Ouça agora este podcast!

“019 Quantas horas de estudo por dia é o ideal para concurso?”

 

Se podemos apontar um mito sobre rotina de estudos para concurso, certamente a crença de que existe uma quantidade mínima ou máxima de horas de estudo por dia é uma das principais concorrentes ao título.

Neste episódio vou te responder a uma das maiores dúvidas dos estudantes, que é quantas horas de estudo por dia são necessárias para conquistar a aprovação em um concurso público.

E hoje eu quero te mostrar porque a resposta a essa pergunta pode fazer uma grande diferença para os seus estudos. Na verdade, não existe uma resposta fixa. Ela varia de acordo com a realidade individual, e vai depender de uma série de fatores. Como por exemplo, se você já estuda a algum tempo ou não. Se você já possui conhecimento sobre as disciplinas que serão cobradas na sua prova. Além disso, a quantidade de matérias a serem estudadas também tem grande influência. E, obviamente, um item muito importante também conta: O tempo disponível que você tem para estudar.

O tema do podcast de hoje é um divisor de águas, pois quanto você adquirir clareza sobre a quantidade ideal de estudos por dia que você deve empenhar no seu projeto de aprovação, você terá praticamente encerrado o seu ciclo de planejamento de estudos.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre em Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos para o que interessa!

 

Noção exata do tempo

A grande verdade é que não existe uma quantidade máxima ou mínima de horas a serem estudadas por dia. O tempo que você deve dedicar aos estudos diariamente varia muito. Você precisa entender que a resposta à pergunta feita no início desse episódio vem de uma noção que você adquire ao conhecer a sua realidade. E conhecer a sua realidade, significa basicamente levantar informações importantes sobre o seu concurso.

Alguns especialistas costumam estimar uma média tempo de preparo da seguinte forma: 

Para os concursos de nível médio, você deve estudar 2 horas por dia, durante aproximadamente 3 meses, é possível ser aprovado.

Já, nos concursos de nível superior, esse tempo sobre para 6 meses de estudo.

Para chegar a essa conclusão, são levados em consideração tanto a quantidade de matérias, quanto o seu nível de dificuldade nas questões de prova. 

Eu não concordo com essas conclusões, pois elas são muito genéricas.

Então durante todo esse episódio, eu vou te ensinar a estimar a quantidade ideal de horas de estudo para você. Assim, o seu planejamento será sólido e voltado para a sua realidade. Veja um cálculo simples para estimar quanto tempo você levará para finalizar, por exemplo, uma determinada matéria do seu concurso. 

Vamos supor que você tenha que estudar matemática para o seu concurso. Você adquiriu uma apostila que contém 100 páginas de teoria para estudar todo o conteúdo. Você consegue estudar 5 páginas a cada 1 hora de estudo e reservou 2 horas por semana para estudar matemática, então você estudará 10 páginas por semana. E se nós continuarmos o cálculo, você levará 10 semanas para finalizar o seu estudo teórico de matemática, ou algo em torno de 70 dias (um pouco mais de 2 meses).

 

Você já sabe estudar?

Saber estudar é fundamental para obter alto rendimento na prova e figurar entre as primeiras opções na classificação do concurso que você deseja obter a sua aprovação. O cálculo de horas é importante para estimar quando você finalizará todo o estudo teórico inicial e passará para a fase de aprimoramento, que serve para aumentar o seu nível de conhecimento e obter maturidade em resolver provas. Porém, toda essa teoria cai por terra se você estudar da forma errada. Pois, mesmo que você disponha de 10 ou 12 horas de estudo por dia, você renderá menos do que renderia se tivesse apenas 2 horas por dia e usasse esse tempo de forma estratégica.

Por isso é importante você acompanhar o nosso podcast e ouvir todos os episódios. No momento em que eu estou produzindo esse capítulo, nós estamos finalizando o módulo de planejamento. E a próxima etapa será focada em como ser mais produtivo nos estudos, ou seja, como aprender mais em menos tempo. Então, vamos voltar à pergunta inicial do episódio de hoje: Qual a quantidade ideal de horas de estudo diário?

A resposta é simples: “Depende”

E talvez você se pergunte: “Mas como assim?”

Não existe quantidade máxima, nem mínima de horas de estudo por dia.

Tudo vai depender da sua disponibilidade para estudar, da quantidade de matérias, do seu nível de conhecimento e se você já sabe estudar. Mas, se você ainda não se convenceu, o ideal é que você estude o máximo que você puder, com máximo rendimento e máxima capacidade de produtividade e com o mínimo aceitável de qualidade de vida. Sempre priorize o equilíbrio entre a sua saúde física e a sua saúde mental. 

Além disso, se for o seu caso, preocupe-se em manter a sua vida familiar em perfeita harmonia e permita-se momentos de lazer e diversão.

Afinal, você continua tendo uma vida mesmo sendo concurseiro.

 

O quanto você já sabe cada matéria a ser estudada

Agora você vai entender porque eu discordo da afirmação de que existe um tempo fixo para ser aprovado em um concurso (aquela afirmação de 3 meses para nível médio e 6 meses para nível superior). E talvez até concorde comigo. Vamos continuar falando sobre as suas particularidades individuais como estudante.

Seguramente, eu posso afirmar que você tem mais facilidade e aptidão para determinados conteúdos. E esse aspecto também influencia diretamente na sua quantidade de horas de estudo e você precisa levar isso em conta na hora de ajustar o seu tempo. Se nós voltarmos ao exemplo da matemática, quando nós calculamos um prazo de aproximadamente 70 dias para encerrar o conteúdo teórico. Imagine que você goste muito de matemática e que tenha facilidade em aprender. Sua velocidade de estudo poderia ser de 10 páginas por hora de estudo, ou seja o dobro do rendimento normal. E com 2 horas de estudo diário, o tempo total para finalizar matemática seria de 5 semanas, ou seja 35 dias (pouco mais de 1 mês). 

Por isso é importante considerar também o seu conhecimento prévio, ou a sua própria aptidão com as matérias a serem estudas na hora de escolher um concurso para você. E quando eu digo considerar, não quer dizer que você somente deva usar somente esse critério para escolher um concurso.

Nada disso, sempre respeite os seus sonhos e suas vocações na hora de escolher a sua futura profissão.

 

Meu tempo disponível de estudos.

Nos episódios anteriores dessa série sobre planejamento de estudos, nós falamos muito sobre como determinar o seu tempo disponível para estudar. Além de soluções práticas para aumentar esse tempo. E, de forma resumida, podemos afirmar que é tudo uma questão de organização e prioridades. 

Se você perdeu algum desses episódios, volte e ouça na sequência para aprender a ter um estudo organizado. Apesar do episódio de hoje ser voltado para os aspectos da quantidade de horas de estudo, e isso é sim muito importante. Mas eu me sinto responsável por fazer algumas ressalvas. Pois somente ocupar todo o seu tempo livre com atividades de estudo e viver no limite, por si só não garante a sua aprovação.

Quando eu falo em horas de estudo, eu gostaria que você considerasse esse tempo como de efetivo estudo, ou seja, usado somente para estudar. Tire do seu cálculo, o tempo em que você assiste às aulas ou passa arrumando o seu material de estudo. Desconsidere também os intervalos, idas ao banheiro e pausas para água ou café. Considere o seu tempo líquido de estudos. Além disso, sua preocupação deve sempre ser voltada para a qualidade dos seus estudos, pois não adianta você fazer um mau uso do seu tempo. 2 horas de estudo bem produtivas valem mais do que 6 ou 8 horas de estudos sem rendimento.

Obviamente, se você puder estudar 8 horas por dia com alto rendimento, melhor para você. 

 

Resumo:

Agora, é hora de resumir todo o conteúdo do nosso episódio de hoje.

  • E hoje, você aprendeu basicamente qual a quantidade de horas de estudos diário ideal para obter a sua aprovação em um concurso público, sob 4 aspectos.
  • O primeiro aspecto que nós vimos foi justamente sobre a noção exata do tempo, ou seja, como estimar quanto tempo de estudos será necessário para dar conta de cada uma das matérias. Onde nós, basicamente, calculamos esse tempo baseando-se na sua capacidade de absorção do conteúdo.
  • No segundo aspecto, você aprendeu a refletir sobre a importância de Saber Estudar da maneira correta e como isso influencia no seu ritmo de estudos. E foi nessa etapa que você aprendeu sobre a quantidade máxima e mínima de horas a serem estudadas por dia.
  • Logo em seguida, foi o momento de refletir sobre o quanto você já sabe sobre cada matéria a ser estudada.  Além do motivo pelo qual esse autoconhecimento impacta diretamente na sua velocidade no momento em que você estiver estudando.
  • E, para finalizar, você teve a oportunidade de aprender mais sobre o seu tempo disponível para estudar. Considerando o tempo líquido de estudos, você uma noção mais exata para realizar o seu planejamento e otimizar a sua rotina de preparação.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência. E claro também através do Spotify e do Deezer.

Assim você recebe uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br

Até a próxima semana!

Pin It on Pinterest

Share This