Ouça agora este podcast! “033 Quais os principais canais para aquisição de novos clientes para seu negócio?”

No último episódio comentei sobre a empresa que foi à falência por utilizar apenas um único canal de aquisição para atração de audiência para seu negócio: o Facebook.

Mas como evitar que isto ocorra também com o seu negócio?

Você conta apenas com o Facebook ou Instagram para conquistar novos clientes?

Para que você não caia na armadilha de utilizar apenas um canal de aquisição de tráfego ou clientes, vou apresentar neste episódio os canais que considero relevantes que você pode utilizar para seu negócio.

 

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e também para conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Antes de iniciarmos o episódio de hoje, gostaria de contar com sua a participação neste podcast!

Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma mensagem de áudio com uma dúvida para que eu possa respondê-la nos próximos episódios.

Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio para o whatsapp de número: (o ddd é…)61 – 98151-1651.

Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital.

Então vamos para o que interessa!

 

O que são canais de aquisição?

Um canal de aquisição refere-se a um meio de atração de clientes, que pode ser on-line ou off-line.

Porém como estamos aqui abordando estratégias usando o marketing digital, vou me referir aqueles canais utilizados pelas empresas para conseguir novos visitantes, leads e clientes, usando as ferramentas disponíveis na internet para este propósito.

Porque diversificar os canais de aquisição?

Bom… no começo deste episódio já expliquei o motivo, porém vale a pena reforçar este ponto.

Além de evitar os riscos quando se depende apenas de uma única fonte de tráfego, ainda aproveita a oportunidade de entrar em contato com outros públicos, em diferentes estágios de compra e de interesse, com grande potencial de consumo do seu produto ou serviço.

Então vamos comentar os principais canais de aquisição a partir de agora:

1 – Site e Blog

O primeiro canal de aquisição que recomendo a todo e qualquer negócio atual é a criação de um site com blog.

Mas porque não apenas um site com as principais informações?

Veja bem…

Se você possui uma marca já consolidada no mercado e tenha conseguido adquirir o domínio idêntico ao nome da sua marca, isto já garantirá a você um excelente canal de aquisição.

Porém apenas isto não é suficiente!

Você precisa ter um blog neste site.

Para explicar o motivo desta necessidade, vou dar um exemplo:

Se você quer fazer um delicioso prato, que provavelmente viu em algum canal de culinária, você vai entrar no Google e pesquisar por esta receita.

Provavelmente usará algum termo de pesquisa que tenha como resultado a informação que você procura.

Algo do tipo: “receita de pudim de coco” ou “como fazer pudim de coco”.

Ao criar um blog você poderá criar artigos que tenham como tema exatamente estas expressões de consulta, e aproveitar a oportunidade ser encontrado através da pesquisa orgânica do Google, ou seja, aquelas que não gera custos para seu negócio.

2 – Facebook

Ok, tudo bem!

Falei mal dele no episódio anterior e no início deste aqui.

Mas não vamos negar que o volume de pessoas que acessam diariamente o Facebook é extremamente grande, o que pode “sim” ajudar você na aquisição de novos clientes para seu negócio.

Ele oferece inúmeros recursos para ajudar você a ter mais alcance e a conseguir um maior número de visitantes para seu negócio.

Lembre-se que é através do Facebook Ads, a ferramenta de anúncios do Facebook, que você poderá fazer anúncios tanto para os usuários desta Rede Social, quanto para os usuários do Instagram.

3 – Instagram

Acho que não preciso me aprofundar demais aqui neste canal de aquisição, porém o que faz ele se tornar tão relevante é a capacidade de envolver e viralizar comunicações com forte apelo visual.

A criação de histórias no Instagram ainda permitem você engajar os seus seguidores e entregar links específicos, o que não é possível através de postagens normais.

Eu falei “ainda” porque eles podem decidir mudar isso de uma hora para outra!

Já através das postagens tradicionais não é possível enviar links, pois eles não poderão ser copiados ou clicados.

Para isto você pode colocar o seu site ou a url que desejar nas informações de perfil da sua conta!

4 – LinkedIn

Esta é uma rede social que vem cada vez mais sendo explorada em estratégias de Marketing Digital.

O perfil do público é diretamente associado a profissões e negócios, o que se torna muito vantajoso para quem oferece produtos ou serviços para clientes neste perfil.

5 – E-mail

O bom e velho e-mail que hoje muitas vezes é deixado de lado, ainda é com certeza uma das formas de aquisição de clientes.

Entregando conteúdos gratuitos em troca do e-mail, você aumenta de forma consistente a sua base de clientes e garante um contato direto com seu lead.

6 – Google Adwords

Assim como o Facebook possui uma ferramenta de anúncios, o Google também possui a sua.

Através do Google Adwords, é possível você fazer o uso de palavras-chaves específicas para alcançar o público ideal para seu negócio.

Invista também no Adwords para aquisição de novos clientes com interesse em consumir seus produtos e serviços.

 

7 – Sites afiliados ou parceiros

Uma grande oportunidade de conquistar novos clientes está atrelado a outros sites parceiros, que venham a gerar tráfego e demanda para seu negócio.

Esta estratégia é muito bem-vinda, pois a recomendação tem uma força muito grande na hora do possível cliente fechar um negócio com você.

Imagine que seu carro está apresentando um problema e você recebe a indicação de um mecânico que já resolveu o mesmo problema no carro de outra pessoa.

Dificilmente você perderá tempo buscando alternativas para solucionar seu problema, não é verdade?

Então busque através de sites parceiros, ou aqueles que abordam temas relacionados a solução que você oferece, a oportunidade de publicar seus artigos lá ou estabelecer algum tipo de parceria em troca da recomendação de seus produtos ou serviços.

8 – Chatbot’s

Uma alternativa que vem ganhando força de forma explosiva, são os chatbot’s!

Basicamente refere-se a um suposto “robô” que interage via mensagens com uma pessoa específica.

Na verdade, é uma implementação lógica de uma sequência de mensagens, que visa levar o leitor a tomar uma decisão, seja para consumir um conteúdo ou comprar algo.

 

Use os canais de forma estratégica

Bom…

Estes são os canais que considero mais relevantes para as ações que envolvem a aquisição de clientes usando o Marketing Digital.

Porém fica um alerta: utilize estes canais de forma estratégica, para que não perca tempo demais se preocupando com questões operacionais e deixe de lado o seu principal objetivo, que é “Vender”.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

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Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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