Ouça agora este podcast!

“054 Ocitocina – O hormônio da fidelidade!”Você já imaginou se as pessoas em quem confiamos  sempre nos traíssem, casamentos provavelmente não existiriam. Já pensou se não existissem as comunidades? Talvez as cidades não existiriam. Já imaginou se a mãe não amamentasse? Provavelmente muito mais bebes morreriam.

Olá, aqui é Abílio Seronni, seu Doutor Saúde, do dicas curtas e se você quer saber mais sobre o hormônio responsável pela fidelidade, pela sociabilidade e pela amamentação, fique comigo para aprender 5 maneira de como aumentar a produção da ocitocina.

Então vamos lá!

Muito se ouve falar nos neurotransmissores que são os mediadores químicos, os transportadores de informação que saem do cérebro e vão para todo o corpo dizendo o que deve e o que não deve ser feito. Os mais famosos são:  serotonina – a mensageira do humor, a dopamina- mensageira do prazer, adrenalina- mensageiros da fuga e luta, noradrenalina -mensageira da concentração, GABA-  mensageira da calma, acetilcolina -mensageira do aprendizado, glutamato – mensageiro da memória, endorfina – mensageira da euforia, mas pouco se fala da ocitocina e que talvez seja um dos mais importantes neurotransmissores, pois a ocitocina é o mensageiro do amor.

Quem imaginaria que um simples nano peptídeo poderia estimular as pessoas a darem dinheiro para a caridade, socializarem e terem mais relação sexual, além de estabilizar relações íntimas, aliviar o estresse e construir confiança entre os entes queridos?

Existe um provérbio popular que diz que “o amor faz o mundo girar”, e isso não é a toa, existem investigações contínuas sobre as formas de aumentar naturalmente a oxitocina, tudo para ajudar o mundo a “girar” mais e melhor.

Uma pesquisa descreve não só os detalhes específicos de como funciona a ocitocina no cérebro, mas também como ela influencia o comportamento humano, a confiança, a agressividade, a ansiedade, a vinculação e a compreensão social. Isso também levou à descoberta da administração sintética de oxitocina, tornando-a o primeiro hormônio polipeptídio a ser sintetizado.

A ocitocina pode ser administrada com um spray nasal ou com uma injeção, mas jamais recomendo o uso de drogas sintéticas, que neste caso podem até levar a morte. Sempre prefiro ensinar o corpo a produzir de forma natural e quando se trata de pacientes autista, com distúrbios psiquiátricos, prefiro usar a terapia frequência vibracional, já temos a frequência de vários hormônios e neurotransmissores como melatonina, 5HTP, ocitocina e o lítio, o verdadeiro quarteto mágico do bom humor.

Ao longo dos anos, a ocitocina foi usada para conter o sangramento ou causar contrações uterinas durante o parto vaginal espontâneo.

Ocitocina ou oxitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado pela neurohipofise tendo inúmeras funções além das citadas, também ajuda a estimular a liberação do leite materno; desenvolver apego e empatia entre pessoas, principalmente entre mãe e o bebe; produzir parte do prazer do orgasmo; facilitar o transporte de espermatozoides nos homens e do óvulo nas mulheres; combate a impotência sexual, ansiedade e ainda há suspeitas que modula a sensibilidade ao medo. Por agir no comportamento, para fins de psiquiatria, tem se usado para o tratamento da depressão, autismo e transtorno de estresse pós-traumático.

Agora que você aprendeu que a ocitocina é o hormônio da vida com amor, agora vamos conhecer 5 dicas para aumentar o nível de ocitocina no corpo.

Antes de falar das dicas, eu te pergunto: você sabia que é a ocitocina que controla a liberação de dois grande neurotransmissores: a dopamina, responsável pela sensação de prazer, motivação e aprendizado por esforço e também pelo neurotransmissor serotonina, isso mesmo, responsável pela nossa felicidade, estado de bom humor e redução da ansiedade. Portanto, a ocitocina é a chave para o amor bem sucedido. Isso explica porque ocorre a sensação de bem estar quando você brinca 3 minutinhos com seu cachorro de estimação, o que não é verdade se fosse um lobo. Estudos já comprovaram a liberação da ocitocina na interação com seu cachorro de estimação. Aí está a lógica da recomendação médica no tratamento da depressão na prescrição de uma adoção de um cachorro.

Agora, preste atenção nas dicas para aumentar a ocitocina:

Dica 01: Abraço – qual foi a última vez que você deu aquele abraço apertado, no seu grande amor, na sua mãe, no seu pai, no seu irmão, no seu filho, no seu amigo? Para mim, o abraço significa, quando eu abro os braço, estou expressando o sentimento de ”eu me rendo a você” e quando te guardo em meus braços, estou expressão ”Agora eu te acolho”. O abraço é sem dúvida uma ferramenta universal, utilizada em todos os povos de diferentes etnias para demonstrar, amor e saudade. Abrace mais e a ocitocina vai demonstrar seu verdadeiro valor;

Dica 02: Toque -ao tocar a pele com a ponta dos dedos de forma como se passasse uma pena de ave, bem sutil, eleva o nível de ocitocina, principalmente nas zonas erógenas como seios e vagina, onde estão impregnadas de receptores da ocitocina, aguçando o orgasmo;

Dica 03: Massagem -uma variação do toque que eleva a ocitocina e diminui o cortisol, já que são antagônicos, reduzindo drasticamente a ansiedade;

Dica 04: Atividade física – através do esporte coletivo e da dança pratica se a parceria, a cumplicidade, a fidelidade, a generosidade, aproximação, ajuda interpessoal, empatia, conexão, cooperação, confiança, sintonia em busca do êxito na vitória, todas essas práticas que o esporte e a dança proporcionam elevando de forma significativa o nível de ocitocina;

Dica 05: Praticar boas ações – caridade, doação, dar presentes, sorriso e gentileza estimulam laços duradouros provocados pela presença da ocitocina;

Dica Extra: Suplementação com magnésio  os receptores da ocitocina precisam de magnésio e colesterol para estar em perfeito funcionamento.

A lista completa das principais dicas  você encontra no link da descrição.

link: http://seronni.com.br/ocitocina

Resumindo, a ocitocina é o ”hormônio do amor”, e é através de atitudes simples e verdadeiras que ela se faz presente.

No próximo episódio vamos falar sobre a próstata – segundo a formação embriológica, seria o clitóris feminino no homem.

Então, o que você achou dessas dicas, qual assunto vc gostaria de saber mais a respeito?

Ficou com alguma dúvida?… venha fazer parte da nossa comunidade no Facebook O Doutor Saúde e sanar todas suas dúvidas!

Curta, comente e compartilhe usando o iTunes e assine este podcast no seu dispositivo Apple, através do aplicativo podcast ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo podcast da sua preferência, assim você fica sabendo sempre quando tiver um novo episódio, e é claro, estamos também no Spotify e no Dezzer.

Continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, seu doutor saúde do dicas curtas…

Um abraço e até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This