Ouça agora este podcast! “052 O Marketing Tradicional ainda funciona?”

Você já passou por isso?

Ver aquele panfleto que você entregou para uma pessoa em um semáforo, na entrada de um shopping ou centro comercial, aparecendo em lixeiras próximas e jogados pelo chão amassados que nem bolinhas? Você gastou seu dinheiro pagando um profissional para elaborar a arte do panfleto e uma gráfica para realizar a impressão, e no final a sensação é de que não adiantou nada? E aquele outdoor caríssimo que você pagou para expor a sua marca durante 1 mês inteiro e não percebeu aumento algum em seu faturamento durante o período de divulgação?

Nem preciso falar das propagandas de rádio e televisão, com aqueles spot’s tradicionais no intervalo de seus programas preferidos, que você nem dá mais bola.

É… parece que o marketing tradicional está morrendo mesmo…

Mas isso é verdade?

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Quer participar deste podcast? Antes de iniciarmos o episódio de hoje gostaria de contar com sua a participação neste podcast!

Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma dúvida, para que eu possa respondê-la nos próximos episódios.

Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio dizendo seu nome, qual a cidade é e qual sua dúvida ou seu case de sucesso para o whatsapp de ddd 61 e número 99175-9635.

Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital.

Então vamos para o que interessa!

O Marketing Digital veio para ficar e isso é um fato já reconhecido pela maioria dos empresários. Ser encontrado através de mecanismos de busca como Google, estar em contato direto com o público em redes sociais e vender através da internet, se tornou algo extremamente básico para negócios que buscam se estabelecer no mercado e ampliar seu alcance.

Os custos e o tempo para que uma estratégia de marketing digital possa gerar os resultados esperados, principalmente para empreendedores iniciantes, desencorajam os investimentos neste sentido em um primeiro momento.

Por outro lado, estimula ações usando os meios tradicionais, fazendo com que estes ainda sejam utilizados, mesmos com todos os recursos já disponíveis e gratuitos à disposição. É claro que um empreendedor que tenha um mínimo de noção de redes sociais, já consegue fazer algumas ações a partir da sua lista de seguidores.

Quando você abre seu negócio

Vamos a um exemplo: você acabou de abrir uma loja em um shopping de sua cidade. Seu primeiro esforço é panfletar na entrada do estabelecimento para que as pessoas tomem conhecimento de sua existência (falo do seu negócio) em meio a tantas outras lojas existentes.

Você quer resultados imediatos a qualquer custo para manter o negócio funcionando, não é verdade?

Mas tudo que falei até aqui possa ainda não fazer muito sentido para você, então vamos entender o que realmente é esse marketing tradicional ou off-line.

O que é Marketing Tradicional ou Off-line?

Refere-se a toda e qualquer ação de marketing que não esteja conectado à internet. Televisão, panfletos, revistas, cartões de visita, flyers, brindes, outdoors e entre outros. Lembrando também que o foco nestas estratégias são os produtos ou serviços que são oferecidos. Não há um público-alvo definido, a não ser quando o local de distribuição concentre um público em potencial, como escolas para quem quer oferecer aulas de reforço, ou consultorias em eventos sobre empreendedorismo.

Tem como medir o Marketing Tradicional?

Tirando apenas aquela opção de perguntar para o cliente como ele ficou sabendo da empresa, você não consegue medir o alcance e quantas pessoas entraram em contato com sua marca e não tomaram a decisão de compra.

Por isso existe sim um lado muito ruim para os tempos atuais no que diz respeito ao retorno financeiro, quando estamos falando de investir em marketing para obter retorno em faturamento e lucro.

Não é possível saber por exemplo quantas pessoas leram o conteúdo do seu outdoor, ou quem a partir daquele meio consumiram alguma informação a respeito da sua empresa.

Resumindo… você vai atrás do cliente e pergunta se ele quer comprar, não se importando muito com o público alvo e seus interesses.

A necessidade agora é a integração entre Off-Line e On-Line

O momento atual para qualquer negócio é buscar através dos vários canais de comunicação, atrair novos clientes para seu negócio independente de qual mídia for utilizada.

Por isso, hoje algumas empresas já estão buscando integrar ações que partem do off-line para o on-line, assim como do off-line para o on-line.

Exemplo de aplicação desta integração

Se você possui uma lanchonete e quer conceder um desconto especial para quem pegou seu panfleto e leu seu conteúdo, pode colocar um link e solicitar que as pessoas se cadastrem para ter acesso a este desconto.

Quando o cliente chegar e informar que se cadastrou, você pode validar este cadastro através de um código no e-mail de confirmação que você enviará para todo cadastro realizado.

Isto inclusive vai te ajudar a entender se o seu público reage a esta ação de marketing ou não.

Invertendo a lógica

Outra opção que pode ser muito bem trabalhada é a realização de uma ação on-line para provocar uma resposta no meio tradicional de marketing.

Faça pesquisas on-line, levante dúvidas e use estas informações para suas estratégias off-line.

As ferramentas e recursos precisam ser alternativas para você utilizar em suas estratégias.

Você só não pode ficar parado!

O número de empresas que estão reconhecendo a necessidade de utilizar os diversos canais de marketing para suas ações está aumentando.

Até porque aqueles empresários que estão ainda confiando apenas na indicação boca a boca, de cliente para cliente, estão perdendo faturamento porque seus concorrentes estão investindo pesando em divulgação de seus produtos e serviços através da entrega de valor ao público que se interessa por seus conteúdos.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

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Até a próxima semana!

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