O mercado de podcasts no Brasil não para crescer. Já é possível perceber a quantidade de grandes veículos de comunicação entregando conteúdos neste formato, e também é fácil perceber a quantidade de produtores, assim como ouvintes que abraçaram esta mídia incrível.

A prova disso está na quantidade de podcasts disponíveis produzidos no Brasil, que cobrem os mais variados assuntos e das mais variadas maneiras….o que pode até dificultar a vida de quem está começando nesse mundo.

Se você já se perguntou “quais os melhores podcasts brasileiros?” ou “qual podcast eu devo ouvir”, esse artigo é pra você!

E caso você ainda não saiba o que é um podcast, quais as vantagens de ouvir um podcast ou como fazer para ouvir um podcast, não se preocupe – basta visitar esses artigos que preparamos para você e tirar todas as suas dúvidas.

Em frente!

Podcasts Brasileiros
Crédito: ABPod

Quais são os melhores podcasts brasileiros?

Obviamente a lista abaixo é apenas um exemplo, porque, afinal de contas, gosto é algo bem subjetivo.

Nos baseamos nos podcasts citados em sua popularidade e na quantidade de prêmios que eles já ganharam em seus anos de vida.

Porém se você deseja observar o que a maioria das pessoas estão escutando, vale a pena dar uma olhada em ranks baseados no volume de ouvintes e criar sua própria seleção de podcasts.

Um dos rankings que analisamos aqui no Dicas Curtas está no Chartable, um site que reúne dados estatísticos de consumo de podcasts por categorias.

Você encontrará o ranking baseado nos dados de consumo por meio de dispositivos Apple, e também nos dados de consumo disponibilizados pelo Spotify.

Segue abaixo nossa lista para você que quer começar hoje na mídia podcast:

1 – Nerdcast

Um dos podcasts mais amados por pessoas de todas as idades. Ele é lançado toda sexta-feira e produz conteúdo há 12 anos. Seus assuntos variam entre o mundo nerd, situações do cotidiano, tecnologia, ciências, humor e até músicas.

Vale mencionar também que em toda última sexta-feira do mês eles lançam um episódio bônus sobre empreendedorismo, sempre com um convidado experiente na área.

2 – Resumocast

É um podcast que trata de negócios e empreendedorismo com base na leitura de livros. É uma excelente escolha para quem está entrando ou já entrou no mundo dos empreendedores. A informação é de qualidade e de referência.
Seus episódios costumam durar por volta de 30 minutos e são lançados toda segunda-feira.

3 – Dicas Curtas

Na verdade, o Dicas Curtas é uma grande plataforma de podcasts e não um podcast em si. Existe uma grande variedade temática disponível, com assuntos que vão desde finanças, marketing digital, beleza, saúde, nutrição e exercícios físico.

Os episódios são bem curtos e repletos de dicas excelentes de vários experts escolhidos a dedo pelos produtores. É uma ótima opção para quem não tem costume de ouvir podcasts ou está querendo se animar mais.

4 – Loop Matinal

Diferentemente dos anteriores, o Loop Matinal é bem curtinho (cada episódio costuma durar por volta de 10 minutos), o que pode facilitar a vida de muita gente que quer se manter informada.

Isso porque o objetivo deste podcast é atualizar o público das notícias diárias do mundo da tecnologia. Ele faz parte de um canal chamado Loop Infinito, que também traz informações relevantes sobre o universo tecnológico.

5 – Escriba Café

Este podcast é um fenômeno por ser bem diferente da maioria. Ele possui uma produção incrível, com uma sonoplastia sensacional, um roteiro brilhante e uma apresentação maravilhosa. Parece exagero, mas é a verdade.

O apresentador, Christian Gurtner, arrasa nas narrações sobre histórias, que vão de mistérios, lendas e casos criminais até guerras e eventos históricos mundiais e nacionais. Cada episódio é uma surpresa, não deixe de conferir.

6 – Café Brasil

Com certeza, um dos podcasts mais ouvidos do Brasil. Os assuntos mais discutidos tem a ver com cultura, educação, comportamento e cidadania. Seu conteúdo é divertido, vasto e de ótima qualidade.

Um podcast feito por brasileiros curiosos para brasileiros curiosos, que queiram saber sobre as nossas raízes, aspectos tradicionais, preconceitos, e muitas outras questões polêmicas.

7 – Flow Podcast

Este é com certeza um podcast diferente dos anteriores porque trouxe como adicional um canal no Youtube para entregar seus conteúdos.

Com convidados famosos e outros até pouco conhecidos, tratam qualquer tipo de assunto e deixam bem claro que o não existe “assunto taboo”.

O curioso é que o formato deles inspirou outros podcasts como PodPah e alguns outros que tem surgido com este formato de canal do Youtube.

Quais outros podcasts se destacam…

Ouvir Podcast na Piscina

Esses são apenas alguns dos melhores podcasts do Brasil.

Existem outros tão incríveis quanto, como: Mamilos (uma pegada de jornalismo, polêmica e opinião crítica),   Rapaduracast (fala sobre cinema), Mundo Freak (fala sobre mistérios e outros temas sinistros), Ponto G (fala sobre grandes mulheres da História) e o Anticast (fala sobre política e atualidades).

E aí, o que achou dos podcasts? Ficou com vontade de ouvir? Dê uma chance a essa mídia e temos certeza de que você irá adorar e fará deles os seus amigos para todas as horas!

Pin It on Pinterest

Share This