Ouça agora este podcast!“047 Perguntas e Respostas”

Olá pessoal, aqui é Renato Silva, O Cara da Academia do site dicascurtas.com.br e este é o nosso episódio numero 47 e nele irei responder a 2 perguntas bem interessantes sobre corrida de nossos ouvintes. Mas antes disso gostaria de te lembrar de seguir o nosso canal no spotify ou o grupo fechado no facebook. Lá você terá acesso a várias informações e textos sobre atividade física, acesso a outros ouvintes e também poderá esclarecer suas duvidas direto comigo. Então procure pelo Cara da Academia e solicite sua participação.

 

PERGUNTA DO OUVINTE

            Atualmente estou treinando para a minha primeira meia maratona e estou na Semana 9 do programa treino por prova. Eu faço meu treino longo uma vez por semana a um ritmo de 6:30 minutos por quilômetro, o que me deixa confortável. Você pode me dar uma idéia melhor sobre meu ritmo alvo, ou seja, o ritmo que irei fazer na prova? Eu quero ser competitivo, mas não me matar no processo. Esse ritmo parece razoável? Meu pai é maratonista e a primeira meia maratona dele, ele correu 1h34. Estou pensando em fazer algo parecido.

MINHA RESPOSTA:

            Não se preocupe com a velocidade que seu pai correu, pelo menos não para uma “primeira corrida”. Seu principal objetivo para esta prova deve ser passar pela experiencia sem cair na armadilha de tentar projetar um tempo específico. Depois de terminar a primeira corrida (seja meia maratona ou qualquer outra), você poderá avaliar seu desempenho. Foi confortável? Foi divertido? Eu vou fazer outra prova, ou irei praticar outros esportes? Mas avaliando, sua descrição de treinos de ritmo e longos como “confortável”, suspeito que você já esteja em progresso. Na semana 9, em um programa de 18 semanas, você está a 9 semanas da corrida. É cedo demais para fazer mudanças radicais em seu programa de treinamento. Apenas confie em si mesmo e falaremos no final do ciclo.

 

PERGUNTA DO OUVINTE

            Qual a idade inicial para jovens treinarem para uma maratona? Meu filho tem nove anos, e eu disse a ele que correr os 5Km ok, mas ele não poderia passar disso neste momento. Ele me vê treinando e quer correr comigo.

MINHA RESPOSTA

            Que seu filho quer correr com você é ótimo, divertido para ambos. Mas, ele não precisa correr 42km com você. As crianças já correram maratonas muito jovens durante um período em que a Runner’s World costumava divulgar seus esforços e tempos. O recorde mundial para garotos de 6 anos é de 4:07:27 por Bucky Cox; e o recorde de meninas 4:00:56 por Jennifer Amyx. Mas esses tempos foram alcançados em 1972 e 1970, respectivamente, quando estávamos apenas começando a descobrir esse esporte.                       Agora, a sabedoria convencional sugere que isso é muito cedo para iniciar as crianças em maratonas. E, na verdade, muitas maratonas hoje têm restrições de idade para entrar.

            Dito isso, não acho que a maratona seja inerentemente perigosa para as crianças, física ou psicologicamente. Mas eu prefiro vê-los treinando como uma pequena parte de suas vidas e não ficarem obcecados com o nosso esporte favorito. Correr com mamãe ou papai é ótimo, desde que seja ideia da criança. Ao mesmo tempo, eu nunca criticaria um pai que dê um pequeno empurrão a uma criança que não goste de atividades.

            Eu sugeriria: Não mais que 10Km até talvez 10 anos; Não mais que uma meia maratona até os 16 anos, então talvez uma maratona quando eles tiverem idade suficiente para tomar sua própria decisão. O desejo precisa surgir do fundo de qualquer pessoa ao invés de descer do topo.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no Itunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a melhorarem seus treinos.

Caso fique com alguma dúvidas, me procura lá no grupo do Facebook O Cara da Academia, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast´s de sua preferência.

E claro também através do Spotify!

Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível,

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br

Até a próxima semana!

 


Pin It on Pinterest

Share This