Ouça agora este podcast!“041 Saúde do idoso – parte 3: mitocôndria, o motor da juventude!”bttf

Você provavelmente ouviu os dois últimos episódios, parte 1 da saúde do idoso onde eu falo como envelhecer sem ficar velho combatendo os 05 biomarcadores da velhice, e a parte 2 onde eu falo sobre o porquê adoecemos e ficamos velho e dei dicas incríveis dos hábitos dos centenários, idosos que vivem mais que 100 anos de idade e hoje, na parte 3 falaremos sobre o causador de tudo, mitocondriopatia, mas afinal, qual a importância da mitocôndria, o que faz ela adoecer e como podemos rejuvenesce la e aumentar o número delas em nossas células?

Olá, aqui é Abílio Seronni, o Doutor Saúde, do dicas curtas e se você quer mudar a rota da sua velhice, hoje você vai aprender 5 dicas para acelerar o motorzinho do seu corpo de forma saudável.

Então vamos lá!

Nossa respiração predomina a aeróbia, ou seja, usa oxigênio, por isso, ao nascer nosso corpo é muito alcalino, riquíssimo em mitocôndrias, cerca de 2500 unidades em cada célula que usam o oxigênio para fabricar energia. A medida que envelhecemos, nosso corpo vai acidificando porque essas mitocôndrias vão deixando de usar oxigênio devido a contaminação do terreno biológico por metais pesados, produtos alimentícios, estresse, açúcar, sedentarismo, causando hipóxia citopática, falta de O2 e aumento de CO2 e radical livre levando a uma fadiga mitocondrial, uma decadência de mitocôndrias, enfim, a mitocondriapatia nada mais é que a mitocôndria doente e morta e consequentemente nós adoecemos juntos. Entramos na “Teoria Unificadora do Envelhecimento”, ou seja, os telômeros aceleram seu encurtamento, aumenta o estresse oxidativo, aparece distúrbios neuroendócrinos e diminui o número de mitocôndrias. Com o aumento da respiração agora anaeróbia, ou seja, uso de gás carbônico para fornecer energia começa aparecer desidratação, deficiência hormonal, respiração inadequada, privação do sono, susceptibilidade a infecções e inflamações, isquemias, hipoglicemias e por aí vai.

 

5 Dicas para acelerar e aumentar o motorzinho que gera energia no nosso corpo

Antes de falar das dicas, eu te pergunto: você sabia que a mitocôndria era uma bactéria que se hospedou no nosso corpo a milhões de anos atrás e fez um pacto conosco, eu te forneço energia em troca de alimento, assim, o acordo foi selado tornando o nosso corpo o hospedeiro da mitocôndria que tem DNA próprio. Agora, preste atenção nas dicas:

Dica 01:  Atividade física aeróbica intensa – isso é a escolha número 01 para aumentar a biogênese, a formação de mitocôndrias. É fácil perceber, quando você inicia a prática de exercício pela manhã diariamente, em 12 dias você é capaz de dobrar o número de mitocôndrias na célula, o seu pique é outro, você tem muito mais energia, disposição e ânimo para fazer suas tarefas de rotina;

Dica 02: Café da manhâ – consuma chá verde (camelia sinesis), o chá mais consumido no mundo tem uma substância antioxidante chamada epigalato-catequina-galato que também aumenta a produção de mitocôndrias. Detalhe, se você tem doença auto imune como asma, rinite, câncer, hepatite, evite o chá verde pois ele pode exacerbar seu sistema imune!

Dica 03: Suplementação com Pqq, ou pirroloquinolina quinona, também chamado de metoxatina, descoberto a pouco tempo, em 1979, por cientistas japoneses em Tóquio, é um tipo de Vitamina B, 100x mais antioxidante que a vitamina C, capaz de prevenir a formação de cabelos brancos, é neuro protetor, atua na parte cognitiva como memória e concentração, também é capaz de rejuvenescer e formar novas mitocôndrias pelo fabuloso poder de doar elétrons, a dica aqui é consumir alimentos rico em Pqq como kiwi, natto que é o mais rico de todos, só que difícil de encontrar, já que é uma soja fermentada consumida no Japão, também encontramos no leite materno humano. Para potencializar o efeito da Pqq, podemos suplementar com a Coenzima Q10 que tem o papel de transportar os elétrons, Ácido R-lipóico e o Ácido L-carnitina que atua em músculo e coração e a L-metil carnitina que atua no cérebro que bloqueia a beta oxidação e estimula a produção de óxido nítrico, potente vasodilatador;

Dica 04: Todo motor precisa de óleo e a mitocôndria não é diferente, para lubrificar esse mini-motor usamos magnésio, em especial, o magnésio dimalato por causa do malato que participa de todo o processo de fosforilação no ciclo de krebs para a produção de energia chamado ATP;

Dica 05: Você precisa do alimento em si e nesse caso utilizamos D-Ribose, um carboidrato de alta absorção, com baixa carga glicêmica, ou seja, não faz pico de insulina, fazendo aumentar o nível de ATP nos músculo de forma rápida e eficaz e também partisipa da síntese de RNA, que fabrica proteína, portanto excelente para ganho de massa magra.!

 

O cantor Frank Sinatra por ironia morreu do coração aos 82 anos e seu primo, o famoso Dr. Stephen Sinatra, cardiologista, foi criador da famosa fórmula de Sinatra que continha: Magnésio Dimalato, Coenzima Q10, L-carnitina, D-Ribose, o quarteto mágico que tirou milhões de norte-americanos da fila de transplante do coração!

 

A lista dos principais suplementos para a mitocôndria você encontra no link da descrição.

link: http://seronni.com.br/lista-mitocondria

Resumindo, preste bastante atenção, e saiba que essa fraqueza que você sente e a origem de todas as doenças vem das mitocondriopatias e com a implementação dessas simples dicas você pode dar boom na sua saúde em geral!

 

Para aprofundar se no assunto, acesse nosso site www.seronni.com.br e adquira nosso livro, habittus seronni ou cadastre-se para o próximo workshop.

Se você ainda não se atentou que a doença não é um processo natural da velhice e sim reflexo de hábitos errados, de falta de nutrientes, deficiência na absorção, atrofia de órgãos que podem ser supridos, desequilíbrio do terreno biológico, somatização de maus pensamento e falta de propósito de vida, comece a prestar a atenção, comece a praticar as dicas que você vai aumentar sua longevidade com saúde.

Então, o que você achou dessas dicas, qual assunto você gostaria de saber mais a respeito?

Ficou com alguma dúvida? Me procure no grupo do ”O Doutor Saúde”, no facebook, pois estarei a disposição para esclarecer todas elas, e aproveite para segui lá.

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Continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, o doutor saúde do dicas curtas.

E pra finalizar, aproveite para conhecer também o nosso time de experts, através do nosso site: www.dicascurtas.com.br

Um Abraço e até a próxima semana.

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