Ouça agora este podcast!“066 Redes Sociais: Ainda vale a pena investir para meu negócio?”

Depois de tudo que aconteceu no último ano, você acha que ainda vale a pena investir em redes sociais para seu negócio em 2019? Tivemos o escândalo da Cambrige Analytica, mas as famigeradas Fake News tomaram a cena, não é verdade?

E como conseguir resultados em meio a toda essa mudança do comportamento do público, bloqueios de anúncios e muito mais? Tendo em vista estes e outros fatores, é necessário entender o que precisa ser ajustado e quais são as ações que produzirão os melhores resultados para seu negócio em 2019.

E é sobre isso o que vamos falar neste episódio.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

Os problemas das redes sociais

Não sei se ao olhar a timeline de sua rede social favorita, você chegou a notar uma certa quantidade de post’s de uma mesma celebridade sendo compartilhada por milhares de pessoas.

Porém analise com mais atenção…

O nome que aparece neste post é idêntico ou muito semelhante a de uma pessoa famosa!

Isso mesmo, eu disse “muito semelhante”!

Se você olhar com mais cuidado vai perceber que se trata de uma conta criada apenas para se passar pela pessoa real, dando a impressão de que ela está postando realmente tais conteúdos.

Isto tem provocando uma avalanche de Fake News por todas as redes sociais e claro que as elas estão em busca de soluções para este problema.

Lembrando o caso da Cabrige Analytica que fez com que o dono do Facebook fosse até o Congresso nos Estados Unidos dar esclarecimentos sobre o vazamento de informações, observamos que as redes sociais foram muito afetadas por causa dessas ocorrências.

 

Mas nem tudo está perdido

Toda essa confusão de certa forma educou e vem educando o público na hora de consumir algum conteúdo nas redes sociais. As pessoas estão mais resistentes a promessas milagrosas, matérias com chamadas apenas para caçar cliques e informações com forte apelo publicitário. Por outro lado, estão mais sensíveis a se conectar e reconectar em quem elas confiam, pois receberam algo de valor uma vez e passaram engajar com as publicações de quem já possuem um bom relacionamento.

Neste momento você tem a chance de criar grupos em torno do nicho que você atua, gerando empatia e aquele sentimento das pessoas em fazer parte de uma comunidade com objetivos comuns.

Assim poderá conhecer melhor o perfil dos seus clientes e entender como eles se comunicam, além de oferecer exatamente aquilo que eles desejam.

Os recursos que chegaram pra ficar

Stories pra lá… Status pra cá…

Independente do formato, estas informações geram uma necessidade imediata de visualizarmos os conteúdos antes que eles desapareçam, não é verdade?

Existe uma tendência de crescimento deste formato, com uma presença ainda mais forte de empresas que provavelmente irão usar e abusar com ofertas exclusivas por um tempo limitado de seus produtos ou serviços.

Um detalhe importante é o nível de engajamento que este formato gera é bem maior, em relação aos tradicionais post’s.

Agora falando do WhatsApp e Messenger, estes receberam dezenas, se não centenas de ferramentas para ajudar no atendimento ao cliente.

Apensar do uso mais difundido dos bot’s e a aplicação da inteligencia artificial para aumentar os resultados, ainda não foi possível achar a equação perfeita que elimine por completo o atendimento humano.

Mas podemos dizer que muita coisa já vem evoluindo com a possibilidade de filtrar as primeiras necessidades do público, deixando que chegue de fato até você os melhores clientes.

 

Desafios para anunciar

Fazer anúncios em redes sociais sempre foi algo bastante difundido em quem busca alternativas para seus negócios usando o Marketing Digital.

Porém as coisas vêm ficando cada vez mais difíceis, seja por causa do aumento do custo ou da rigidez sobre o que se deseja divulgar.

No Facebook por exemplo, os bloqueios de contas e de anúncios estão cada vez mais recorrentes, tirando o sono das pessoas que gerenciam anúncios na plataforma.

Seguir estritamente as regras e pensar fora da caixa para alcançar o público se tornou uma habilidade básica para quem deseja anunciar por lá.

Já no lado do Google Ads o custo por clique vem aumentando drasticamente, e é necessário ter bastante conhecimento com a ferramenta, além saber direcionar e otimizar da forma correta os seus recursos.

Para sair do meio de todo esse barulho é necessário investir em anúncios de forma consciente, levando em consideração conteúdos que proporcionem engajamento, discussões e gerem empatia com o público que se deseja alcançar.

 

A rede que cresceu de forma silenciosa

O LinkedIn evoluiu seus recursos e teve uma grande acessão no seu número de seguidores. O perfil do público foge do padrão das demais redes sociais e movimentam conteúdos muitas vezes inspiradores e motivacionais.

Por ser uma rede social voltada para profissionais, este ecossistema possui grandes personalidades do mundo de negócios e milhares de exemplos a serem seguidos. Este é o ingrediente que particularmente acredito que tenha sido um dos motivadores para o seu crescimento.

 

A comunidade quer fazer parte do seu conteúdo

E isso não é novidade! Lembra quando você ligava para a rádio e torcia para sua música favorita tocar?

Quem escuta músicas apenas através de seus aplicativos de streaming como Spotify ou Deezer, não sabem como é ouvir o apresentador falar seu nome com seu pedido musical!

É a mesma coisa do seu blogueiro favorito te agradecer por uma recomendação ou citar seu perfil nas redes sociais dele.

O que quero trazer aqui com este exemplo?

Quando sua empresa está comunicando em suas redes sociais, comentários e compartilhamentos podem ser oportunidade para você agradecer pontualmente uma recomendação ou uma informação valiosa que recebeu.

As pessoas querem fazer parte da história da empresa, querem ser mencionadas por que elas o veem como especialistas em algum tema que elas curtem.

Use isto ao seu favor e vai colher bons frutos!

O que fazer para meu negócio usando as Redes Sociais?

O básico funciona muito bem e não pode ser descartado!

Você deve estabelecer a presença de seu negócio através das redes sociais, com o objetivo de oferecer conteúdos valiosos e de extremo valor para o público que você quer alcançar.

Com sua presença estabelecida, busque conexão, empatia e descubra como oferecer conteúdos que ajudem a solucionar os problemas de quem estará seguindo você.

Lembre-se de que eles são impactados todos os dias por milhares de conteúdos que distraem e não entregam nenhum valor positivo para suas vidas.

Invista em produção de conteúdos através de Stories também e use de forma inteligente os recursos de mensagens para reduzir seus custos e tempo com atendimento.

 

Para finalizar…

Faça com que te vejam como um especialista no que você resolve, variando os formatos de conteúdo produzido.

Não fique gastando toda sua energia em maximizar o seu alcance, mas faça isso de forma sustentável. Invista de fato em gerar um engajamento mais real e transparente para alcançar os resultados de forma consistente e crescente.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

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Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

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Até a próxima semana!

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