Ouça agora este podcast!“002 O que é Mindset e Como Ele Influencia Na Sua Aprovação”

Todos nós temos um conjunto de atitudes mentais que influenciam diretamente o nosso comportamento e os nossos pensamentos. Isso resume de forma modesta o que é Mindset.

As pessoas que alcançaram o sucesso em qualquer área de suas vidas, mesmo que inconscientemente, seguem um padrão comportamental, movido pelo Mindset adequado, que as impulsiona na direção do seu objetivo.

No episódio de hoje, você vai aprender como desenvolver um mindset de sucesso e como ter nervos de aço, para superar as suas dificuldades e conquistar a sua aprovação em qualquer concurso público.

Independente de quem você seja, ou de qualquer sucesso que você já tenha alcançado em qualquer área da sua vida, e até mesmo das dificuldades que você possa ter enfrentado, ou ainda esteja enfrentando, certamente você tem sede de resultados.

Talvez você deseje ter um salário melhor. Quem sabe quer comprar uma casa para você e sua família…

Como seu companheiro nessa jornada pela sua jornada, quero te cumprimentar pela sua coragem. Por buscar conhecimento para alcançar todos esses “resultados”. Hoje  você vai aprender a desenvolver um padrão de mentalidade que seja um aliado na sua incessante busca por resultados positivos em sua vida.

Desde o nosso nascimento, nós somos condicionados a permanecer em nossa zona de conforto. Você sabe que o seu emprego é horrível, mas fica preso nele, pois tem o seu sustento garantido. E daí surge o medo de buscar novas oportunidades, de mudar e se arrepender da escolha. Não! Isso está muito errado. Saia dessa bolha, quebre essas correntes e arrisque-se.

Mergulhe fundo no seu sonho de passar em um concurso. Nos próximos minutos nós vamos entrar em uma viagem de transformação. E você vai amar o que vai aprender. E passará a ter prazer com a sua nova jornada enquanto busca a sua aprovação.

Eu sou Pablo Amorim, sou Especialista em Preparação Para Concursos e, semanalmente, publicamos várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que nós compartilhamos, basta acessar o nosso Blog e assinar o nosso informativo.

Além disso, você pode acessar também a nossa seção de materiais publicados em nosso site e conhecer as nossas publicações.

Agora, vamos para o que interessa!

 

Se você não acha que está onde deveria estar, vivendo a vida que gostaria de viver, então você está aqui comigo no lugar certo. Saiba que grande parcela da população (⅔, segundo o livro Hábitos de Sucesso, de Paulo Wesley) está insatisfeita com a vida que leva. Além disso, muitas pessoas chegam a gastar rios de dinheiro em processos de coaching, livros de auto ajuda para conseguir auxílio para atingir seus objetivos. Mas, na verdade, existe um processo para alcançar o sucesso, conquistar os resultados que você deseja e abandonar de vez hábitos negativos.

Então, no podcast de hoje, você vai aprender o real significado de Mindset e ser capaz de definir o seu sucesso.

Além de desenvolver hábitos de consistência para obter a confiança necessária para ser aprovado em qualquer concurso público.

 

O que é Mindset?

Nossos resultados estão relacionados diretamente à nossa maneira de pensar.O mindset é justamente o conceito de mentalidade ou modelo mental, que é o conjunto dos seus pensamentos e crenças que determinam o seu comportamento. Em outras palavras, ele é a forma como a sua mente está programada para pensar frente a determinado assunto.

Ele é formado pelas nossas crenças e nossos valores, criados a partir de experiências do passado, da condição social, econômica, além da influência familiar. E, a partir de todo esse conjunto de conceitos pré-definidos, formamos nosso julgamento e construímos nossas atitudes.Os nossos resultados, provenientes dessas atitudes, podem ser limitantes ou potencializadores, dependendo do nosso modelo mental criado desde o início da nossa vida. Cada um de nós desenvolve um mindset, pois cada ser humano é único, com experiências únicas e influências únicas.

Compare as pessoas do seu convívio, você vai concluir facilmente que, mesmo as pessoas da mesma família reagem de forma diferente sobre as diversas situações do cotidiano. Não é verdade? Cada um de nós tem um conceito de sucesso. Todos temos sonhos e ideias diferentes sobre o que queremos para as nossas vidas.

Porém, de uma forma generalizada, Tony Robbins, autor de diversos livros no campo do desenvolvimento pessoal, descreve o sucesso como:

“O processo contínuo de esforço para se tornar maior. É a oportunidade de continuar crescendo emocional, social, espiritual, fisiológica, emocional e financeiramente…”

O sucesso é um processo contínuo, que está sempre em execução. É um caminho pelo qual se avança e não uma linha de chegada. Todos nós temos, internamente, todos os recursos necessários para transformar completamente as nossas vidas e conquistar os nossos maiores sonhos. Libere essa energia que existe em você.

 

Como o Mindset influência nos seus resultados?

Nós vivemos em uma época em que muitas pessoas tem realizado feitos extraordinários, alcançando sucessos inimagináveis. E se pararmos para analisar o comportamento dessas pessoas, nós veremos que todas elas têm um ponto principal em comum: PODER. E eu não falo de poderes como habilidades de super-heróis ou no sentido de dominar as pessoas, mas sim de um auto-empoderamento.

Eu gostaria de apresentar o Poder como sendo a habilidade de produzir os resultados que você mais deseja em sua vida. E, também , a habilidade de mudar a sua vida, fazendo com que seus sentimentos e emoções trabalhem a seu favor, e não contra você.  E isso acontece através de um estado mental positivo, de sucesso. A partir do momento que você tomar consciência das crenças que moldaram o seu caráter até aqui, torna-se possível modificá-las e usá-las ao seu favor. Nossas habilidades podem ser cultivadas através do esforço, perseverança e, ainda, através dos nossos erros e dos nossos fracassos.

Portanto, perdoe-se mais, deixe de lado qualquer culpa por erros cometidos por você no passado e siga em frente. Lamentação não nos leva a lugar nenhum, seja responsável pelos seus resultados, sejam eles positivos ou não. E aprenda com eles.  Foque sempre no processo contínuo do seu desenvolvimento pessoal. Todas as pessoas que atingiram um patamar convergente para o sucesso, desenvolveram uma habilidade, se assim podemos dizer, superior.

Tony Robbins chama de “Fórmula do Sucesso Definitivo”, em seu livro “Poder Sem Limites”. Ele a define em 3 passos:

 

1. passo é a clareza, ou seja, saber definir precisamente o que você quer.

Nós falamos sobre isso no episódio anterior, do Mestre dos Concursos, aqui no dicas curtas. Se você ainda não ouviu, pode voltar e ouvir assim que terminar esse episódio.

2. passo é realizar as ações necessárias para atingir os seus objetivos.

No nosso caso, falando do seu desejo de aprovação, é estudar corretamente. Ou seja, usando uma estratégia eficiente de estudos, material didático de qualidade e reservando tempo adequado para se dedicar.

3. passo é analisar resultados.

O que significa, basicamente, avaliar o seu desempenho e verificar se ele está sendo satisfatório.E caso, não o seja, realizar as alterações necessárias na sua rotina de estudos.

 

Como Formar um Mindset de Sucesso?

De certa forma, ter um mindset de sucesso é ter o poder pessoal necessário para receber todos os “nãos” que a vida certamente vai te proporcionar e resistir, aplicando a fórmula do sucesso definitivo quantas vezes forem necessárias.

Ou, resumidamente, não desistir diante dos resultados negativos, verificando os pontos de falha, efetuando as correções necessárias e seguindo em frente. É muito comum os estudantes desistirem de conquistar a aprovação após a primeira reprovação. Eles normalmente tomam uma série de crenças como verdade, por exemplo

  • “Eu não sou inteligente o suficiente”
  • “Concurso é difícil demais para mim”
  • “Não tenho dinheiro para comprar materiais de qualidade”

Se você toma alguma dessas afirmações como verdade, você tem 2 soluções a partir de agora:

  • Dar crédito a essas crenças limitantes e desistir de tudo. Ou…
  • Simplesmente eliminá-las uma a uma.

Torne-se mais inteligente, desenvolva a sua capacidade intelectual, aprenda técnicas de aprendizagem acelerada e motivação, e a estudar de forma estratégica. E se você não tem dinheiro, corre para o Youtube, para os grupos de concurseiros do Facebook. Está tudo lá, de graça, ou quase isso.

As pessoas que desenvolveram um mindset de sucesso tem uma série de características em comum. Mas, se você me permitir destacar as mais importantes, nós temos basicamente 3:

1- Disciplina (planejamento): aqui, temos basicamente a questão de traçar metas, com prazo definido para o seu devido cumprimento. Realizando, ainda, o monitoramento dos seus resultados e acompanhando a sua evolução.

2- Alto nível de Poder Pessoal (autoconfiança): Para desenvolver essa habilidade, leia bons livros, busque se relacionar com pessoas com essa características e participe de cursos, palestras e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal.

3- Capacidade de Ação (Pro atividade): Se você pretende ter um mindset de sucesso e quer realizar o seu sonho de aprovação, seja uma pessoa pro ativa. Comece com o que você tem. Não espere pelo melhor momento, pois ele nunca virá. Provavelmente você vai errar muito antes de produzir resultados satisfatórios. Mas, com o tempo, aprendendo com os seus erros corrigindo a sua trajetória, você vai começar a produzir bons resultados. E, se você não desistir, atingirá um nível de excelência e será um estudante com altas chances de aprovação em qualquer concurso público.

 

Resumo:

  • Hoje nós aprendemos o que é Mindset e como ele influência na sua aprovação.
  • Nós vimos como o Mindset tem relação direta com os seus resultados.
  • Como ter um Mindset adequado, desenvolvendo as principais características das pessoas que atingiram o sucesso em determinadas áreas de suas vidas.
  • Abordamos cada uma das características para que você seja capaz de desenvolver essas habilidades em você e aplicá-las na sua rotina de estudos.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Em caso de dúvida ou se tiver algum ponto que gostaria que eu aprofundasse ou explicasse melhor e só me procurar lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook. Estarei à disposição para esclarecer todos seus questionamentos e produzir outros episódios, com novos temas, direcionados ao que você precisa e quer aprender mais: é sempre importante contar com sua participação para tratar dos assuntos que mais te interessam!

Curta, comente, compartilhe, e aproveite para curtir também a página do Mestre em Concursos no Facebook além de deixar sua avaliação no iTunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público.

Lembre-se de assinar este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast de sua preferência. E claro: você também encontra o Mestre em Concursos através do Spotify e do Deezer. Assinando o podcast você receberá uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Aproveite também para conhecer nosso time de experts através do nosso site: www.DicasCurtas.com.br.

Até a próxima semana!

 

Pin It on Pinterest

Share This