Ouça agora este podcast! “007 Qual melhor exercício para emagrecer”

Hoje vou falar para você no nosso episódio 7 sobre qual o melhor exercício para emagrecer.

Qual melhor exercício para emagrecer?

Várias pessoas me perguntam qual o melhor exercício para emagrecer?

O melhor exercício para emagrecer é aquele em que você conseguirá dar continuidade nos treinos por vários meses e anos, mantendo uma rotina.

Utilizo a seguinte tática quando vou montar a rotina de exercícios dos meus alunos: monto uma rotina variando os estímulos mas principalmente respeitando a disponibilidade de tempo de cada um, sem alterações drásticas.

Exemplo

Por exemplo: se você tiver disponibilidade de ir a academia 3 vezes por semana sem fazer grandes esforços é melhor que se propor a fazer todos os dias, modificando totalmente sua rotina.

A longo prazo essa brusca modificação de rotina pode não ser sustentável.

Sempre procuro mesclar atividades aeróbicas com exercícios de força como a musculação.

Além de conseguirmos evoluir de forma mais saudável todas as capacidades físicas, a variação tira a monotonia do exercício favorecendo a regularidade.

Volume e intensidade das atividades

Outro ponto fundamental é o volume e intensidade das atividades escolhidas.

No início, movidos pela empolgação e ansiedade, é normal um excesso de treino.  

Isso leva o aluno a uma fadiga exagerada após 3 ou 4 dias, extrapolando seus limites, obrigando a descansar e quebrando novamente a rotina.

É muito importante também para manutenção da rotina respeitar e dar tempo ao corpo para ele se adaptar às novas atividades.

Não podemos negligenciar os intervalos de recuperação após cada sessão de treino, afinal, para conseguirmos os nossos objetivos temos que seguir uma regra básica da atividade física que é: treinar, alimentar e descansar.

Repetindo este ciclo inúmeras vezes.

Até com 20 minutos de atividade por dia já podemos conseguir resultados significativos desde que haja regularidade.

Com uma boa orientação em relação ao volume e intensidade teremos a longo prazo todos os benefícios da atividade física, inclusive o emagrecimento.

Sugestão de treino para alcançar seus primeiros resultados

Veja uma sugestão que atende a maioria, e com o qual já é possível colher resultados: duas vezes por semana, exercícios com pesos por 30’ a 40’ seguidos por 20’ a 30’ de um treino intervalado intensivo ou HIIT.

No final de semana um treino aeróbio com duração de 1 hora aproximadamente.

Dessa forma conseguimos ganhar mais massa muscular e melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, automaticamente acelerando o metabolismo fazendo com que nosso peso diminua.

Para quem tem apenas o final de semana para fazer atividade física, já existem estudos que comprovam que duas vezes por semana, mesmo que de forma consecutiva – no caso sábado e domingo, já teremos consideráveis benefícios para saúde.

Para intensificar os resultados, é importante mesclar atividades com peso e aeróbicos.

E não se esqueça de conciliar atividade física e dieta em busca dos objetivos, afinal, sua constituição corporal dependerá muito mais do que você come do que a quantidade de exercícios que você faz.

Como começar o ano motivado | O Cara da Academia

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