O que é podcast?
Como ele surgiu?
Por que ouvir um podcast?
Onde eu posso ouvir um podcast?
Como ouvir podcasts?
O que ouvir?

Está à procura de algo novo? Que tal conhecer uma alternativa que, além de ser totalmente gratuita, também diverte, entretém e proporciona mais conhecimento?

De uns anos para cá, uma nova mídia vem se destacando muito, ganhando bastante espaço no país e chamando atenção do público de todas as idades: o podcast. Sua ascensão é surpreendente: a cada dia temos mais podcasts novos e o número de ouvintes não para de crescer…mas você sabe o que é um podcast?

Podcast

Hoje iremos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre podcasts! Acredite, quando terminar de ler este post, você vai querer entrar para esse mundo!

Aqui você aprenderá sobre a origem dos podcasts, como eles podem ser baixados, quais são os melhores podcasts e quais são os podcasts brasileiros mais populares. Confira tudo a seguir!

O que é podcast?

O podcast é uma mídia de transmissão de áudio, como uma rádio. A grande diferença é que em um podcast, você ouve apenas o que tiver vontade, quando quiser e onde estiver! Tudo o que você precisa ter é um smartphone.

Sabe no Youtube, quando você curte o conteúdo de um Youtuber e decide se inscrever em seu canal para poder receber notificações sobre os vídeos? Em um podcast também é assim: você pode se inscrever (normalmente, chamamos de “assinar”) em um podcast para ficar por dentro dos episódios lançados e assim escolhe quais quer ouvir ou não. É muito prático e simples.

Ouvir Podcast

Não se preocupe porque mais adiante iremos explicar direitinho como baixar os episódios. Basicamente, o que você precisa saber agora é que para assinar um podcast você só precisa de um aplicativo ou agregador gratuito em seu smartphone. Os nomes te confundiram? Calma, mais para frente você entenderá tudo!

Existem podcasts de diversos temas, não há uma regra ou um limite de assuntos. Os mais populares costumam ser sobre Notícias, Cinema, Livros de Negócios, Séries, Literatura, Cotidiano, Humor, Esportes, Música, entre muitos outros.

Como ele surgiu?

Agora, para falarmos de como os podcasts surgiram, precisamos voltar a 2003 e 2004. Naquela época, os “programas em áudio” já existiam, mas era mais complicado baixá-los porque a pessoa era obrigada a entrar no site e fazer o download apenas para o computador.

Lembra quando os aparelhos portáteis reprodutores de áudio começaram a aparecer no mercado? Foi por causa deles que novas ideias sobre como melhorar o acesso aos programas de áudio apareceram.

Tocador de MP3

Foi então que os agregadores surgiram, usando o RSS (Really Simple Syndication ou Sindicação Realmente Simples), que antes era somente usado em blogs.

Com um agregador de conteúdo, fica fácil saber se o blog ou o podcast da sua preferência foi atualizado sem a necessidade de ficar visitando o site toda hora. Resumidamente, é o conteúdo que “encontra” a pessoa e não a pessoa que vai atrás do conteúdo. Isso porque o ouvinte é notificado logo quando um episódio é lançado.

A primeira pessoa que utilizou isso foi o jornalista Christopher Lyndon, para enviar várias entrevistas em áudio para o seu público, em 2003. Contudo, isso ainda não era chamado de podcast.

Foi apenas em 2004 que Adam Curry conseguiu uma maneira de mandar o arquivo disponível via RSS para o iTunes. O iTunes foi escolhido por ser um famoso aplicativo da Apple, o principal utilizado para gerenciar arquivos de mídias diferentes, baixar músicas ou podcasts, assim como sincronizá-los com o celular ou computador.

iTunes

A palavra podcast vem da junção de iPod (já que era o principal player portátil de áudio da época) com “broadcast”, que seria a transmissão pública de informações. Esse termo foi criado pelo jornalista britânico Ben Hammersley, no início de 2004, depois dos acontecimentos que mencionamos.

Engana-se quem pensa que o Brasil ficou para trás. Pelo contrário, o primeiro podcast brasileiro foi criado já em 2004 e se chamava Digital Minds. No mesmo ano, outro podcast nacional foi criado: Podcast do Gui Leite. E não para por aí.

Os brasileiros foram bem rápidos naquele ano porque mais dois podcasts (Perhappiness e Código Livre) foram criados. Em 2005, uma quantidade ainda maior de podcasts foi lançada.

Podcasts Brasileiros

Crédito: ABPod

Para você ter uma ideia de como o Brasil amou essa novidade: ainda em 2005, foi organizada a PodCon Brasil, uma conferência de podcasts, e em 2006 o podcast caiu nas graças do povo, com o surgimento dos podcasts Nerdcast e o Rapaduracast, os quais ainda estão cheios de fãs e produzem conteúdo semanalmente até hoje.

Atualmente eles estão com tudo. Existem centenas de podcasts brasileiros dos mais variados assuntos disponíveis para você em diversos agregadores e sites (ou blogs)!

Por que ouvir um podcast?

Agora que você sabe o que é um podcast e como ele surgiu, chegou a hora de entender porque tanta gente é apaixonada por eles e porque muitas pessoas preferem ouvir podcasts a assistir a vídeos, ler artigos ou escutar programas de rádio.

Podcast ou Livro?

Entre as várias vantagens de ouvir um podcast estão:

  1. Flexibilidade Total
    Sabe quando você está lavando aquela louça chata e não tem como apoiar o celular ou o computador para assistir vídeos ou ler alguma coisa? Então, como o podcast é totalmente em áudio, fica muito mais simples ter acesso aos conteúdos enquanto realiza suas atividades.
  2. Não Custam Nada
    Diferentemente de alguns conteúdos em outras mídias que precisam ser pagos para se ter acesso, os podcasts estão disponíveis gratuitamente. Basta baixar o episódio de sua preferência ou fazer um streaming.
  3. Economizam Tempo
    Enquanto é preciso se programar para ver um vídeo ou ler um livro, com os podcasts não existe essa necessidade – você pode ouvir seus podcasts no celular para no metrô, no carro, no trabalho, enquanto faz atividades físicas ou domésticas, enfim, as opções são muitas. Não existe perda de tempo quando o assunto é podcast.

Ouvir Podcast na Academia

Ainda não se convenceu? Então veja aqui os principais motivos para ouvir um podcast!

Onde eu posso ouvir um podcast?

A principal vantagem dos podcasts em relação às outras mídias é a sua flexibilidade – você pode escutar um podcast em tudo quanto é situação:

  • Enquanto se exercita: muita gente escuta música enquanto faz musculação, corre na esteira ou pedala na bicicleta ergométrica, mas que tal variar um pouco e ouvir um papo bem bacana que te inspire a se exercitar ainda mais?
  • No trânsito: às vezes a única coisa que pode te salvar de passar raiva em transporte público ou no trânsito é seu fone de ouvido, certo? Aposte em diferentes podcasts para te entreter nessas horas. Aliás, por ser possível ouvir podcast offline, ele também se faz uma ótima opção para viagens longas de avião que não permitem internet.
  • Em casa: a maioria das pessoas não gosta de varrer o chão, lavar roupa, secar louça, arrumar o quarto… Isso pode mudar se você estiver ouvindo um episódio muito engraçado do seu podcast favorito. Acredite, até as atividades mais chatas ganham um brilho a mais.

Ouvir Podcast na Piscina

Como ouvir podcasts?

Finalmente, chegou a hora de você aprender como encontrar os podcasts e ouvir/baixar os episódios! Separamos as instruções em três grupos: para Android, para Apple e para o computador. Confira a seguir como é fácil:

Como ouvir podcasts no Android

O jeito mais prático de ouvir podcasts no Android é fazer download do aplicativo Google Podcasts, lançado recentemente.
Muito fácil de usar, basta você instalá-lo, procurar pelo nome do podcast (ou assunto), clicar em SUBSCRIBE e pronto!

Google Podcasts

Como ouvir podcasts no iPhone ou iPad

Os aparelhos iOS já possuem um aplicativo chamado Podcasts, bem fácil de ser usado
Basta abrir o aplicativo, procurar pelo nome do seu podcast favorito, clicar em ASSINAR e pronto – você já pode ouvir o seu primeiro podcast!

iPhone Podcasts

Como ouvir podcast no computador

Também é possível ouvir podcasts pelo seu computador ou laptop, sem problemas.

A maioria dos podcasts permitem que você escute os seus episódios diretamente pelo site deles, como o próprio Dicas Curtas
Você também pode usar plataformas como Spotify, Spreaker, ou Deezer da mesma maneira – basta procurar por um podcast, assiná-lo e ouvir seus episódios favoritos.

Dicas Curtas no Computador

Visite o guia passo-a-passo que preparamos para mostrar como instalar, configurar e ouvir um podcasts facilmente!

O que ouvir?

Agora que você já conhece as vantagens do podcasts e já sabe como ouví-los, a única coisa que falta é escolher o ouvir!

Para ajudá-lo, preparamos aqui uma lista com alguns dos nossos podcasts favoritos, mas não esqueça de conferir o artigo Melhores Podcasts Brasileiros para saber o que esse mundo tem pra oferecer de melhor!

  • Nerdcast: a mais de 12 anos, é um dos podcasts favoritos dos brasileiros, cobrindo os mais variados assuntos (mundo nerd, situações do cotidiano, humor)
  • Resumocast: uma excelente escolha para que é apaixonado pelo mundo dos negócios e empreendedorismo, com informação de qualidade e de referência. Toda segunda-feira tem um episódio novo.
  • Dicas Curtas: É uma plataforma de podcasts, onde você encontra podcasts com dicas sobre os mais variados assuntos: saúde, finanças, marketing digital, etc. Os episódios são bem curtos,o que faz deles uma excelente porta de entrada no mundo dos podcasts!

Embora esses sejam os nossos podcasts favoritos, existem muitos outros excelentes podcasts no Brasil – veja aqui quais são os melhores.

E aí, o que achou dos podcasts? Ficou com vontade de ouvir? Dê uma chance a essa mídia e temos certeza de que você irá adorar e fará deles os seus amigos para todas as horas!

Pin It on Pinterest

Share This