Afinal, qual a relação desse quatro elementos?

No dicionário a palavra prosperidade vem definida como uma característica de quem é bem sucedido, rico e abundante.

O mesmo dicionário caracteriza as palavras rico e bem sucedido como um sujeito endinheirado, que possui muitos bens materiais e uma vida financeira estável.

Mas, será estamos certos em reduzir prosperidade a aquisição de patrimônio e capital financeiro?

Pra quem ainda não me conhece aqui é o Fábio Jones, ”O Cara da academia” do “Dicas Curtas” sou Personal Trainer, um entusiasta do comportamento humano e apaixonado pelo desenvolvimento pessoal, eu trarei pra você semanalmente um conteúdo valiosíssimo que vai ajudá-lo a cuidar da saúde, elevar sua autoestima e fazer de você uma pessoa mais saudável, entusiasmada e vibrante, tudo isso através de uma visão destrutiva sobre saúde, bem estar, exercícios e autocuidado.

Mas pra você aproveitar todo conteúdo que disponibilizarei, não deixe de assinar nosso podcast, assim você não perderá as dicas e recomendações que estão por vir.

E se você achar que esse conteúdo faz sentido pra você, curta, comente e compartilhe, dessa forma você ajuda o nosso podcast, leva nossas dicas a mais pessoas e me encoraja a trazer a produzir novos conteúdos.

Agora, vamos ao que interessa!

Ouça “105 Saúde, bem estar, autocuidado e prosperidade. Qual a relação desses quatro elementos?” no Spreaker.

Mas antes disso, vamos ouvir as palavras de quem domina bem esse tema meu colega aqui do Dicas Curtas Philip Souza responsável pelo quadro do Investidor Inteligente, e se você deseja se aprofundar no tema prosperidade e saúde financeira, não deixe de conferir o conteúdo do Investidor Inteligente, lá você encontrará um material valiosíssimo que vai ajudá-lo a cuidar das suas finanças.

E aí Fábio Jones, tudo bem?

Deixa eu preparar o palco para você. Como você disse, as pessoas costumam ligar prosperidade à dinheiro, bens, posses: e isso está parcialmente correto. Prosperidade financeira é uma das formas de prosperidade, da qual procuro abordar intensamente em meu trabalho como consultor e terapeuta financeiro e também no podcast do Investidor Inteligente, aqui do Dicas Curtas.

Mas vamos ampliar e esclarecer algumas coisas. Na verdade, prosperidade está ligada à abundância, e é um estilo de vida. A prosperidade é consequência da forma como eu penso, como eu me sinto e como eu me comunico. Até já tratei sobre isso no podcast do Investidor Inteligente.

Além disso, existem diferentes tipos de prosperidade. Por exemplo:

– Prosperidade amorosa é a capacidade de fazer o amor fluir na sua vida sem esforço;
– Prosperidade intelectual é a capacidade de fazer o conhecimento fluir na sua vida sem esforço;
– Prosperidade financeira é a capacidade de fazer o dinheiro fluir na sua vida sem esforço.

Prosperidade de ALGUMA COISA é a capacidade de fazer ALGUMA COISA fluir na sua vida sem esforço. Para isso, como eu penso, como eu me sinto e como eu comunico isso vai determinar se eu tenho, percebo e reconheço a prosperidade em minha vida, quaisquer que sejam suas manifestações. Portanto, PROSPERIDADE É PERCEPÇÃO. Percepção da vida ou de algum aspecto da sua vida, seja amor, seja dinheiro, seja conhecimento, seja espiritualidade, seja saúde.

E tem mais uma coisa – e isso é extremamente importante: prosperidade não é um local de chegada. PROSPERIDADE É UM PROCESSO. Enquanto você progride, evolui, você está prosperando no que quer que seja.

Resumindo:

Prosperidade é percepção (como eu penso, como eu me sinto e como eu comunico isso);
Prosperidade é fazer fluir alguma coisa em sua vida com facilidade
Prosperidade é um processo de progresso e evolução
Existe mais do que uma forma de prosperidade.

Ou seja, com esse entendimento, com essa clareza libertadora, todas as pessoas de alguma forma são prósperas (algumas mais do que outras em determinadas áreas), mas isso não significa que você, ouvinte dO Cara da Academia, não possa começar a prosperar em alguma área: basta progredir, evoluir e mudar sua percepção.

Tá claro isso? Agora é contigo, Fábio Jones!

Excelente.

Philip meu amigo, muito obrigado por sua contribuição e pelas sabias palavras.

Agora, trazendo um pouco para meu campo de ação, vamos lá!

Primeiramente quero que saibam que os conceitos que apresento, não são verdades absolutas nem tão simplistas que não possam ser considerados. Apenas refletem a minha concepção baseada em resultados e observação ao longo de minha breve existência.

Não busque por respostas, a ideia central é gerar um grande processo de reflexão trazendo mais  questionamentos se estamos fazendo as coisas certas para construir uma vida leve e abundante com saúde, paz, harmonia e é claro prosperidade.

Lance mão de tudo aquilo que lhe fizer sentido e desconsidere o que não lhe for útil.

Agora vamos viajar…

Volta e meia, pra não dizer que praticamente a todo momento, estamos nos questionando se somos prósperos ou se ao menos estamos marchando em direção a terra prometida, o que é genuíno, afinal prosperidade é o caminho natural da alma humana, tanto que, eu não seria capaz de lembrar de uma única pessoa que tenha me dito que não desejaria ser prospero.

Mas, será que de fato, nos estamos nos convertendo em pessoas mais prosperas?

Quem nunca, em algum momento, equivocadamente, comprou a falsa ideia de que ter dinheiro é a única prova de prosperidade?

Veja bem.

Em verdade, devemos reconhecer que o dinheiro é importante, mas que a prosperidade genuína também é composta por coisas cujo não se compra com ouro ou prata.

Imagine você aos 65 anos, com bens e recursos financeiros suficientes construídos através de uma jornada infeliz, sem qualidade de vida que lhe custou o preço de perder sua saúde, família e amigos, sendo bem honesto, nessas condições, você se classificaria como alguém que de fato tornou-se prospero?

Perdoem-me se eu parecer absolutista, à vista disso, a única coisa que conseguiríamos nessas condições seria dinheiro, claro, não podemos negar que dinheiro dá respaldo para a prosperidade, mas prosperidade não tem haver apenas com dinheiro.

Porque isso acontece?

Filosoficamente falando, acredito que prosperidade seja o produto da soma de uma relação harmoniosa entre todos os campos de nossa vida, que como resultado de gera um fluxo enérgico que nos leva a agir, pensar e sentir de acordo com leis naturais que regem o universo.

Sobre essas lentes, o maior equivoco que cometemos é acreditar que nos tornarmos prósperos quando alcançarmos determinado resultado, porém, uma vida de prosperidade é construída durante toda a sua jornada de maneira que possamos cumprir o nosso propósito.

É como disse meu colega Phillip no inicio do podcast prosperidade é um estilo de vida, e uma questão de mindset que nos permite que algo flua em nossas vidas e em definitivo, prosperidade não é um local de chegada. PROSPERIDADE É UM PROCESSO.

Mas Jones, afinal o que isso tem haver com autocuidado, saúde e bem estar?

Trazendo para o âmbito de minha área ade atuação é claro, não consigo enxergar prosperidade legítima onde não houver saúde e bem estar.

Em segundo lugar, saúde e bem estar estar diretamente ligados a dualidade corpo e mente que por sua vez são promovidas através do autocuidado como é o caso da atividade física, boa alimentação e o afastamento de hábitos nocivos.

Terceiro, a construção de um relação harmônica em todo os campos de nossa vida parte de uma organização inteligente para a estruturação de um estilo de vida mais assertivo, com padrões específicos de comportamentos que juntos nos darão as condições necessárias para trabalhar em função de construir abundância financeira, plenitude, saúde, paz e felicidade.

Ou seja construir estilo de vida mais assertivo, pautado no autocuidado demonstra o quão organizado e inteligentemente comprometido estamos na busca pela legítima de prosperidade.

Se você deseja tornar essa busca um caminho mais leve, saudável e harmonioso aqui vai a tríade do autocuidado para a promoção de sua saúde, bem estar para um equilíbrio entre corpo e mente.

  • Atividade física;
  • Boa alimentação;
  • Sono.

O equilíbrio entre esses três pilares oferecerá as condições necessárias para você se organizar em um nível mais profundo para trilhar seu caminho em direção a prosperidade.

De maneira bem prática, veja como esses três elementos tem grande influencia em nossa jornada de prosperidade.

Exercícios físicos

Nos dá força, resistência e mais disposição para encarar os desafios diários, preserva as nossas habilidade motoras básicas como caminhar, correr e saltar que em fases mais avançadas da vida, será nossa maior representação de que alcançamos a longevidade com autonomia, além disso, os exercícios físicos influenciam diretamente em nossa saúde mental, otimizando nossa capacidade cognitiva e o controle emocional, que influenciará diretamente em nossa capacidade de tomada de decisões e solução de problemas.

Se quiser saber mais sobre como os exercícios físicos influenciam nossa saúde mental, da uma conferida no episódio anterior de número #104 Exercícios físicos e saúde mental.

Alimentação

Uma alimentação de qualidade cria o ambiente ideal para o funcionamento perfeito de nosso organismo, fornecendo combustível necessário para o corpo e para cérebro, previne doenças, retardar o processo de envelhecimento, reduz o cansaço, e além disso, também influência em nossa capacidade intelectual, emocional e na qualidade de nosso sono que por sua vez nos converte em seres mais bem humorados, dispostos e felizes.

Sono

Fundamental para recuperação e reposição das energias, uma boa noite de sono nos da mais disposição para encara nossa jornada diária, além disso, um noite bem dormida libera hormônios que trazem benefícios para saude física, mental e ainda fortalecem o nosso sistema imunológico.

Bom, espero que essa pequenas informações sejam suficientes para que você compreenda que o autocuidado promove o equilíbrio entre esse três pilares que são fundamentais para que possamos ser nossa melhor versão em todos os papeis de nossa vida, como estudante, pai, mãe, profissional, filho, cônjuge ou amigo e é  dessa maneira que conseguiremos caminhar em direção uma vida abundante, de  saúde, paz, harmonia e muita prosperidade.

Busque encontrar um propósito, cuide de sua saúde, mergulhe no autoconhecimento desenvolva-se física, mental e espiritualmente.

Antes de qualquer coisa, lembre-se que todos os setores de sua vida dependem em primeiríssimo lugar de você, de sua plenitude física e mental.

Encare seu autocuidado como uma prioridade não com algo que seja prescindível.

Valorize a alegria, a felicidade, a satisfação e toda energia eletrizante de sua jornada em direção o caminho da prosperidade, pois o prazer decorre de de atos e não de aquisições.

Espero que tenham gostado do episódio de hoje!

Se esse conteúdo faz sentido pra você curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais.

Dessa forma você estará levando a mais pessoas a oportunidade de ter acesso a conteúdos que podem ajudá-las a construir um estilo de vida mais leve, saudável e harmônico.

E caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou queira opinar sobre nossos conteúdos corre lá no grupo do cara da academia no Facebook, seu feedback será muito bem vindo eu estarei a disposição para tirar todas as suas dúvidas.

Não esqueça de assinarnosso podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, e além disso você também pode encontrar O cara da Academia no Spotify e no Deezer.

E antes que eu me esqueça, sabia que você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, além disso, você terá acesso ao grupo de apoiadores no Facebook e receberá conteúdos especiais como acesso a lives exclusivas com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do cara da Academia!

Como começar o ano motivado | O Cara da Academia

Pin It on Pinterest

Share This