Ouça agora este podcast! “005 Os principais termos do marketing digital”


Você conhece os principais termos do Marketing Digital?

São termos importantes para que você não fique perdido na hora investir em estratégias de marketing na internet, para vender mais e evoluir seus negócios.

Este conteúdo também se aplica a você que está iniciando na área de Marketing Digital e ainda não está familiarizado com todas essas expressões.

Alguns desses termos referem-se a questões técnicas relacionadas a sites, blogs e conteúdos.

Outros abordam características relacionadas ao marketing em geral, mas também temos aqueles termos que estão relacionados a métricas, que são extremamente importantes também para negócios digitais.

Estas e outras dicas estarei trazendo aqui neste podcast para ajudar você a desenvolver seus negócios e obter excelentes resultados utilizando as estratégias de marketing digital.

Começando…

Vamos começar o episódio de hoje falando sobre o Outbound Marketing. Esta expressão refere-se a forma tradicional de fazer marketing, onde são literalmente empurrados anúncios de produtos e serviços as pessoas.

Neste modelo não há direcionamento para um público específico e temos um claro exemplo disso em outdoors e principalmente nos canais de tv.

Imagine a seguinte situação: você está assistindo um bom filme, empolgado com a cena de ação e de repente: entra os comerciais… 5 minutos de pura ansiedade, passando aquela propaganda de supermercado, loja de pneus, farmácia… Ah… Aquilo parece uma eternidade não é verdade?

Agora o Inbound Marketing, que conhecemos por Marketing de Conteúdo, tem o objetivo de alcançar um público alvo específico que possui uma necessidade específica.

O objetivo é atrair consumidores que tenham maior probabilidade de tomar uma ação de compra para um produto ou serviço específico, pelo simples fato que este público possui alguma necessidade relacionada ao que está sendo ofertado naquele momento ou em um momento posterior.

Você já se deparou com algum conteúdo na internet que ao final te faz um convite ou apresenta a você uma oferta? Então, isso é Inbound Marketing!

LEAD, Landing Pages

Em seguida nós temos a seguinte expressão: LEAD!

Um lead é um potencial cliente, uma pessoa que demonstrou interesse através de algum conteúdo ou informação relevante.

Quando eu ou você realizamos o cadastro em um site para obter mais informações de uma empresa, o acesso a um e-book ou um vídeo… Nós nos tornamos um lead para o negócio.

Este potencial cliente (lead) em muitos casos compartilha as informações de contato, como nome, e-mail e telefone, através de um formulário em uma página denominada “Landing Page”.

A “Landing Page” ou “Página de Aterrissagem” tem o objetivo específico de representar uma porta de entrada para novos leads, que em geral é basicamente utilizada para obter o máximo de cadastros possíveis.

Neste caso são utilizadas “Squeeze Pages”, que são páginas focadas na obtenção de novos cadastros.

Geração de Leads, Conversão, Automação…

Então a partir de agora você já tem condições de saber que “Geração de Leads”, que nada mais é do que o processo que envolve a disponibilização de um conteúdo interessante, que desperta o interesse do público alvo para que acessem uma Squeeze Page e se cadastrem tornando-se leads.

A conversão, está ligada a uma ação desejada: o cadastro em um formulário ou, realizar uma compra são considerados tipos de conversão.

.Já a Automação de Marketing, refere-se aos mecanismos que permitem a realização de uma sequência de ações de forma automatizada para o alcance de objetivos específicos.

Este termo é geralmente utilizado para ações de e-mail marketing, mas possui outras aplicações.

O objetivo da automação é aplicar estratégias que aumentem o números de conversões através de um funil de vendas ou apenas realizar a nutrição dos leads.

Nutrição dos lead são as ações que buscam manter os leads em um bom nível de engajamento, fazendo com que eles consumam as informações disponibilizadas para que avancem nos níveis do funil de vendas..

Funil de vendas, CTA, Post, E-Book…

O Funil de Vendas representa os possíveis estágios que lead está no processo de venda de uma empresa.

É uma pirâmide que geralmente é definida em três níveis: topo, meio e fundo de funil, e para cada nível é definida uma estratégia de comunicação para aumentar a efetividade nas vendas.

Toda comunicação realizada possui uma Chamada para Ação, expressão conhecida como CTA ou Call To Action.

Uma Call To Action nada mais é do que comando passados para leads ou não, para que estes tomem uma ação esperada pelo negócio.

Compre já! Cadastre-se… Entre agora… são exemplos de CTA.

Post’s são publicações, artigos ou conteúdos disponibilizados em sites, blogs e redes sociais, com o objetivo de informar e entreter o público, mas  possuem abordagens mais rasas e com pouco conteúdo.

Quando ouvir falar de “e-book”, lembre-se que nada mais é do que um livro digital.

Tem como objetivo fornecer algum material para educar, informar ou compartilhar com maior profundidade uma informação e possui mais informações do que apenas um post.

Webinários, Prova Social, Busca Orgânica e Palavra-chave…

Webinários são conteúdos em formato de vídeo, que podem ser ao vivo ou gravados, apresentado uma aula, palestra, debate e muitas outras opções.

Prova social é o termo utilizado para definir os depoimentos e avaliações de outras pessoas, com o objetivo de passar maior credibilidade para o produto ou serviço.

Muitas curtidas ou compartilhamentos são exemplos de prova social.

Se você vende algum produto ou serviço, não deixe de colher os depoimentos e apresentá-los a seus possíveis clientes. Isso passará mais confiança para aqueles que ainda vão realizar a primeira compra.

Busca Orgânica refere-se ao público gratuito que visualizou ou entrou em contato com a marca através de mecanismos de busca, onde não ocorreu investimentos em anúncios para o mesmo.

Palavra-chave pode ser uma ou mais palavras de destaque de um conteúdo, mas que também podem ser utilizadas para otimização de sites nos mecanismos de busca.

É por isso que ao você realizar uma pesquisa no Google pela expressão “como fazer exercícios físicos” por exemplo, apenas conteúdos relacionados a esta palavra chave são apresentados.

É por isso que é importante se preocupar com o SEO (Search Engine Optimization), que referem-se às aplicações de técnicas, estudos e métodos de otimização de sites que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site nos mecanismos de busca.

Teste A/B, Remarketing e Cookies

Teste A/B é o teste feito com duas versões de uma página ou anúncio, com o objetivo de identificar qual delas traz maior resultados em seus objetivos.

Um exemplo seria a apresentação de duas páginas de cadastro com cores diferentes, porém com o mesmo conteúdo, para identificar qual traz a melhor experiência para o usuário no momento do cadastro.

Remarketing é a ação de apresentação de anúncios para o usuário que visitou uma página.

Você provavelmente já pesquisou algum produto na internet, que logo em seguida quando entrou em outros site, começaram a surgir anúncios daquele produto literalmente te “perseguindo”.

O nome na verdade é retargeting, mas como o Google deu esse nome ao seu serviço de retargeting, acabou ficando comum a expressão remarketing.

Os Cookies são arquivos inseridos no seu navegador, permitindo que sejam armazenadas informações relevantes para um determinado site, de tal forma que suas preferências sejam mantidas. Por exemplo: o idioma de um site.

Ufa! Parece que não acaba mais einh?

Mas não desista agora … se chegou até aqui é capaz de ir até o final! não é verdade!?

Se você não sabe o que é “copywriting” ou simplesmente “copy”, saiba que este termo refere-se ao uso correto das palavras com o objetivo de produzir uma venda. Mas cuidado para não se confundir com “Copyright”, que refere-se a direito autoral.

Desenvolver as habilidades de copywriting são essenciais para aumentar suas taxas de conversão e alcançar o público ideal para seu negócio.

Esta disciplina está presente em praticamente todas as fases do marketing digital e cabe um episódio específico aqui para abordar este tema que é de extrema importância para seus negócios.

Falando um pouco sobre métricas… uma sigla que você irá encontrar no mundo dos negócios e também no Marketing Digital se chama KPI, ou KPI’s.

KPI referem-se aos indicadores de performance, utilizados para medir o progresso de ações com o objetivo de alcançar alguma meta.

Defina quais são os KPI’s, ou seja, os indicadores que mais importam para você ou para seu negócio, para que possa tomar decisões estratégias mais acertadas para seus objetivos.

ROI, CTR, CPC…

Geralmente a meta é aumentar o ROI, ou seja, o Retorno Sobre o Investimento.

Este é um indicador importante pois ele representa o quanto foi investido e qual o dinheiro obtido em uma ação. Quanto maior o ROI, maior serão seus lucros!

CTR é um indicador que representa a taxa relacionada quantidade de cliques por visualizações.  

Esta taxa é extremamente importante pois representa o desempenho dos anúncios, porque caso o CTR esteja baixo, significa que o anúncio está custando mais caro.

O Custo por clique (CPC) também é muito importante, pois refere-se ao valor cobrado a cada clique em um anúncio. Esta é uma das formas de cobrança de anúncios praticadas pelo Google Adwords e Facebook Ads.

Neste caso, ao investir em anúncios, cada clique realizado em seus anúncios será cobrados.

Já o custo por aquisição CPA, refere-se ao custo por conversões realizadas e não por cliques.

Também é uma forma de cobrança mas aqui é levado em consideração uma ação desejada, ou seja, você pode ter um anúncio com 10 cliques mas apenas 1 conversão (que pode ser um cadastro ou uma venda).

O CAC (Custo por Aquisição de Clientes) refere-se a uma métrica bastante significativa para empresa, pois permite saber quanto está sendo gasto para conquistar cada novo cliente, ajudando a definir orçamento e as novas ações de marketing.

Apenas alguns termos do Marketing Digital

Abordei aqui alguns termos utilizados principalmente no Marketing Digital e acredito que a partir de agora, você poderá se sentir mais à vontade quando estiver uma apresentação de um consultor de marketing ou de uma agência.

E caso esteja iniciando no mercado se familiarize bem com cada termo.

Eu fiz esta seleção inicial, mas caso tenha mais algum termo que queria saber de forma pontual, deixe nos comentários que abordaremos mais especificamente nos próximos episódios.

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