Ouça agora este podcast!

“030 Por que estudar da maneira correta deve ser prioridade para você?”

Números não mentem. Cada vez mais pessoas estão prestando concurso público em nosso país. O número de candidatos vem crescendo a cada ano, e essa tendência está distante de mudar, pelo menos enquanto o Brasil se encontrar em um patamar de altos índices de desemprego.

Neste episódio vou te mostrar a importância de estudar da maneira correta, e porque isso é um diferencial para os candidatos que já foram aprovados em qualquer prova de concurso. 

Analise comigo o seguinte quadro: enquanto estou produzindo esse episódio, o Brasil possui 13 milhões de desempregados.

Isso é um fato.

O número real é ainda maior, pois esse número somente representa aqueles que estão efetivamente procurando emprego. E não adianta, como consequência deste quadro, boa parte dessas pessoas acabam voltando sua atenção para os concursos públicos, até mesmo porque já sentiram na pele o gosto de perder o emprego, e buscam justamente mais segurança.

Porém, apesar desse número ser bem significativo, não é motivo para você se assustar, desde que siga as minhas orientações aqui no nosso Podcast.

Antes de mais nada, vamos quebrar um mito: quantidade não significa, necessariamente, qualidade. E em provas de concurso, a qualidade do estudante conta muito. Em outras palavras, um candidato qualificado tem mais chances de aprovação. E ser qualificado é uma soma de várias qualidades, que envolvem, principalmente, estudar da maneira correta para se tornar um estudante de alto rendimento.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre em Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos ao que interessa!

 

Estratégia adequada de estudos

No episódio anterior do nosso Podcast, O Mestre Em Concursos, nós vimos como começar a estudar para concurso público e os passos a serem seguidos para iniciar a sua jornada como concurseiro. Mas na verdade, a sua preparação começa antes disso. Ela começa com a decisão ingressar em uma jornada de aprendizado, onde temos, basicamente, dois aprendizados muito importantes.

O primeiro, que é o foco da nossa conversa de hoje, é justamente dominar uma estratégia que te permita estudar da maneira correta. O que impacta diretamente o segundo aprendizado, que é referente às matérias que constam no edital do seu concurso.

E quando se fala em estratégia de estudo ou método de estudo, nós estamos nos referindo a um conjunto de técnicas que te permitem aumentar a sua performance nos seguintes aspectos:

  • Planejamento adequado dos estudos, que incluem basicamente organização do tempo, distribuição das tarefas de estudo dentro deste tempo disponível que você tem para estudar, e controle das metas.
  • Aspectos comportamentais, que podemos definir de forma bem resumida como aqueles que englobam o Mindset adequado, disposição para estudar, alta motivação, capacidade de concentração e foco, além da continuidade nos estudos.
  • Técnicas de estudo, especificamente falando, ou seja, a sequência correta de ações para aprender uma determinada matéria, ou seja,  massificá-la na mente e aprender a usar esse conhecimento para resolver questões de prova.

Esse conjunto de habilidades é o que podemos chamar de estratégia de estudo.

Isso você consegue aprender em vários treinamentos online que temos por aí, ou em livros e e-Books, que você adquire pela internet sem maiores dificuldades.

Você tem a opção de contratar um Coach para te auxiliar nesse processo, onde ele te ajuda a ter entendimento sobre todos esses aspectos, além de fornecer as ferramentas para que você monte o seu plano de estudos na prática, cumprindo as suas metas de estudos através de técnicas de alta performance.

Eu não digo que isso é essencial, mas se você puder pagar por estes serviços, melhor será para você.

Veja o exemplo dos Personal Trainers, que ajudam as pessoas a entrar em forma com muito mais facilidade, pois o profissional utiliza estratégias já consolidadas e que tem sua eficácia comprovada, encurtando a sua curva de aprendizado.

 

Controle da sua rotina diária

Então, nós passamos para um outro aspecto, que é um fator de controle de ações e direcionamento dos esforços. Com o passar do tempo, utilizando-se das estratégias adequadas para estudar da maneira correta, você passará a ter parâmetros de como andam os seus estudos.

Em outras palavras, você será capaz de promover uma auto avaliação da sua condição de estudante, apontando os pontos a serem melhorados na sua preparação. E isso só é possível através de um controle rigoroso da sua rotina de estudante.

Tudo começa em cumprir o seu planejamento, respeitando tanto os horários de estudo quanto às tarefas que você que se propôs a fazer.

E ao final da semana, por exemplo, quando você for realizar o planejamento da semana seguinte, você pode ir realizando os ajustes necessários para suprir dificuldades em determinada matéria, realocando o seu tempo de estudo para continuar o seu processo contínuo de melhoria.

Vamos supor que você se planeje para realizar um simulado por semana, e ao realizar a sua correção, você perceba que tem errado muitas questões de Língua Portuguesa por exemplo.

Então, ao realizar o seu planejamento, você pode considerar adquirir um novo material de estudo, seja um livro, apostila ou vídeo aulas, ou até mesmo se matricular em um curso presencial.

Você pode, ainda, aumentar a sua carga horária semanal da matéria para acelerar o seu aprendizado e aumentar o seu conhecimento.

E para que tudo isso ocorra, é fundamental estudar realizando este acompanhamento de toda a sua rotina de preparação.

 

A importância da continuidade

Você percebeu como existe uma sequência meio que lógica de ações de estudo a serem realizadas?

Primeiro você aprende a estudar, dominando uma estratégia eficiente, em seguida realiza um controle rigoroso das suas ações de estudo, para ser capaz de detectar pontos falhos na sua preparação e entrar em um processo de melhoria contínua, para então entrarmos na terceira etapa desta visão geral dos seus estudos.

E esta etapa é justamente a continuidade.

A aprovação faz parte de um processo, que possui um tempo de maturação do estudante até que ele se torne capaz de conquistá-la, com uma certa naturalidade.

E isso só acontece com o tempo adequado de preparação.

Não existe fórmula mágica, nem podemos afirmar um tempo certo.

Até porque todos nós somos diferentes, com capacidade intelectual diferente, tempo disponível para estudar variável, cada um com seus problemas e sua rotina de vida para cuidar.

O que nós temos, é um cálculo baseado em estatística, que afirma que geralmente se leva um tempo que pode variar de seis  meses até um ou dois anos para se conquistar a primeira aprovação.

Porém isso é muito relativo e variável, pois vários fatores influenciam nesta equação. O edital do concurso desejado por você pode demorar mais de um ano para ser publicado, por exemplo. Eu particularmente não gosto de especular sobre tempo de aprovação. Eu sou da linha que afirma que você deve fazer o melhor com os recursos à sua disposição.

O ideal é traçar um plano de estudos bem feito, que seja adequado à sua realidade, e segui-lo à risca. E essa persistência controlada, no tempo certo vai te permitir conquistar a sua aprovação.

 

Resumo

Muito bem, estamos chegando ao fim de mais um episódio do nosso podcast. E mais uma vez, nós focamos em conteúdos essenciais para que você conquiste a sua aprovação mais rápido em qualquer prova de concurso público.

Que tal nós darmos uma pequena repassada em tudo o que vimos hoje?

  • O primeiro assunto da nossa conversa de hoje foi sobre um ponto chave da sua preparação, uma estratégia adequada de estudos. E ela é importante por que vai te permitir aprender mais rápido e melhor tudo o que você estudou.
  • Além disso ela te proporciona memorizar o conteúdo estudado e a realizar provas também. E o mais importante, a estratégia de estudos proporciona controle. Você aprende a controlar o seu tempo de estudos da melhor maneira possível, além de monitorar o seu desempenho durante esse período de preparação.
  • Lembre-se que nós somente conseguimos melhorar aquilo que conseguimos controlar. E um estudante sem controle é um estudante perdido.
  • E para finalizar, eu foquei na importância da continuidade de você ter continuidade nos estudos. Você por acaso já ouviu a máxima: “Concurso não se faz para passar, mas se faz até passar! Isso significa que você deve se preparar mental, física e emocionalmente para um período de preparação que pode passar de um ano. E para suportar estudar por tanto tempo, você precisa desenvolver a disciplina necessária para não desistir. Estudar deve se tornar tão natural quanto comer, ou ir ao banheiro. Esse é o grande segredo dos aprovados.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Mestre em Concursos  no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de Apoiadores do Dicas Curtas?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Mestre em Concursos!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This