Ouça agora este podcast!

“140 Os benefícios de ter um Consultor Financeiro Pessoal te ajudando a cuidar do seu dinheiro” Você provavelmente já deve ter tentado investir sozinho ou junto à um banco ou corretora. Certamente deve ter experimentado a dificuldade em encontrar um produto financeiro feito exatamente para você e para o seu atual momento de vida. A maioria das corretoras oferecem pacotes que ignoram as necessidades dos investidores, de forma personalizada, e passam por cima de diversos planos de vida.

Aqui entra a figura tão importante e tão pouco conhecida do consultor financeiro pessoal. Nesse podcast vamos tratar dos benefícios de ter um profissional desse calibre te ajudando a cuidar de suas finanças.

Esse é o podcast do Investidor Inteligente e eu sou Phillip Souza, o expert em Finanças e Investimentos do Dicas Curtas que todas as semanas traz para você respostas sobre a vida financeira, informações diferenciadas e didáticas, orientações e estratégias valiosas que podem te ajudar na importante tarefa de cuidar bem do seu dinheiro, seja para sair das dívidas, seja para investir, seja para aprender sobre como organizar suas finanças, de modo que você possa usufruir e aprender com o seu presente e construir e cuidar do seu futuro, transformando-se em um investidor ainda mais inteligente.

Esse podcast é gratuito e, portanto, você pode assiná-lo para não perder nenhuma dica, ficar por dentro com todas as informações e acompanhar todas as semanas o Investidor Inteligente do Dicas Curtas.

 

Investir de forma correta exige tempo, estudo, paciência e dedicação, e nem sempre temos isso tudo disponível, mas sabemos e sentimos que é importante poupar e investir. O consultor financeiro nada mais é que um profissional contratado por você para realizar todo o estudo das suas finanças e assim te orientar e te ajudar a aplicar suas economias nos lugares certos, de acordo com seus objetivos e planos.

Contudo, vale ressaltar que caso os consultores estejam ligados à bancos ou corretoras, atendendo nessas instituições é melhor escolher outro profissional, pois provavelmente ele estará trabalhando de forma enviesada, atendendo os interesses da instituição: não o seu interesse, que é o que mais importa e o que você quer!

Um dos clientes que atendi usou uma palavra sobre meu serviço, da qual eu costumo usar em meu vocabulário sempre que tenho oportunidade. Ele disse que meu trabalho é feito com isenção, já que não tenho vínculo algum com instituição financeira nenhuma. E isso é muito importante. É claro que um consultor ou qualquer outro profissional que trabalhe com finanças (assessores, analistas, gerentes, etc) não tem como cobrir todos os detalhes que ocorrem no mercado financeiro, com todos os tipos de ativos e todas as empresas e todas as estratégias. Isso é humanamente impossível. Contudo, um bom consultor financeiro vai olhar o seu lado, te defender de vieses ou ofertas feitas à você que podem atender apenas à instituição financeira: e não o seu bolso. E ele, provavelmente, fará o melhor que conseguir, dentro daquilo que tem de tempo e do que tem de informação disponível.

Existem muitos benefícios em se ter um consultor financeiro de confiança e de qualidade em que possa consultar ou contar com a ajuda para construir sua vida financeira. Dentre eles, separei 6 principais benefícios de contratar um consultor financeiro para aumentar seus lucros sem preocupações:

 

1) Alinhamento de Expectativas

O primeiro ponto que um consultor financeiro irá abordar é até onde seus rendimentos podem chegar. Se você quer uma viagem para as próximas férias, ele mostrará o quanto você deve poupar sem prejudicar seu orçamento e quanto esse dinheiro poderá render. Contudo, se você estiver com a cabeça nas nuvens e estiver sonhando alto demais, o consultor também te colocará de volta ao chão e te mostrará alternativas.

Isso é muito importante porque geralmente quando estamos lidando com nossas próprias finanças subestimamos as despesas e super estimamos as receitas, e, dessa forma, mensuramos muito mal nossas expectativas. Alguém de fora que não tem nada a ver com seu sonho (a não ser querer te ajudar a chegar lá) pode alinhar aquilo que você está desejando com a sua realidade atual, pontuando o que precisa ser feito, caso queira potencializar e antecipar a realização de seus projetos.

Muitas vezes, com muito jeitinho e com muito cuidado, tenho que fazer isso com os clientes que atendo. Os recursos que possuímos são finitos. E mesmo que você tenha um cartão de crédito que diz ser sem limite, a conta chega e nem sempre damos conta de pagar pelo que foi comprado (afinal o limite do cartão costuma ser bem maior do que aquilo que habitualmente recebemos). Então sim, muitas vezes eu acalmo os corações e procuro alinhar as ideias em passos práticos para chegar ao objetivo ou ir se aproximando dele. E sim, em um trabalho de diagnóstico financeiro eu puxo a orelha, dou um choque de realidade necessário. Afinal, estamos falando de sonhos que se transformam em objetivos: e o seu objetivo se torna o meu objetivo.

 

2) Projetos de Investimento Personalizado

Ao fazer a consultoria através de bancos ou corretoras você encontrará planos prontos e extremamente genéricos, além da falta de informação sobre para onde está indo seu dinheiro. Mais uma vez: isso é perigoso porque você pode estar sendo usado para atender somente aos interesses da instituição financeira. Não tem problema algum atender os interesses da instituição: o ponto é que geralmente nessa brincadeira quem não sai ganhando é você.

Com um consultor financeiro de confiança a experiência tende a ser outra: todo o plano é feito especialmente para você, tendo como base o seu rendimento e como meta os seus sonhos. O consultor financeiro também poderá direcionar seus investimentos, colocando-os para atingir as metas de curto, médio e longo prazo de acordo com as suas necessidades e de acordo com aquilo que é importante para sua vida nesse momento.

Costumo dizer que em um planejamento financeiro ou em um planejamento de investimentos não existe fórmula pronta. Às vezes os ingredientes podem ser os mesmos, mas as proporções costumam ser completamente diferentes, o que faz com que cada planejamento seja único, feito só para você, na sua medida!

 

3) Projeto Educacional

Toda essa experiência, no entanto, não será meramente ilustrativa, pois com o tempo você começará a entender os mecanismos dos investimentos e aprenderá com seu consultor. Após um período você também saberá como investir seu dinheiro e não precisará mais de um consultor.

Em um projeto de consultoria eu sempre explico detalhadamente os porquês de cada coisa, justamente com o propósito de munir de informações o cliente que estou atendendo, conduzindo em um raciocínio lógico a partir da situação atual e mirando na situação desejada.

E sempre, sempre, eu incentivo o estudo de finanças e principalmente sobre investimentos. O que eu mais quero é ter notícias de várias pessoas das quais pude atender e acompanhar ao longo dos anos com seus depoimentos dizendo que alcançaram seus objetivos, em que eu pude fazer parte do processo de construção de cada degrau desejado. Não se trata apenas de um trabalho pontual (que também pode ser, dependendo da necessidade): pode tratar-se também de um relacionamento em construção.

 

Percebe a importância?

 

4) Consultoria Personalizada

O consultor é contratado para trabalhar por você e para você. Ao contrário do gerente do banco, seu consultor não tem que se preocupar com outros 100 mil clientes. Além de tudo, ele pode ser contratado e dispensado quando você desejar.

Caso não haja intimidade ou confiança em determinado profissional, você tem total liberdade para contratar outro consultor, algo que é mais complicado em bancos e corretoras. Já pensou em demitir seu gerente de banco? Você pode até trocar de agência, mas você mesmo demitir seu gerente de banco é praticamente impossível.

Há muitos anos já aconteceram situações em que atendi a família, realizei o diagnósticos financeiro, expus o que precisava ser feito para sanar a situação (que no caso era de endividamento e total descontrole, além de estarem dilapidando o próprio capital com péssimas decisões de compra) e, a partir disso, um dos membros do casal não quis dar continuidade ao trabalho porque ele se sentiu exposto; entendeu a necessidade do acompanhamento de um consultor financeiro, mas não queria que fosse eu, pois fui eu quem colocou na luz as feridas a serem tratadas. Nessa situação, fiz meu trabalho, expus a situação delicada com muito cuidado, mas não foi possível dar continuidade. Acontece e aconteceria com qualquer um que fizesse o mesmo… e eles não tinham obrigação alguma de continuar o trabalho comigo, percebe?

 

5) Evitar Erros Caros

Planejar investimentos diretamente com um consultor também é uma forma de não perder dinheiro por bobagem no dia a dia. Somente um consultor saberá quais impostos, taxas e seguros deverão ser realizados para determinados investimentos. Em outros casos, você acabará pagando além do necessário e perderá um capital que poderia estar sendo redirecionado para novos investimentos.

Pode parecer pouco, mas as taxas que você economiza ao longo de um ano, os custos que podem ser mitigados ou até eliminados fazem diferença em seus objetivos. E ter uma visão mais ampla da sua situação financeira sem ter um viés emocional atrelado faz toda a diferença para fazer as primeiras coisas primeiro.

Quer um exemplo bem simples que você pode encontrar ao longo desse podcast, desde quando assumi no episódio 21? Ninguém sabia dessa situação de pandemia ou coisa do tipo; mas insistente e consistentemente eu alertei, informei e frisei a necessidade de se construir uma reserva de emergência em produtos líquidos, seguros e, se possível, mais rentáveis. É só escutar os podcasts que trato sobre planejamento financeiro ou investimentos que você vai perceber que muitos erros caros poderiam ter sido evitados com uma simples orientação: que, por ganância ou falta de paciência, pode estar custando muito caro para algumas pessoas nesse momento…

 

6) Ganho de Tempo

Por fim, talvez uma das maiores (senão a maior) vantagens de poder contar com seu próprio consultor financeiro é que você salvará tempo para aproveitar como desejar: seja com a família, com lazer, viajando, fazendo o que bem entender. A experiência, as instruções, o desenvolvimento pessoal e financeiro que um bom consultor financeiro pode proporcionar pode fazer com que seu tempo seja aproveitado em outras coisas.

É claro que de tempos em tempos temos que olhar para nossa carteira de investimentos, refazer um diagnóstico financeiro, ver se está tudo correndo nos conformes; pelo menos uma vez por ano rever se estamos progredindo em relação à nossa gestão financeira pessoal.

Enfim, fazer o check-up regular para avaliar se sua saúde financeira e a saúde de seus investimentos estão boas. Afinal, você muda, o mercado muda e temos que alinhar as velas para não desviar do alvo: seus sonhos transformados em objetivos.

Esses são alguns dos principais benefícios de ter um consultor financeiro pessoal te ajudando a cuidar bem do seu dinheiro. E tudo isso faz parte do trabalho que produzo em atendimentos sejam para casais seja para indivíduos; atendimento em tudo que é lugar do Brasil (tenho clientes no Nordeste, no Sul, no Centro-Oeste, no Norte e no Sudeste, em lugares que ainda não tive o privilégio de visitar) e em tudo que é lugar do mundo (tenho clientes na Europa, na Oceania, na África, nas Américas – só não atendi na Ásia, ainda). Então fique à vontade para entrar em contato comigo (por e-mail ou WhatsApp) para que eu possa entender a sua necessidade, te explicar como podemos conduzir os trabalhos (seja diagnóstico financeiro, hora técnica, acompanhamento e desenvolvimento financeiro ou planejamento de investimentos) de modo que você tenha exclusividade e atendimento personalizado, focado em suas necessidades e em seus projetos. O link dos meus contatos estará na transcrição no blog do Dicas Curtas e na descrição nesse episódio, ou, se preferir, pode me encontrar através do meu site: www.PhillipSouza.com.br 

O podcast do Investidor Inteligente também pode ser um pouco seu! Curta, comente e compartilhe as publicações do Dicas Curtas nas redes sociais e se você tem alguma sugestão de tema, entre no grupo do Investidor Inteligente no Facebook, dê sua sugestão e assim que couber devo desenvolver um podcast com o tema que foi sugerido! E claro, se tiver dúvidas você também pode postar sua pergunta no grupo, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Se quiser ajuda específica, basta entrar em contato comigo para conversarmos e combinarmos, ok!?

 

Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Investidor Inteligente no Spotify e no Deezer.

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica para a sua vida financeira!

Aqui é Phillip Souza, o Investidor Inteligente!

Investidor Inteligente do Dicas Curtas

Pin It on Pinterest

Share This