Ouça agora este podcast!

“031 Os 5 melhores métodos para estudar sozinho para Concurso Público”

Estudar sozinho faz parte da vida de qualquer estudante que está se preparando para uma prova de concurso público.

Por isso, no episódio de hoje do Mestre Em Concursos, o nosso Podcast, você vai conhecer alguns métodos separamos especialmente para que você aproveite esses momentos de solidão para estudar de forma mais produtiva e mais  eficiente.

Não importa se você frequenta um cursinho presencial, ou assiste a aulas em cursos online, uma hora ou outra esse momento de encarar, sozinho, o seu material de estudo vai chegar.

Estudar em casa é um grande desafio, principalmente pela facilidade de distrações que estão ao seu redor, como a tv, o telefone celular, sua cama confortável, e até mesmo as pessoas que moram com você.

Mas se você for uma pessoa que possua um autocontrole e um senso de responsabilidade muito altos e consiga superar essas barreiras, é possível fazer com que esta condição lhe seja favorável.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre em Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos ao que interessa!

Ambiente de estudos adequado

Antes de mais nada, é sempre bom lembrar que para estudar sozinho, em casa, a primeira coisa a se fazer é preparar um ambiente de estudos adequado.

É como se você trabalha-se em regime de “Home Office”, ou seja, mesmo estando em casa, existem às responsabilidades que devem ser cumpridas.

E o seu ambiente de estudos deve ter uma função de te ajudar e não te atrapalhar, não é mesmo?

Por isso, cuide para que ele seja bem organizado, que seja também funcional, além de ser o mais isolado possível.

Evite estudar na cama, no sofá também. Dê preferência ao uso de uma mesa, para que você tenha espaço para o uso adequado dos seus materiais de estudo.

Muito importante também é deixar as distrações longe de você durante os estudos, ou seja, nada de TV, Telefone Celular, ou qualquer outro dispositivo que tire a sua atenção.

A música pode ser utilizada, desde que não funcione como uma forma de distração.

Cuidando da sua rotina

Lembrando o que falei no início deste episódio, estudar em casa exige muito autocontrole.

Afinal estamos em casa, e o convite para um cochilo rápido ou assistir a um bom filme ou série na tv estão sempre ao nosso redor.

Então, eu recomendo que você estabeleça horários fixos para a sua rotina de estudante.

Aliás, comporte-se como se estive em uma rotina profissional dentro de uma empresa, com horário fixo para tudo: acordar, tomar café, ler as notícias, estudar, almoçar, fazer atividades físicas, e por aí vai…

Cuide bem do seu sono, e tenha horários de descanso adequados. Dormir bem ajuda a restaurar as suas sinapses, que são os elos transmissores dos neurônios, ou seja, faz com que o seu cérebro funcione melhor e você aprenda mais, sem esquecer-se do que estudou.

Importância das pausas nos estudos

E falando em descanso, é importante frisar que nosso corpo tem limites. Isso é muito sério. Eu não quero ser repetitivo, mas você deve incluir momentos de pausa nos seus estudos.

Não seja exagerado, respeite esses limites.

Uma situação de estresse elevado causa esgotamento cerebral e diminui a sua capacidade de aprender.

Ficar por muitas horas seguidas sobre o seus livros ou olhando para o computador é muito desgastante, tanto mental, quanto fisicamente.

Então, faça intervalos nos seus estudos. Algo em torno de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo são suficientes para beber água ou ir ao banheiro espairecer as ideias.

Além disso, de vez em quando é importante chutar o balde.

Vá ao cinema, a um show com os amigos, tome uma cerveja em um barzinho.

Tire um pouco do seu final de semana para clarear as ideias com momentos de diversão.

Isso vai ajudar a repor as suas energias.

Banner com Link para acesso a MaxMilhas

Vá além dos textos dos livros

Falando de uma forma generalizada, normalmente os estudantes compram um livro, ou uma apostila, ou até mesmo cursos em vídeo-aulas e usam somente esse conteúdo como base para o seu aprendizado.

E se o seu material for direcionado ao seu concurso, isso pode até funcionar, a depender do grau de complexidade da sua prova.

Porém, saiba que esta não é a única fonte de informações que você tem a sua disposição.

É interessante que você complemente o conteúdo do seu material com conteúdos extras.

Esses materiais podem servir de complemento, ou até mesmo podem ser aquele fator que faltava para você gabaritar determinada matéria.

Não estude  visando somente “passar por passar” na prova. Tenha como meta ser o primeiro colocado.

Essa visão traz uma mudança de visibilidade que altera o patamar da sua preparação para um nível superior.

Obviamente, é importante tomar cuidado com a overdose de informações, pois exageros nunca são bem vindos.

O meu objetivo com essa orientação é aparar o máximo de arestas para que você tenha domínio amplo sobre o conteúdo do edital.

Fechamento do dia de estudos

Ao final do estudo de cada matéria, existe uma estratégia que te ajudar a massificar o que você acabou de estudar.

Eu preparei uma sequência de atividades infalíveis, que trazem resultados imediatos, principalmente na questão do aprendizado e na memorização.

Ela funciona como uma espécie de revisão  express…

Ao final do tempo que você reservou para estudar qualquer matéria, separe os últimos 15 minutos para essas tarefa.

A primeira atividade é pegar os principais tópicos estudados e tentar explicá-los para você de forma verbal, sem consulta.

Em seguida, escreva o que você aprendeu, à mão, utilizando um lápis ou uma caneta, em uma folha de papel. Essa atividade deve ser sucinta e não deve levar mais do que 5 minutos.

Escreva o que vier à sua cabeça.

Finalize realizando uma leitura deste material que você produziu.

Importante: Não jogue esse material fora. Ele será usado como fonte de consulta para a montagem dos seus resumos ou os seus mapas mentais.

Além disso, ele pode ser lido no início do próximo ciclo de estudos para esta mesma matéria, para te ajudar a relembrar o conteúdo estudado no dia anterior.

Resumo

Se você já tem familiaridade com tudo que comentei até aqui, talvez esteja pensando eu estou sendo repetitivo ou até mesmo esteja dando ênfase maior do que o assunto merece.

Mas isso funciona mais ou menos como as campanhas de educação para o trânsito do governo.

Por mais que todos nós saibamos da importância do uso do cinto de segurança, ou até mesmo que não se deve dirigir após beber, as pessoas simplesmente desrespeitam as leis e insistem nessas práticas perigosas.

O governo insiste nas campanhas educativas e na fiscalização rigorosa para isso entre no cerne da população.

Veja o exemplo da lei seca, hoje boa parte da população já entendeu a importância de não conduzir o veículo após ter consumido bebida alcoólica.

Muitos grupos de amigos tem o motorista da rodada, que é aquele que não bebe, ou preferem usar aplicativos, como o uber ou o 99 taxis.

As dicas de hoje tem que fazer parte da sua rotina, de uma forma natural.

Você não pode deixar de tomar esses cuidados todos os dias.

Então, só para relembrar os pontos vistos hoje:

  • Primeiro nós falamos no seu ambiente de estudos adequado e por que é importante que você tenha um bom local de estudos em casa.
  • Em seguida, falamos de alguns cuidados importantes com a sua rotina de estudante. Focando na rotina, não pela ótica do planejamento, mas de uma forma geral, mostrando como deve ser o seu dia-a-dia.
  • E lógico, você aprendeu também sobre a importância de fazer pequenas pausas nos estudos, ou seja, pequenos intervalos.
  • E também que é importante chutar o balde de vez em quando.
  • Nós vimos também uma questão que eu gosto muito de levantar em qualquer conversa sobre estudos, que é ir além dos textos dos livros ou de qualquer outro material que você como fonte de consulta. Essa pequena viagem por conhecimento serve para complementar os seus materiais de estudo, com pesquisas na internet e em vídeos, por exemplo, do youtube.
  • E para finalizar, nós aprendemos sobre o fechamento do dia de estudos. O que eu quero que você entenda é que ele funciona como um plus, aquele algo a mais para te ajudar a fixar na mente o conteúdo que você acabou de estudar.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Mestre em Concursos  no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de “Apoiadores do Dicas Curtas”?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Mestre em Concursos!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This