Ouça agora este podcast!“039 Saúde do idoso – aprenda envelhecer sem ficar velho!”

Você provavelmente conhece alguém idoso, já na quarta idade, acima dos 80 anos de idade. Isso está cada vez mais comum, já que o Brasil está se tornando um país de idoso feminino, isso mesmo, tô cansado de ver excursão de viúvas mas nunca vi excursão de viúvos. A esposa vive em média oito anos a mais que seu marido nos países longevos como Oknawa no Japão, Vilizabamba no Equador, Abcasia na Geórgia, Hunza no Paquistão, o único lugar que tem homens e mulheres longevos, acima de 100 anos na mesma proporção é em Sardenha na Itália.

Na década de 50 havia mais crianças do que adultos, hoje a realidade já inverteu, tem mais adultos que crianças abaixo de 14 anos, a pirâmide populacional estreitou a base devido a redução da taxa de natalidade, de mortalidade e o aumento da qualidade de vida da população adulta brasileira, segundo o IBGE . Estima se em 2050 seremos 2.2 milhões de idosos no mundo sendo que em 1999 éramos apenas 145 mil e a mão de obra jovem ficará cada vez mais escassa como nos países desenvolvidos da Europa, eu diria, opinião minha, que os motivos são outros, como infertilidade pelo uso crônico de anticoncepcionais, por opção sexual e por decisão pessoal de não ter mais filhos!

Mas afinal, será que estamos envelhecendo com saúde? O que mais mata no Brasil são doenças agudas ou crônicas? O que fazer para envelhecer sem as doenças modernas? Será que podemos retardar o processo de envelhecimento ou até mesmo envelhecer sem ficar velho?

Olá, aqui é Abílio Seronni, o Doutor Saúde, do dicas curtas e se você se identificou com alguma dessas perguntas, hoje você vai aprender dicas para envelhecer de forma saudável tanto no físico como no mental.

Então vamos lá!

Sabemos que envelhecer é um processo natural da vida, avaliamos a idade cronológica, registrada a partir da certidão de nascimento e avaliamos a idade biológica a partir de 44 marcadores, ou seja, você pode ter uma idade cronológica de 40 anos porém e uma idade biológica de 30 ou 50 anos. Tem gente que tem 40 anos de idade mas apresenta ter 30, com menos rugas, mais vigor físico, mais planos para o futuro enquanto encontramos pessoas com a mesma idade cronológica porém apresenta ter 50 anos de idade, com mais rugas, mais sedentárias que só falam conjugando verbos no passado, eu era, eu fiz, vivendo no passado. Existem pouquíssimas pessoas que vivem muito e com saúde, mas também existem milhares de pessoas que vivem muito com doenças! Pouquíssimas pessoas passam dos 80 anos de idade jogando bola, praticando exercícios físicos regulares e tem milhares de pessoas que passam dos 80 anos de idade acamadas, doentes, surdas, dependente das pessoas para irem ao banheiro, enfim, para sobreviverem. As pessoas deixaram de morrer por processos agudo como as infecções depois que inventaram o antibiótico e hoje morrem por processos crônicos como diabetes, hipertensão, cardiopatias, câncer, alzheimer e parkinsson.

Existe uma coisa chamada ”compressão da morbidade”, ou seja, o tempo que a curva da doença te leva pra morte. Hoje essa curva dura em média 20 anos, você vive dos 60 aos 80 com essas doenças crônicas, mas ela poderia ser apenas um ano, você poderia viver até os 79 anos gozando de uma vida esplêndida e fazer a curva dos 79 aos 80. Veja bem, o passarinho na véspera de morrer ele estava voando, o leão na véspera de morrer estava caçando, viveram cada minuto como se desprezasse a velhice e nós seres humanos também podemos viver como os animais.

Hoje vou te ensinar como ultrapassar dos 80 anos de idade sem as doenças modernas com simples dicas poderosas. Existe cinco marcadores fundamentais que devemos estar atento: temperatura do corpo, inflamação dos tecidos, quantidade de caminhãozinho que carregam a glicose no sangue chamada hemoglobina glicada, hormônios esteroidais e a porcentagem de gordura corpórea e para cada marcador vou dar uma dica fundamental para combater e prevenir.

Agora que você aprendeu os principais marcadores do envelhecimento,  agora, você vai aprender 05 dicas para envelhecer jovem.

Antes de falar das dicas, eu te pergunto: Você sabia que existe um ser vivo que é imortal? Isso mesmo, existe uma espécie de agua viva chamada Turritopsis dohrnii. Existe um marcador de vida já falado em outro episódio chamado telômero, no terminal do cromossoma semelhante ao filetinho do cadarço de sapato, a medida que envelhecemos, o telômero encurta, mas, assim como a célula cancerígena, esta água viva descobriu um jeito de estar sempre aumentando e renovando esse telômero, se tornando imortal perante a ação do tempo.

05 Dicas para envelhecer jovem

Dica 01:  Durante 5 dias consecutivos, ao acordar, antes de se levantar, afere sua temperatura corporal com um termômetro na boca, soma os resultado e divida por 5, o resultado tem que estar entre 36,6 a 37,1. Caso esteja abaixo, você apresenta hipotireoidismo e hoje vivemos uma epidemia de hipotireoidismo. Caso esteja baixo, suplemente com iodo, selênio e ferro e fuja da água clorada, fluoretada e do pãozinho que é rico em bromo, substância que competem com o iodo do corpo levando ao hipotireoidismo;

Dica 02: Em jejum pela manhã, corte um limão ao meio, jogue no liquidificador e bata com pitada de sal grosso marinho ou do Himalaia, acrescente 500ml de água e uma colher de chá de um tempero indiano, povo que menos tem infarto do miocárdio no mundo devido ao uso desse tempero, chamado curry, que é a mistura de açafrão da terra com pimenta do reino que aumenta a absorção significativa do açafrão, um poderoso anti-inflamatório natural, prevenindo das inflamações crônicas como lombalgias, artrites, artroses e bursites, ela diminui o marcador de inflamação crônica, a proteína C reativa (PCR), controla o nível de homocistína relacionada ao infarto. Também o uso de resveratrol encontrado na casca e na semente das uvas , o oleocantal encontrado no azeite de oliva extra virgem prensado a frio ajudam a desinflamar e a destruir as gorduras beta amiloides formadas no cérebro responsáveis pelo Alzheimer e Parkinsson. Não adianta introduzir anti inflamatórios naturais se você não substituir o óleo de cozinha de girassol, de milho, o Canola por óleo de coco, óleo de oliva ou de porco para cozinhar!

Dica 03: Tempere a comida sempre com alho e cebola, além de serem depurativa, diurética, antioxidante, anti inflamatória, rica em bioflavonóide como a quercetina e alicina, vitaminas do complexo B, vitamina C e A, potássio, selênio que protege desde a gripe até o câncer também contêm glucoquinina, por isso a cebola é chamada de insulina natural ou vegetal quando triturada, controla o nível de glicose no sangue, por isso a dica também é usar em sucos vermelhos ou limonada e para tirar o mal hálito, coma salsinha ou beba vinho após e para as mãos lave com sal grosso ou açúcar e para os olhos não lacrimejar, corte a cebola sempre em uma vasilha de agua ou abra a torneira e fuja sempre do doces em geral, aprenda a aprecia o sabor natural do alimento evitando envenenar com açúcares e adoçantes. Programar o seu dia para mais refeições , 6x/ao dia, isso diminui união da hemoglobina com a glicose prevenindo a formação  da hemoglobina glicada;

Dica 04: Programe seu despertador para dormir e acordar, faça atividade física regular, consuma banana, de preferência, banana verde que é rica em triptofano, precursora da serotonina, que é precursora da melatonina, o hormônio do sono, e, principalmente, aprenda a gerir o estresse, por aumentando o cortisol, diminui a produção da melatonina. Todos estes hábitos irão potencializar o seu sono promovendo melhora do controle hormonal sexual, que é a chave principal da longevidade saudável;

Dica 05: Consuma vinagre de maça com mel, uma colher diária, ajuda a controlar o seu nível de triglicerídeos, melhorando a sua relação entre os colesteróis;

Dica surpresa: Descubra e viva seu propósito de vida! Se você ainda não descobriu, eu já ensinei em episódios passados através da janela de Johari.

 

A lista dos principais suplementos utilizados na velhice você encontra no link da descrição.

link: http://seronni.com.br/lista-idoso-suplemento

Resumindo, preste bastante atenção e saiba que você pode envelhecer, mas com saúde!

Para aprofundar se no assunto, acesse nosso site www.seronni.com.br e adquira nosso livro, habittus seronni ou cadastre-se para o próximo workshop.

Se você ainda não se atentou que a doença não é um processo natural da velhice e sim reflexo de hábitos errados, de falta de nutrientes, deficiência na absorção, atrofia de órgãos que podem ser supridos, desequilíbrio do terreno biológico, somatização de maus pensamento e falta de propósito de vida, comece a prestar a atenção, comece a praticar as dicas que você vai aumentar sua longevidade com saúde.

Então, o que você achou dessas dicas, qual assunto você gostaria de saber mais a respeito?

Ficou com alguma dúvida? Me procure no grupo do ”O Doutor Saúde”, no facebook, pois estarei a disposição para esclarecer todas elas, e aproveite para segui lá.

Curta, comente e compartilhe usando o Itunes e assine este podcast no seu dispositivo Apple, através do aplicativo podcast ou no seu dispositivo android usando o aplicativo podcast da sua preferência, assim você fica sabendo sempre quando tiver um novo episódio, e é claro, estamos também no spotify e no dezzer.

 

Continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, o doutor saúde do dicas curtas.

E pra finalizar, aproveite para conhecer também o nosso time de experts, através do nosso site: www.dicascurtas.com.br

Um Abraço e até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This