Ouça agora este podcast!“064 Seu modelo de negócio no Instagram”

Se você já vem acompanhando os últimos episódios aqui do podcast, sabe que venho dando dicas sobre a utilização do Instagram para seu negócio.

Falei do que não fazer, o que fazer e algumas razões para você migrar seu perfil para negócios.

Portanto, agora vou apresentar um modelo de negócios baseado no Instagram para que possa encontrar novos clientes e também mais gerar vendas para seu negócio.

É claro que aqui vou abordar uma estratégia que vai envolver outras soluções, criando um sistema de vendas para você.

Estou falando do Whatsapp e de um meio de pagamento.

Então fique aqui comigo, anote todas as dicas e implemente o quanto antes tudo que venho compartilhando aqui para seu negócio!

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

Vamos supor que você vai começar a vender produtos para bebês como roupas, mamadeiras, bicos, carrinhos ou qualquer produto relacionado.

Talvez seja um produto que você mesmo produza para este nicho e precisa encontrar quem queira comprar este tipo de produto.

O primeiro passo é você fazer um estudo deste público, entendendo suas maiores preocupações e dores, como eles buscam soluções para estes problemas e o que de fato vai ajudar eles, eliminando os riscos destes problemas acontecerem.

Entender o público através dos pontos que citei, te dará uma noção de como você deverá se comunicar com estas pessoas, garantindo que estabeleça uma linha direta com elas em suas publicações.

 

Já sei quem é meu público, e agora?

A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar as pessoas que vão se interessar pelas informações do seu perfil.

Pode parecer bobagem, mas os perfis que apenas apresentam produtos precisam abrir mão de sua margem de lucro para conseguir repercussão na rede social.

Se você entregar uma informação de valor, associada a uma oferta do seu produto, você garante que mais pessoas comecem a te seguir, recomendar e que também sejam impactadas por seus conteúdos.

Então antes de sair publicando as fotos do seu produto, produza alguns conteúdos legais e atrativos para o público do nicho que você escolheu.

 

Infraestrutura do negócio no Instagram

Para que tudo funcione muito bem, você deverá ter o seu perfil de negócio preenchido corretamente e com todas as informações necessárias para que as pessoas levem a sério o seu trabalho.

Como neste caso imagino que você não tenha um site, você vai criar um link customizado para seu WhatsApp e colocá-lo na bio do seu perfil no campo “site”.

Deixe também um e-mail para quem for entrar em contato com você por lá.

Mas a ideia é a seguinte:

– A pessoa irá começar a seguir seu perfil;

– Depois ela poderá comentar uma publicação, questionando sobre a disponibilidade do produto ou serviço. Neste momento você pedirá para que ela entre em contato por qualquer um dos meios possíveis: E-mail, Direct ou WhatsApp;

– Em seguida você precisará ter uma conta em algum meio de pagamento. Minha sugestão é criar uma conta no pagseguro, que é gratuito, e que apenas irá cobrar uma pequena taxa para cada venda que você realizar;

– Quando um cliente fizer um pedido, você cria um link de cobrança no pagseguro e envia seja por e-mail ou WhatsApp do cliente.

 

Planejamento de publicações

Agora chegou a hora de você começar a fazer suas publicações para atrair seus seguidores.

Mas espere… não vai sair fazendo as coisas de qualquer jeito!

Pense o seguinte, você precisa fazer um calendário semanal de publicações para que você seja relevante e não apenas um perfil de propaganda.

Uma sugestão de agendamento de publicações seria a seguinte:

– No primeiro dia 1 post de conteúdo longo pela manhã e à tarde 1 post de oferta;

– No segundo dia 1 post de oferta pela manhã e à tarde 1 post com uma frase motivacional/meme com oferta;

– No terceiro dia 1 post com oferta e a tarde 1 post com uma dica/novidade;

Agora e só definir o tipo de conteúdo e sempre ao final, fazer a oferta para um produto associado aquela informação, recomendando o contato através do direct, por e-mail ou WhatsApp.

Não sabe que tipo de conteúdo produzir?

Sabe aqueles problemas que você identificou no seu público alvo?

Voltando a falar um pouco mais sobre a criação dos conteúdos, você precisa criar post’s com imagens atrativas e que aborde uma das dores, contando uma pequena história, mencionando o problema e como ele pode ser resolvido com o produto que você oferece.

Por exemplo: Já de cara você pode começar com uma publicação apresentando a lista de compras que uma mamãe precisa fazer, para que no dia que o bebê chegar não tenha que se preocupar com nada.

Na verdade, acho que essa lista pode ser distribuída em vários post’s dentro do planejamento, mas é um excelente ponto de partida!

No final, você vai fazer uma pequena oferta do que você vende, indicando as mamães entrarem em contato com você através dos canais disponíveis.

 

Entrando em ação e coletando dados

Você vai precisar de um certo tempo para as coisas começarem a acontecer do jeito que você espera, com muita gente entrando em contato e realizando dezenas de vendas.

A verdade é que muitas pessoas podem desistir de investir por não coletar os dados necessário e realizar as otimizações necessárias para que a comunicação proporcione os resultados desejados.

Você vai publicar vários conteúdos que só depois de um certo tempo as pessoas começarão a encontrar você e a te seguir.

Então comece a fazer as publicações, pois quanto maior for o número de publicações em seu perfil, mais confiança você transmitirá para seus seguidores caso eles queiram comprar de você.

Depois de alguns dias você vai conseguir medir quais conteúdos foram mais relevantes e definir um orçamento para a promoção destas publicações.

 

Porque promover minhas publicações?

Apesar do Instagram ser uma rede social, é também uma ferramenta de geração de negócios.

Mas eles sabem muito bem, que muitos anúncios atrapalham a experiência do usuário no aplicativo.

Por isso a cada dia que passa eles dificultam a vida de quem usa a rede social para vender mais, reduzindo o alcance orgânico de suas publicações.

Então isto te obriga a investir em promoções ou anúncios para alcançar novos potenciais seguidores.

Sendo assim, escolha os conteúdos que geraram mais reações para otimizar seus investimentos com algo que realmente vai funcionar para seu negócio.

Não se acomode com essa estrutura

A ideia de montar um negócio de baixo custo, utilizando o Instagram como principal canal de divulgação do seu negócio, possui um risco extremamente elevado.

Se você conseguiu implementar esta estrutura, você precisa estar ciente de que está plantando uma árvore no quintal do vizinho.

O que quero dizer com esta analogia, é que o Instagram pode mudar a regra do jogo a qualquer momento e até deixar de existir.

Para você não ser pego de surpresa com qualquer mudança que possa vir a ocorrer, coloque esta estrutura para funcionar e em paralelo crie seu site ou sua loja virtual.

Você deixa de ficar contando com a sorte de que tudo vai continuar funcionando por muito tempo e cria sua própria estrutura, aproveitando todos os recursos que um site oferece.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

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Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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