Ouça agora este podcast! 

“016 Qual o tempo adequado de estudo para passar em um concurso?”

Embora seja impossível estimar com precisão o tempo adequado de estudos para se conquistar a primeira aprovação em um concurso público, essa questão é uma dúvida muito comum entre os estudantes.

Hoje abordaremos um dos temas mais intrigantes e desafiadores na preparação para concursos públicos: O tempo diário de estudos e o tempo que leva até a primeira aprovação.

Qual a quantidade de horas diárias de estudos que são necessárias para ser aprovado em um concurso?

Na verdade, não existe uma resposta exata para essa pergunta.

Ela pode ser influenciada por uma série de fatores. Porém, entre eles, podemos destacar, principalmente, o nível de dificuldade do concurso e a quantidade de matérias a serem estudadas. Embora muitos estudantes tenham a ideia fixa de que devemos estudar no mínimo duas horas por dia para ser aprovado, na prática a coisa não funciona assim. Existem ainda os casos de estudantes que assistem a 4 horas de aulas no cursinho preparatório, depois passam mais 2 horas estudando em grupo, para, por fim, realizar 2 horas de estudo individual.

Considerando que neste período estão inseridas as pausas para o café, lanche, idas ao banheiro e até o descanso. Se formos calcular as horas efetivas de estudo, ou horas líquidas de estudos, como alguns gostam de classificar, esse tempo chegaria a no máximo 2 ou 3 horas. O fato é que a sua maior preocupação deve estar na qualidade das suas horas de estudo, e não na quantidade de horas por si só.Obviamente, quanto mais tempo disponível você tiver para estudar e aproveitá-lo de forma produtiva, melhor para você.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre em Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

 

Agora, vamos para o que interessa!

 

Estudo e vida pessoal

É difícil estabelecer uma quantidade ideal de horas de estudo sem considerar as particularidades individuais de cada estudante. Existem pessoas que trabalham, alguns frequentam academia, tem seus compromissos religiosos e sociais. Um aspecto também importante é a questão do estudante ser casado ou não, com filhos. Perceba que todas essas circunstâncias tem a sua influência direta no tempo disponível de estudos. Cada uma dessas atividades ou características consomem uma certa quantidade de tempo todos os dias.

Apesar de ser unânime que, se você tomar a decisão de começar a estudar para concursos e estudar de forma massiva, será necessário abrir mão de muita coisa. Não significa que você deve abandonar em definitivo a sua vida social, convívio familiar ou momentos de lazer, não é isso. Mas você terá que priorizar algumas atividades em detrimento de outras, principalmente se o seu tempo é escasso. A verdade é que não dá simplesmente para deixar de ser pai, mãe, marido ou esposa, só porque decidiu começou a estudar.

Deixar de viver para estudar é uma atitude radical e pode ter consequências. Eu não recomendo essa prática, porém há quem a defenda e eu respeito. O ideal é que você encontre um ponto de equilíbrio, com planejamento e organização.  Eu aprendi com um dos meus mentores, o William Douglas, um dos maiores especialistas em preparação para concursos do Brasil, que não existe uma quantidade máxima nem mínima de horas de estudo por dia. Você deve estudar o máximo que você conseguir, com o mínimo aceitável de qualidade nos estudos, mantendo o equilíbrio entre todas as áreas da sua vida.

Obviamente, quanto mais tempo você tiver, melhor para você. Não são raros os casos de pessoas que trabalham e estudam para concurso. Isso também afeta a quantidade de horas que você tem para estudar. A grande maioria não tem como abrir mão do trabalho e ficar só estudando, sem prazo certo para ser aprovado. O ideal é sempre fazer o seu tempo disponível para estudar render o máximo.

 

Sistema de progressão dos estudos

Uma técnica que funciona de forma muito similar a quando somos iniciantes em uma academia para a prática de musculação. Quando começamos a “malhar” o professor sempre nos pergunta se estamos praticando alguma atividade física. E se estivermos levando uma vida sedentária, sempre começamos com uma série de exercícios bem tranquila, com peso leve e poucas repetições. E a medida que nós vamos superando essa carga mais leve, o professor aumenta o peso e também a quantidade de repetições.

E se você continuar mantendo o ritmo, chegará o tempo em que passará a executar exercícios mais avançados com aparelhos pesados. E dessa maneira você progride de forma gradual. Da mesma maneira, você deve conduzir os seus estudos. Se você nunca estudou, comece aos poucos.

Acostume-se a se concentrar na leitura, a resolver questões. Vá aumentando o seu tempo de estudos diário até o máximo que você consiga manter um alto nível de produtividade. Além disso, você pode começar pelas matérias mais fáceis para você, e, conforme você for aprendendo a estudar, parta para as matérias mais complexas. E você deve começar os seus estudos com o máximo de antecedência possível, antes mesmo da data de publicação do edital.

Crie um cronograma de estudos semanal até o lançamento do edital, e depois que ele for publicado, busque informações sobre a banca organizadora, analisando editais e provas anteriores para se acostumar com o seu estilo.

 

Faça um roteiro de estudos

Quando se fala no tempo que falta até a data da prova, poucas coisas são mais importantes do que manter a consistência nos estudos. Não importa se você tem muito ou pouco tempo para estudar todos os dias, mas sim se você caminha na direção correta. E o seu norte é o edital do concurso, que deve ser lido com toda atenção. 

Ele mostra as matérias que serão cobradas na prova, mostra o estilo de prova ( se é certo ou errado ou múltipla escolha), mostra também a quantidade de questões e o tempo de prova. Faça o seu roteiro de estudos baseando-se nessas informações. Monte o seu cronograma e anote em uma planilha, ou até mesmo em uma agenda, fazendo um controle, preferencialmente, semanal. Manter contato constante com esse planejamento dará a você uma melhor percepção de como será a sua semana, em termos de compromissos de estudo e vai te ajudar a organizar o seu tempo. 

Assuma o compromisso consigo mesmo. Isso não vai funcionar se você não levar a sério. Use o seu tempo com responsabilidade e com seriedade. Lembre-se, tempo de estudos é para estudar e não para navegar na internet, usar as redes sociais ou, até mesmo, ir ao banheiro. Para isso existem os momentos apropriados e os intervalos de estudos. 

Você pode reservar um tempo para usar as redes sociais e outras tarefas no seu dia, sem se esquecer de que tudo é uma questão de prioridades. Eu costumo colocar alarmes em momentos importantes, que exijam atitude e concentração para atingir determinado objetivo. Geralmente eu programo 3 alertas, com o seguinte título: “Estou me ocupando ou produzindo?” Esses alarmes me fazem refletir em como eu estou usando o tempo que reservei para aquela tarefa tão importante para mim.

 

Resumo:

  • E nesse episódio nós aprendemos qual o tempo de estudos adequado para passar em um concurso.
  • Além disso, nós vimos também que esse tempo não é engessado e varia de estudante para estudante. Portanto não existe uma resposta exata nem uma fórmula secreta para essa situação. Pois cada um tem as suas próprias particularidades e compromissos individuais.
  • Nós falamos também sobre 3 pontos importantes que devem ser considerados na hora de definir o seu tempo de estudos. O primeiro deles diz respeito a questão de conciliar os estudos e a sua vida pessoal. E você aprendeu que essa questão é impactada diretamente pela sua rotina diária. Ou seja, como você usa o seu tempo no decorrer do dia.
  • Além disso, existem questões importantes a serem consideradas, como o fato de você trabalhar, se é casado ou não, ou ainda se possui filhos. E nós vimos que você não precisa abandonar em definitivo a sua vida pessoal, mas, sim, priorizar as suas atividades para conseguir tempo para estudar. Estudando o máximo de tempo que você puder, com o mínimo de produtividade e qualidade de vida aceitáveis. A chave é o equilíbrio.
  • O segundo ponto que você aprendeu foi como implementar um Sistema de Progressão Dos Estudos. Ou seja, se você não está acostumado a uma rotina intensa de estudos, o ideal é começar devagar, e ir aumentando o seu tempo de estudos gradativamente. Nós fizemos um comparativo com a academia. O ideal é começar a malhar com pouco peso e com menos repetições. E, à medida que você for se acostumando, vai aumentando o peso dos exercícios e também o grau de intensidade.
  • Por fim, no último passo, nós vimos a importância de fazer um roteiro de estudos. Com dicas práticas e fáceis de serem implementadas. E você aprendeu que deve verificar alguns aspectos importantes antes de fazer o seu roteiro de estudos. Sejam eles, quanto tempo falta até a data da sua prova, análise do edital e manter a consistência nos estudos. Assim você consegue aumentar as suas chances de aprovação dia após dia.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência. E claro também através do Spotify e do Deezer. Assim você recebe uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!

Pin It on Pinterest

Share This