Ouça agora este podcast!

“109 Profissões do Mercado Financeiro: certificações bancárias e de seguro e crédito”

As profissões e certificações do mercado financeiro ganham maior força no Brasil a cada dia. Elas englobam um conteúdo abrangente e bem detalhado, focado para cada área específica que o profissional deseja atuar. Além disso, cada certificação apresenta um status que funciona como um selo de qualidade.

Se você já pensou em trabalhar em finanças, com certeza quis fazer algum desses exames. Conhece o CPA? E qual sua diferença para o CGA? E quais são as outras possíveis certificações? É sobre isso que vamos tratar hoje!

Nesse podcast vamos tratar das profissões e certificações bancárias, de seguro e de crédito e no próximo podcast vamos tratar das profissões e certificações do mercado de capitais.

Eu sou Phillip Souza, o expert em Finanças e Investimentos do Dicas Curtas e todas as semanas apresento o Investidor Inteligente, o podcast que te traz informações relevantes, orientações valiosas que podem te ajudar a usar bem o seu dinheiro, seja para solucionar problemas ou potencializar sua vida financeira, de modo que você possa construir seus resultados de forma financeiramente saudável com foco em qualidade de vida, aproveitando bem o presente e sempre cuidando do futuro, transformando-se em um investidor inteligente.

 

Assine agora gratuitamente esse podcast, não perca nenhuma dica, fique por dentro com todas as informações e acompanhe todas as semanas o Investidor Inteligente do Dicas Curtas.

 

No mercado financeiro, por ser um setor de alta performance, as empresas demandam uma alta qualificação dos profissionais, e junto com isso é um mercado que costuma concentrar grandes remunerações e trabalhadores muito qualificados.

Além de uma boa formação, é praticamente imperativo que o profissional tenha qualificações extras. As certificações são uma dessas qualificações extras que são quase um pré-requisito para atuar nas profissões correspondentes. Além de indicarem que o profissional é dedicado e tem aquela habilidade, fornecem um aprendizado muitas vezes bastante especifico.                                        

Para facilitar nosso entendimento, vamos dividir as certificações em 3 partes: nesse podcast vamos tratar das certificações bancárias e das certificações de seguro e crédito e no próximo podcast vamos tratar das certificações do mercado de capitais.

 

CPA-10 – Certificação Profissional ANBIMA série 10

A CPA-10 é a prova mais realizada no mercado financeiro. Essa prova tem por objetivo atestar o conhecimento de um profissional quanto ao conhecimento do mercado financeiro em geral. A prova é realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, uma agência auto reguladora do mercado financeiro) e certifica os profissionais para atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

 

Para simplificar: TODOS os gerentes bancários precisam ter no mínimo a CPA-10.

 

A prova da CPA-10 possui 50 (cinquenta) questões e tem um período de 2 horas para ser concluída. Para que o candidato seja aprovado é necessário obter no mínimo 70% de aproveitamento. Essas questões são divididas em 7 capítulos.

É uma certificação relativamente fácil de ser conseguida. No próprio site da ANBIMA tem material gratuito para estudo e basta estudar direitinho que é bem tranquilo de obter a certificação.

 

CPA-20 – Certificação Profissional ANBIMA série 20

Como o próprio nome sugere, a CPA-20 é uma prova superior a CPA-10. Assim como a certificação anterior esta é uma prova de conhecimentos específicos da área bancária que tem por objetivo certificar profissionais para atuarem na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais. A CPA-20 assim como a CPA-10 é obrigatória para os profissionais que atuam tanto em agências bancárias como plataformas de atendimento.

Perceba que a diferença é basicamente que a CPA-20 são profissionais capacitados a trabalhar no segmento de alta renda enquanto a CPA-10 não.

A prova da CPA-20 é um pouco mais difícil e possui 60 (sessenta) questões, o prazo para a sua realização é de 2 horas e 30 minutos. O que não muda em relação a prova da CPA-10 é a média de acertos, que continua sendo de 70%.

Vale lembrar também que todas as funções realizadas por um profissional CPA-10 também podem ser realizadas pelo profissional certificado pela CPA-20.

 

CEA – Certificação para Especialista em investimentos ANBIMA

A CEA assim como a CPA-10 e a CPA-20 é um prova de conhecimentos específicos da área bancária. A grande diferença é que esta prova é voltada para profissionais que assessoram gerentes de contas de investidores e não para quem atende o público em geral. Você costuma encontrar pessoas que têm essa certificação, na figura do consultor de investimentos do banco, que assessoram os gerentes.

Os profissionais com CEA são autorizados a indicar produtos de investimento disponíveis na instituição bancária que trabalham. Além disso, não custa lembrar que quem tem a CEA pode exercer qualquer função que exija a CPA-10 ou a CPA-20 assim como as que exigem a própria CEA.

A CEA tem 70 questões das quais o candidato tem 3 horas e 30 minutos para acertar 70% delas.

 

CGA – Certificação para Gestores de recursos de terceiros ANBIMA

A CGA é a prova para quem quer desempenhar atividades de gestão profissional de recursos de terceiros. Essa certificação é obrigatória para todos que querem ser gestores de fundos de investimento. Diferente da CPA-10, CPA-20 e CEA em que os exames acontecem com grande frequência (CPA-10 acontece diariamente nos grandes centros), os exames da CGA acontece apenas quatro vezes ao ano.

Quando falamos das certificações proporcionadas pela ANBIMA nenhuma delas tem pré-requisito. São provas abertas ao público e qualquer pessoa pode fazer. As diferenças é que profissionais associados (aqueles que já trabalham em uma instituição financeira) tem desconto para fazer a prova e a reciclagem, a atualização tem um tempo maior: para quem é apenas aprovado precisa se atualizar a cada 3 anos, enquanto quem trabalha em instituição financeira e tem vínculo comprovado, precisa realizar a reciclagem a cada 5 anos.

Quanto ao nível de dificuldade a coisa por aqui é bem mais radical: enquanto a CPA-10 tem 50 questões, a CPA-20 tem 60 questões, e a CEA tem 70 questões, no total a CGA tem 120 questões: 60 para cada um dos dois módulos!

 

Exame para Habilitação de Corretores de Seguros

A prova da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é obrigatória para todos os corretores de seguros. A corretagem de seguros (devido a imensidão de produtos disponíveis) é um dos ramos que mais cresce no Brasil.

Como a grande maioria das certificações, para fazer a prova você deve ter o ensino médio completo e ser maior de idade. São 4 provas no total realizadas em 4 dias seguidos – essa é a chamada “SUSEP plena” ou “SUSEPona”. Uma variação é que se você não quiser atuar em todos os ramos (seguros de automóveis, por exemplo) são apenas dois dias de prova sobre Capitalização e Vida e Previdência: essas duas provas são o requisito mínimo para que você tenha a habilitação junto a SUSEP – essa é a chamada “SUSEPinha”.

 

Certificação FEBRABAN

Esta prova é realizada pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos); ela é obrigatória para aqueles que desejam se tornar correspondentes bancários.

Existem três áreas distintas: consignado; credito direto ao consumidor; financiamento de veículos. Existem diversas variações dessa prova. Algumas versões habilitam apenas para determinado ramo; já outras são completas, habilitando para todos os ramos.

Uma vez certificado, a aprovação tem validade de três anos.

 

Certificação ABECIP

As variações da prova da CA (Certificação ABECIP) são oferecidas pela ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). Essa prova está entre as principais certificações do mercado financeiro de crédito imobiliário. É o pré-requisito básico para os profissionais que desejam atuar como correspondentes de crédito imobiliário junto as instituições financeiras. São 3 modalidades:

  • CA-300: é o pré-requisito básico para os profissionais que queiram atuar como Correspondentes de Crédito Imobiliário junto as instituições financeiras (normalmente imobiliárias);
  • CA-400: é a prova para os profissionais que trabalham em agências bancárias e plataformas de atendimento de clientes em operações de credito imobiliário;
  • CA-600: é a prova que é pré-requisito básico para a comercialização de produtos de crédito imobiliário.

 

Certificação ANEPS

A certificação da ANEPS (Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País) é uma prova obrigatória para as financeiras e distribuidoras de crédito e também é uma das principais certificações do mercado financeiro devido ao número de profissionais certificados. Sabe aquele pessoal que aborda as pessoas na rua oferecendo crédito? Este profissional deve ser obrigatoriamente certificado pela prova da ANEPS.

Assim como as demais provas para os correspondentes bancários, a ANEPS (para correspondentes de financeiras) também certificam os profissionais em diversos ramos: consignado; veículo e crédito direto ao consumidor (CDC); imobiliário; completa; agrícola; microcrédito.

Esta certificação é uma exigência do Banco Central em sua Resolução 3.954/2011 que regulariza a atuação de todos os profissionais correspondentes no país.

 

Espero que tenha gostado desse episódio! No podcast de hoje tratamos das principais certificações bancárias, de seguros e de crédito. E no próximo podcast vamos continuar com o assunto falando das certificações do mercado de capitais como agente autônomo de investimentos, certificações para analistas de investimentos e outras mais, além de aprofundar alguns entendimentos e também quero te dar um alerta muito importante ao final de todo esse conhecimento adquirido com esses dois episódios. Continue acompanhando!

 

Se você gostou curta, comente e compartilhe nossas publicações do Dicas Curtas nas redes sociais. Ficou com alguma dúvida? Me procura lá no grupo do Investidor Inteligente no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Investidor Inteligente no Spotify e no Deezer

 

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

 

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

 

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

 

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica!

 

Aqui é Phillip Souza, o Investidor Inteligente!

Investidor Inteligente do Dicas Curtas

Pin It on Pinterest

Share This