Ouça agora este podcast!“049 Quanto tempo antes devo começar meu treinamento para uma prova de ironman?

Olá pessoal, aqui é Renato Silva, O Cara da Academia do site dicascurtas.com.br e este é o nosso episódio número 49 e nele irei falar sobre o o início dos treinos para uma prova. Mas antes disso gostaria de te lembrar de seguir o nosso canal no spotify ou o grupo fechado no facebook. Lá você terá acesso a várias informações e textos sobre atividade física, acesso a outros ouvintes e também poderá esclarecer suas duvidas direto comigo. Então procure pelo Cara da Academia e solicite sua participação.

No início do ano a maioria dos triatletas de longa distância entram em algum tipo de programa estruturado de natação, ciclismo e corrida, ou até mesmo contrata um técnico ou compra algum plano de treinamento para iniciar seu treinamento Ironman.

Mas esta é realmente a época do ano para começar seu treinamento de triathlon Ironman? Você está começando tarde demais em janeiro, ou está sendo apressado e estará “esgotado” no momento em que sua prova chegar?

A resposta é: depende.

Por exemplo: Você esta inscrito em uma prova de Ironman em agosto. Se você já participou de outros eventos de Ironman e não deixou sua aptidão cair durante o período de entre safra, você tem uma base sólida. Então, para este atleta experiente e em boa forma, um pedido de construção da forma física focada em 12 a 16 semanas para um Ironman permite uma boa aptidão sem burnout. Contando a partir de agosto de forma regressiva, significa que o início de junho será o meu foco para a prova, e no início de abril eu vou começar a treinar mais direcionado.

Com essa perspectiva, parece excessivo passar janeiro, fevereiro e março fazendo treinos de de bike de 4 horas, acordando muito cedo. Ficando propenso a lesões fazendo treinos de 2 horas de corrida. Ou olhando para a linha azul no fundo da piscina nadando metragens exageradas.

Então, se você é um triatleta experiente com um Ironman pela frente, é melhor ser cuidadoso, mantendo-se descansado, evitando o desgaste e fazendo treinamentos mais livres e musculação.

Por outro lado, se você é um novato no Ironman, necessita ter foco de 12 a 16 semanas para o seu evento, e ainda precisará de mais de 8 semanas de treinamento básico antes desse ponto de partida. Então eu recomendo 16-20 semanas de treinamento , antes de sua prova, e não por essa razão apenas, um novato em Ironman deve começar a treinar o quanto antes, construindo uma base e desenvolvendo as habilidades necessárias para nadar, pedalar e correr com eficiência e economia.

Se você precisar de uma direção, fique à vontade para me enviar perguntas e não deixe de acessar os episódios anteriores do meu podcast.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no Itunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a melhorarem seus treinos. Caso fique com alguma dúvidas, me procura lá no grupo do Facebook O Cara da Academia, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast´s de sua preferência. E claro também através do Spotify! Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível, conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br

Até a próxima semana!

Como começar o ano motivado | O Cara da Academia

 

Pin It on Pinterest

Share This