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“085 Período de transição após provas!”

Sua prova acabou. É literalmente a “baixa temporada” – um tempo para fazer uma pausa. Pense neste “período de transição” como o elo entre dois planos de treinamento anuais.

Chamado de Período de Transição, isso vai desde a conclusão da sua última prova até o início do Período de Preparação para outra etapa. Pense neste Período de Transição como o elo entre dois planos de treinamento anuais – ele marca o final da temporada passada e o início oficial da próxima temporada.

Eu sou Renato Silva, o Cara da Academia do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a desenvolver nas suas atividades físicas, se iniciante, intermediário ou atleta. Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Cara da Academia do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

Normalmente, é a época do ano em que a fadiga ou o esgotamento são os maiores. Tanto física quanto mentalmente – que nem você mesmo está ciente disso. Semanas de treinamento, fazendo malabarismos com todos os seus outros compromissos de vida cobraram seu preço. Repouso e recuperação são necessários para reparar, rejuvenescer e recarregar.

Não cometa o erro de muitos atletas nesta época do ano, começando imediatamente a levar seu corpo e sua mente ao limite com algum desejo obsessivo e compulsivo de treinar duro para a próxima prova – o que pode não acontecer por 6 meses ou até mais. Se você tiver mais de meio ano até voltar a seus treinos focados em uma prova, não há motivo para começar a aumentar seus limiares agora. Fazê-lo é uma maneira de acabar frustrado.

Durante toda a temporada, todo atleta precisa de dias fáceis, semanas fáceis e meses fáceis. Agora é a hora de um mês fácil. Cerca de 3 ou 4 semanas de atividade reduzida, você estará pronto para ir novamente, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Mantenha se ativo

No seu período de transição, não pare de se exercitar completamente, com uma exceção: tire alguns dias de esporte após a última prova da temporada. Depois de alguns dias de descanso completo, faça exercícios para o puro deleite – nenhum plano, nenhuma agenda, nenhum propósito. Apenas mantenha seu corpo em movimento. Inclua um ou dois dias de descanso completo a cada semana – sem atividade física.

O período de transição não se destina a transformá-lo em um sedentário. E também não é apenas uma continuação do treinamento que você estava fazendo no final da última temporada. Em vez disso, é hora de permanecer ativo em um nível mínimo. É “exercício” em vez de “treinamento”. Em outras palavras, não há foco na preparação da prova. Relaxar. Aproveite a vida com amigos e familiares.

Diversão – não fitness

As atividades que você faz no Período de Transição devem ser para diversão e não para condicionamento físico. Se você perder um dia ou dois de exercício, não se preocupe. No entanto, faça algo para permanecer ativo na maioria dos dias.

Vá para caminhadas com sua família. Faça um passeio de bicicleta de vários dias com amigos que são mais lentos do que você. Participe de uma aula de ioga, aprenda um novo esporte ou simplesmente dê um passeio.

Não há problema em fazer exercícios específicos para esportes. Mas evite estrutura e linhas retas. Em vez da pista ou estrada, vá para as trilhas para fazer as suas corridas. Ande de bicicleta nas montanha ou cyclocross off-road. Ensine um triatleta novato a nadar. Divirta-se!

Espero que tenha gosta do episódio de hoje!

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