Ouça agora este podcast! “004 Sete passos para controlar sua enxaqueca”

Neste episódio o ‘’O Doutor Saúde’’ nos ensina para combater sua enxaqueca. Basta aprender a corrigir a sua diátese, ou seja, o seu terreno biológico, a homeostasia, o equilíbrio entre os estados físicos, emocionais, mentais e espirituais.

 

Algumas pessoas desconhecem a sensação da dor e sofrimento que milhares de outras pessoas enfrentam diariamente com a famosa enxaqueca. Segundo dados da OMS, já são mais de 15% da população brasileira que são afetadas por essa doença, e se você sofre com isso, preste atenção pois quando não tratado, tem 60 % chances de desenvolver doenças psíquicas como ansiedade, síndrome do pânico, fobias, TOC, depressão. Então, já deve ter se perguntado, porque eu sofro de enxaqueca?, porque ela não me larga?, porque os remédios não fazem mais efeitos? Como que eu faço para ficar livre dela e ter a minha vida de volta?? Olá, aqui é a Abílio Seronni, seu Dourtor Saúde, do dicas curtas e se você se identificou com alguma dessas perguntas, nesse quarto episódio eu vou te ensinar como se livrar da enxaqueca em sete passos.

 

Então vamos lá!

 

O primeiro conceito que você tem que saber é que enxaqueca é um problema genética e exarcebada por fatores ambientais, sócio culturais e alimentares, portanto, se você sofre desse mal, provavelmente tem mais alguém da sua famíliar que compartilha desta dor. Outro detalhe é que dor de cabeça é diferente de enxaqueca, dor de cabeça é cefaleia, é um dos sintomas da enxaqueca. Você pode ter enxaqueca com dor de cabeça acompanhada de náuseas, enjoos, corize, lacrimejamento e até mesmo auras, sintomas de aviso prévio, que aparece em média 30 minutos antes do inicio da dor. Geralmente as auras típicas são alterações visuais com manchas borradas, brilhantes ou  linhas de zigue e zague .

 

Então, já que não podemos modificar o seu código genético,  nos resta identificar os gatilhos que ativam sua enxaqueca e mudar o seu estilo de vida.

 

Aqui vão os sete passos para colocar a sua enxaqueca em remissão, fazer com que ela se esqueça de você!

 

Passo 01- Diagnóstico por um Neurologista, descartando qualquer problema anatômico por exemplo: aneurisma no qual o tratamento é cirúrgico, então iremos para o próximo passo.

 

Passo 02- Autoconhecimento: agora você precisa conhecer a sua doença profundamente, saber que ela existe, anotar em um caderno de bolso, no evernote do celular diariamente o que você estava fazendo 1 hora antes da dor de cabeça chegar, para identificar  quais os gatilhos que ativam sua dor .

 

Passo 03- Homotoxicologia: o que é? Estudo das toxinas que afetam o ser humano. Existe uma frase que diz: hoje em dia,  viver faz mal a saúde! Ora, se na água que bebemos tem flúor e cloro que é toxico e compete com o iodo no nosso corpo, no alimento que ingerimos tem agrotóxicos, no ar que respiramos tem poluição eletromagnética e por fim vem acompanhada de maus pensamentos. Realmete, viver está complicado, principalmente para quem sofre de enxaqueca.

 

Mas não se desespere, vamos lá! Depois que você identificou as toxinas que ativam os gatilhos da sua enxaqueca, é preciso desintoxicar o seu corpo! Para isso existe várias maneira para remove-lás.

 

As toxinas mais comuns são os próprios remédios que tomamos como analgésicos e antidepressivos, como o nome já diz, remédio não trata, só remedia a doença, encurtando os intervalos das crises e aumentando a intensidade da dor. Também temos os vírus, bactérias, fungos, parasitas, metais pesados encontrados nos cosméticos, cremes, pomadas, batons, agrotóxicos nas verduras e legumes, disrruptores endócrino que são hormônios chamados de xenoestrogenos, dos protetores solares, bisfenol contidos em embalagens pet, sucos de caixinhas, enfim, toda substância que seu corpo não digere provoca inflamação intestinal, disbiose que é alteração da flora intestinal e por fim, baixa de imunidade e também doenças auto imunes.

 

Existe várias formas de detoxificar o organismo por exemplo: sucos detox usando limão, gengibre, maça, couve, coentro e água de cocô, batendo tudo no liquidificador e tomando pela manhã em jejum por 10 dias, existe a água alcalina, você dilui 10gramas de bicarbonato de sódio, 10 gramas de sal marinho, 10 gramas de cloreto de magnésio PA, pro analise em 10 litros de água mineral  e  bebe 50 ml diário por 3 dias e folga 2 dias durante 15 dias. Tem o  carvão ativado, aparelhos bioeletricos como o RIFE que remove os metais tóxicos por cataforese transdérmica, enfim, uma gama de recurso, mas o mais importante deles é o sono de qualidade que expliquei no primeiro episodio que produz uma vassourinha que varre todo o lixo tóxico do organismo enquanto dormimos e se você quer saber qual é essa vassourinha e mais sobre o sono, dá uma pausa e corre lá para assistir. Se você já assistiu, então continue aqui comigo que agora vou te ensinar o próximo passo.

 

Passo 04- Correção da diátese ou terreno biológico. Aqui vem uma sabedoria passada por um médico francês chamado Menetrie, onde ele teve a clareza de descobrir, por constituição, existe a pessoa que o corpo dela pede para dormir tarde e acordar tarde, classificamos de diátese 01, geralmente, essa é uma pessoa pavio curto, mas não guarda rancor, acorda cansadas e ganham energia ao longo do dia. São pessoas enérgicas,  alérgicas, geralmente são os enxaquecosos.  Já os que dorme cedo e acordam cedo, são os opostos,  os diáteses  02, geralmente são pessoas metódicas, sistemática e rancorosas, acordam ligadas no 220, com muita energia e acabam a energia no fim da tarde.

 

Menetrie descobriu que cada diátese tem carência de certos nutrientes, por exemplo os enxaquecosos tem carência de manganês, magnésio, enxofre, iodo, fosforo.

 

Passo 05- Nutrição celular e bacteriana. Somos 10% células e 90% bactérias. Isso mesmo, nosso intestino tem aproximadamente 1,5 kg de bactérias boas e ruis em equilíbrio, o problema é quando ocorre o desequilíbrio em favor das bactérias ruins, causando a Disbiose. Agora você precisa nutrir o seu corpo com alimentos orgânicos, vivos, sem embalagens, colhidos na feira, pro bióticos e pré bióticos, alimentos fermentados. Paralela a nutrição orgânica, viva, você deve suplementar porque os alimentos orgânicos de hoje não tem a mesma quantidade de nutrientes que os alimentos colhidos pelos nossos avós, porque o nosso solo está pobre em nutriente, mas se você come o alimento colhido até 48 horas, ele contém energia vital, capaz de transmutar em qualquer nutriente que seu corpo precisa, mas se você é uma pessoa que não tem acesso a esse alimento fresquinho, então suplementar é a saída. Cada suplemento é de acordo com o estilo de vida de cada um, se você come nada, pouco ou muita carne vermelha você precisa dosar seu complexo B, se você toma nada, pouco ou muito sol, você precisa dosar sua vitamina D, se você come nada, pouco ou muitas folhas verdes, você precisa repor o magnésio e aí por diante, não existe uma fórmula de bolo, uma fórmula da enxaqueca, aqui entra a unicidade do corpo, cada um é de um jeito único.

 

E para finalizar vou te ensinar os dois últimos passos fundamentais:

 

Passo 06: Exercicio Físico/Alongamento. Nosso corpo foi feito para movimentar e olha que barato, quando fazemos atividade física de alta intensidade intervalada com baixa intensidade, liberamos um hormônio chamado GH, ou hormônio do crescimento que ajuda a queimar as gorduras durante um período de 48 horas. E porque controlar o peso é importante para combater a enxaqueca? Simplesmente porque a obesidade é uma doença, é um processo inflamatório do corpo e a gordura pode estar sendo o gatilho da sua enxaqueca, além de melhorar a auto estima, prevenir inúmeras doenças como enfarto, derrame e diabetes, ajuda a controlar sua enxaqueca.

 

Não bastasse tudo isso, ainda libera endorfinas que são anti-inflamatórios naturais do corpo que produzem a sensação do bem estar, da alegria, da felicidade.

 

Passo 07: Eu considero o santo gral Meditação. Nossos pais nos ensinaram deste pequeno a limpar o nosso corpo com o banho, mas não nos ensinaram a limpar a nossa mente!  Aqui vem a grande dica : a meditação é tão poderosa que além de potencializar o seu sono, tirar sua ansiedade, ajudar no emagrecimento que foram assuntos tratados nos episódios anteriores, ela melhora o limiar da dor, ou seja, você precisa ter um estímulo cada vez maior para que seu corpo ative os mediadores da dor, com isso, você tem uma vida mais tranquilo, mais serena, com alívios, sem sofrimento e dor!

 

Você poderá fazer aula de Yoga, Pilates, aprender uma técnica chamada Mindfullness, atenção plena, enfim, existe várias maneiras de esvaziar a sua mente e expandir a sua consciência. A maneira que eu mais gosto é o contato direto com a natureza, fazer a dieta da informação nos finais de semana, desligar o celular, tomar banho de cachoeira, andar descalço pela grama, abraçar árvores, isso pode até parecer bobo, mas é uma fonte inesgotável de recarregar as energias. E é claro, tudo isso associado a uma respiração profunda, tranquila e com ritmo.

 

O grande segredo aqui é querer combater a enxaqueca e por fim acreditar que vai dar certo!

 

Se você ainda não se atentou para a importância do combate da enxaqueca, comece a prestar a atenção, e praticar as dicas que você vai sentir toda a diferença.

 

 

Banner Podcasts (3)

Pin It on Pinterest

Share This