Ouça agora este podcast!

“009 PESCOÇO: O pedestal da face”

Nos episódios anteriores, falei detalhadamente sobre os elementos faciais que influenciam a atratividade, abordando, a cada episódio, um elemento isolado, como por exemplo: cabelos, testa, sobrancelhas, olhos, nariz, lábios, queixo e mandíbula…

Hoje, o elemento discutido não está na face em si, mas exerce influência sobre todo o conjunto facial por contiguidade. Ele é o suporte da face, e além de sustentá-la e apresentá-la ao mundo, possibilita mobilidade à cabeça. Estamos falando do pescoço, e vamos nos deter aos seus mais diversos aspectos estéticos!

Eu sou Samara Véras, a Diva da beleza do Dicas Curtas, e semanalmente trago aqui neste podcast informações relevantes sobre os elementos que compõem a atratividade humana e a ciência que há por trás dos procedimentos estéticos, interpretada com sensibilidade e clareza para que você, interessado no universo da beleza, entenda mais sobre as possibilidades que a medicina estética tem a oferecer.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas a Diva da Beleza do Dicas Curtas.

Vem comigo!

As pessoas costumam negligenciar a importância estética do pescoço, até surgirem os primeiros incômodos: aspecto flácido, acúmulo de gordura, linhas muito marcadas, manchas…

Há aquelas que dedicam uma vida de cuidados com a pele da face e esquecem de estender a aplicação de seus cremes para o pescoço. Resultado: um grande contraste entre a qualidade de pele da face e da região cervical. Um pescoço envelhecido é capaz de denunciar a idade mesmo nas mulheres com rostos impecáveis.

De cara, ao pensarmos nessas alterações que o pescoço pode sofrer, começamos a considerar sua importância estética, indissociável da beleza facial.

Falei no episódio anterior sobre a importância do contorno facial, dado pela mandíbula e pelo queixo. Hoje, voltamos à importância de tudo isso, já que uma transição bem definida entre face e pescoço é fundamental para a beleza e juventude da face. Só que hoje, vamos nos deter na pele e no aspecto do pescoço.

Como seria o pescoço ideal?

O que é um pescoço bonito?

Um pescoço feio pode repercutir com desarmonias para regiões além do próprio pescoço?

Vamos falar sobre tudo isso…

Começarei dizendo que o tamanho ideal do pescoço não dá pra ser definido de maneira generalizada. É tudo uma questão de proporção com o corpo inteiro. Leonardo da Vinci estudou a fundo essas proporções, e a discussão dessas medidas fogem ao escopo deste episódio. Mas, o fato é que um pescoço dentro da proporção ideal, exerce um alto grau de elegância e harmonia.

Além disso, é desejo comum um pescoço bem definido, sem acúmulo de tecido adiposo (gordura) na região abaixo do queixo, ou seja, sem a famosa papada… assim como uma pele firme, sem flacidez, sem manchas, sem rugas ou linhas muito marcadas.

Tá, agora que sabemos, imaginamos e desejamos mais que nunca um pescoço ideal, o que fazer para alcançá-lo??

Aqui entram os procedimentos capazes de melhorar o aspecto do pescoço.

Vamos começar por uma queixa comum: a papada.

Os dois componentes mais comuns da papada é excesso de gordura ou de pele flácida.

Para os excessos de gordura, os procedimentos indicados devem visar o esvaziamento – que pode ser alcançado através da lipoaspiração local ou aplicação de substâncias ou tecnologias que ajudam a quebrar as células de gordura.

Já para tratar o excesso de pele ou a sua flacidez inicial, pode-se lançar mão dos procedimentos cirúrgicos que eliminam esse excesso e ajudam a reposicionar a pele.

Caso a flacidez seja incipiente, o tratamento com os bioestimuladores – substancias injetáveis capazes de estimular a produção de colágeno pelo organismo- podem tornar a pele mais firme e aderida.

Para melhorar ainda mais o aspecto de pele fininha, que lembra um papel de cigarro, existem tecnologias que renovam a superfície, como os lasers ablativos.

Há também os fios de sustentação e de estímulo de colágeno, que tanto tracionam a pele flácida da papada, como podem melhorar o aspecto das linhas (chamadas anéis cervicais) que algumas pessoas possuem.

Há, ainda, o tratamento do pescoço com toxina botulínica – Botox – indicado para alguns casos em que a musculatura influencia na definição do pescoço e da mandíbula (como falei no episódio anterior).

Lembro que tudo isso que acabei de falar pode estar indicado em associação – nem sempre um só procedimento é capaz de resolver uma queixa. Reforço aqui a importância de uma análise clínica minuciosa para uma indicação de tratamento precisa.

A dica curta 

Para encerrar este episódio, quero repetir uma frase que costumo dizer aos meus seguidores do Instagram: “Meu colo é bem ciumento em relação à minha face!”. Digo isso para vocês lembrarem que o mesmo cuidado que tenho com minha face, tenho também pelo meu pescoço e colo, afinal, são áreas expostas, que estão geralmente expostos e sofrem todo tipo de agressões diárias, e que costumam ser negligenciadas.

Então, a dica curta de hoje é que você passe a atender seu pescoço e colo ciumentos! Não cuide apenas da face! Não espere os sinais aparecerem e se agravarem para perceber que seu pescoço merece muito cuidado. Estenda as etapas de limpeza, hidratação, proteção e tratamento para o colo!

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Diva da Beleza no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Diva da Beleza no Spotify e no Deezer.

Você pode encontrar informações adicionais sobre meu trabalho, cursos que ministro e os procedimentos estéticos da área médica em meu site: www.samaraveras.com.br. Lá existem atalhos que te levam a conhecer de perto muitos procedimentos sobre os quais discuto aqui e, caso interesse, é possível marcar uma consulta.

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Diva da beleza!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This