Ouça agora este podcast!“065 O que é Marketing Digital: Você realmente já aplicou em seu negócio?”

Começou 2019 e alguns empresários estão deixando de investir em Marketing Digital para seus negócios por uma razão bastante simples: investiram uma certa quantia em anúncios no Google ou no Facebook e não obtiveram resultados.

Está observação foi obtida através de um grupo de consultores de marketing que ao oferecem seus serviços recebem a seguinte objeção de seus possíveis clientes: “Já apliquei marketing digital para meu negócio e não funcionou!” Quando questionados, estes clientes geralmente dizem o seguinte: “Fiz alguns anúncios e nada!”

Aplicar Marketing Digital para seu negócio é muito mais do que apenas anúncios. Envolve estratégia, análise e bastante conhecimento, não apenas em ferramentas, mas também em como se comunicar da melhor forma possível com seu público.

Mas antes que você desista de ouvir este episódio ou até mesmo este podcast, fique tranquilo ou tranquila. Se você já tem um negócio na internet, meio caminho já foi andado para você conseguir obter resultados com estratégias on-line. Caso contrário, defina uma meta para criação do seu site para que não perca oportunidades de negócios.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

 

O que é Marketing Digital?

Primeiramente vamos esclarecer de uma vez por todas o que é o Marketing Digital. Trata-se de um conjunto de informações e ações de comunicação que usa a internet para divulgação, comercialização de produtos ou serviços. Vou falar novamente a parte mais importante: “um conjunto de ações” e não apenas uma ação. Como disse no início deste episódio, fazer ações pontuais e dizer que fez marketing digital, é igual a não fazê-lo.

 

O que preciso para fazer Marketing Digital?

Para qualquer empresa ou negócio que deseja de verdade fazer um bom marketing, precisa estar atenta para alguns passos que considero vitais para que esteja de fato aplicando da forma correta.

Os passos são: Posicionamento Digital, Estratégia de Conteúdos, Geração de Tráfego e Campanhas de Vendas.

Posicionamento Digital

Consiste em estabelecer um posicionamento on-line para o negócio, levando em consideração um site com conteúdo relevante, presença nas principais redes sociais, e até automações através de e-mail marketing e chatbots.

Lembrando que você pode se estabelecer apenas em redes sociais, mas eu não recomendo, pelo simples fato de haver riscos associados a bloqueios e exclusões de contas. Criar o seu site é essencial para que possa usar as redes sociais replicando e captando novos visitantes para seus conteúdos.

Se você já possui um site, você apenas precisa atentar para a qualidade e o conteúdo principal que está disponível nele. Precisa se comunicar de fato com o seu público alvo.

Estratégia de Conteúdos

Não adianta vender curso de inglês e publicar conteúdos apenas para entreter seus seguidores. Olhe para o que o seu público alvo está perguntando, anote suas principais necessidades e como você pode se tornar o principal fornecedor da solução que eles precisam.

Tomando como base estas informações, você define sua linha editorial e parte para a criação de conteúdos que estimulem a leitura do público, sempre sugerindo o consumo do seu produto ou serviço.

Lembrando que a criação de materiais exclusivos para que o público se cadastre, faz parte desta estratégia.

Geração de Tráfego

Uma das principais formas de adquirir novos visitantes para o site do seu negócio, é através de estratégias de SEO, anúncios no Google Ads, e anúncios tanto no Facebook como no Instagram.

Com a aplicação do SEO, você foca em criar conteúdos otimizados para mecanismos de busca, afim de fazer com que as pessoas encontrem seus artigos de forma gratuita e assim decidam se cadastrar ou comprar de você.

Esta estratégia demora um certo tempo para gerar os primeiros resultados e talvez não queira esperar tanto. Já com anúncios você gera um volume imediato de novos visitantes, propiciando a você resultados mais rápidos.

Campanhas de Vendas

Não basta você investir em todos os passos anteriores e não oferecer algo de fato a este público.

Pois, eu acredito que você precise vender, e muito não é verdade? Pois bem, agora quem te segue ou faz parte da sua lista vip de seguidores, está mais sensível a uma indicação ou a uma oferta sua. Aqui é que a sua estratégia começa a ficar completa, pois o objetivo do Marketing Digital é gerar vendas, mas não algumas, mas sim as melhores vendas.

 

Definindo a estratégia

Tudo começa em uma folha em branco, na qual você deverá definir qual é o caminho ideal de quem irá comprar seu produto.

Para cada etapa, você irá apontar o que deve ser feito.

Por exemplo:

– O posicionamento digital será feito com a utilização de um site, associados ao Facebook, Instagram e conta no Youtube.

– Serão produzidos conteúdos relacionados a como aprender falar inglês por exemplo, publicando estes conteúdos através das redes sociais. Nestas publicações será mencionada a marca e o site para quem quiser saber mais.

– Para aumentar ainda mais a visibilidade da marca, serão investidos R$ 250,00 reais em anúncios no Google Ads e mais R$ 250 no Instagram para geração de tráfego para o site com novos visitantes.

– Será realizado no próximo mês uma ação de venda para o principal produto, com condições exclusivas para estimular o consumo do público que já te segue e ainda não é seu cliente

 

Partindo para a execução

Após definir sua estratégia de Marketing Digital, você poderá decidir por investir em uma equipe interna para atender todas as ações definidas no seu plano de ação, ou você poderá contar com a ajuda de um especialista para colocar em prática tudo que você deseja.

Você não precisa dominar tudo relacionado a Marketing Digital, porque o mercado oferece uma infinidade de ferramentas e recursos, alguns pagos ou outros não, para auxiliar em todo esse processo.

Porém, é mais valioso você focar em gerar os resultados para seu negócio, melhorando seus produtos ou processos de atendimento ao cliente e pós-vendas, ao invés de parar tudo para aprender ou ficar refinando estratégias que podem ser feitas por um especialista.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência.

E claro também através do Spotify e do Deezer.

Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

 

Pin It on Pinterest

Share This