, e precisa tomar uma ação no destino, você precisa preparar esta pessoa para ir ao destino com uma intenção de realizar algo do outro lado.

O CPM (custo por mil) refere-se ao número de visualizações, onde o afiliado recebe um valor fixo após alcançar o número de mil visualizações. Caso você já tenha uma presença digital com um bom volume de visualizações, você terá plenas condições de atuar neste modelo.

O CPV (custo por venda) remunera o afiliado quando ocorre a venda do produto ou serviço. Ao utilizar algumas das plataformas que citei anteriormente, a venda é notificada tanto para o produtor, quanto para o afiliado, e os valores de cada um já são apresentados nestas plataformas.

Vantagens em ser afiliado

Vamos comentar agora sobre as vantagens de atuar como afiliado:

A primeira vantagem é o baixo custo de entrada, pois com um valor mínimo para divulgação, já permitirá a você experimentar este mercado e fazer os seus primeiros testes.

Já a segunda vantagem é a infinidade de canais de divulgação, podendo utilizar vários formatos como foto, vídeo, artigos, post’s e muito mais. Mas deve-se ter atenção as limitações impostas pelos responsáveis pelos produtos ou serviços.

A terceira vantagem é poder tratar esta atividade como uma renda-extra ou uma alternativa durante uma mudança de profissão, mas à medida que você vai mergulhando neste mercado, será necessário dedicar cada vez mais tempo.

A quarta vantagem é variedade de nichos existentes, possibilitando a você escolher qual produto deseja divulgar.

Em quinto lugar, e esse eu deixei por último, são as boas comissões praticadas pelos produtores. Dependendo do produto você pode ter até 80% de comissão.

Desvantagens em ser afiliado

Agora vamos comentar um pouco sobre as desvantagens:

A primeira desvantagem é não ser pago na hora, pois na maioria das plataformas você precisa aguardar 30 dias para ter acesso as comissões. Existem algumas opções de antecipação de saque, mas são cobradas taxas percentuais em relação ao prazo da antecipação.

A segunda é não ter o controle dos preços e formas de pagamento disponíveis, limitando e impedindo em diversos casos de você divulgar estas informações em suas publicações.

Em terceiro lugar você não terá um salário fixo e seus lucros dependerão puramente do seu trabalho. Você precisa ter muita disciplina e comprometimento para alcançar bons resultados.

E em quarto lugar, você pode se deparar com produtos descontinuados, sem suporte e sem informações suficientes para você desenvolver da melhor forma possível seu trabalho de afiliado. Escolher bem os produtos que deseja trabalhar é essencial.

Preciso de afiliados para meu negócio?

Agora vou falar sobre a ótica de empresário, partindo do ponto de vista de quem é dono de um produto ou serviço.

Primeiramente você deverá decidir entre contar ou não com a ajuda de afiliados.

Está é uma decisão difícil, pois você terá que dispor de tempo para atendê-los, tirar suas dúvidas, fornecer materiais, atualizações sobre informações do público comprador e conteúdos de apoio como imagens, padrões de comunicação e regras de divulgação.

Vantagens de se ter afiliados

As vantagens de contar com afiliados são:

Primeiramente você terá no afiliado uma espécie de divulgação escalável de seu produto ou serviço. Ao encontrar bons afiliados, você receberá instantaneamente bons resultados em vendas e reconhecimento da sua marca.

Em segundo lugar você terá total autonomia sobre o preço e o comissionamento do produto, não sofrendo interferências em formas de pagamento.

A terceira vantagem é que a comissão também é definida por você e aplicada a todos os seus afiliados, quando está utilizando alguma plataforma ou sistema que permita tal controle. Os afiliados receberão tal comissão como se fosse um vendedor local ou representante comercial.

Desvantagens em trabalhar com afiliados

A princípio pode parecer muito bom, mas existem riscos aqui.

A primeira desvantagem não saber fazer a escolha certa do tipo de programa de afiliados.

Veja bem, se você escolher o CPM, podem ser gerados falsos números de visualizações ou um público totalmente desconectado com o que você oferece. Isto fará você gastar dinheiro e não ter os resultados desejados. Porém outros tipos de programas de afiliação podem limitar o seu alcance.

A segunda desvantagem é que para atrair bons afiliados, você precisa ter primeiramente um bom produto e excelentes comissões. Isso é natural, se o produto não é, ou não se apresenta tão atrativo diante outras opções, os afiliados não terão interesse.

A terceira desvantagem é que precisa estar definido de forma bem clara as regras do jogo. Sua reputação está em jogo e caso um afiliado pratique alguma ilegalidade ou comunique de forma prejudicial o seu produto, você poderá sofrer um impacto extremamente negativo em vendas e faturamento.

E a quarta desvantagem é que você precisará de tempo para gerir todas os problemas que surgem como vendas não comissionadas. Além da produção de informações relevantes, lidar com fluxo constante de entrada e saída de afiliados e suporte a todos eles.

Ser ou Ter afiliados?

Espero que este conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco sobre o Marketing de Afiliação e a saber se realmente vale a pena seguir com essa estratégia, seja como afiliado ou como dono do produto.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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Até a próxima semana!

 

 

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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