Ouça agora este podcast! “008 Sol, mocinho ou vilão?”

 

Neste episódio ‘’O Doutor Saúde’’  nos ensina benefícios do banho de sol como: produção de vitamina D, metabolização do cálcio, prevenção de doenças como osteoporose, fibromialgias, depressão, câncer e doenças do coração.

 

Vilão ou mocinho? Assim como o ovo, o sol também foi crucificado pela mídia. Durante muitos anos condenaram o banho de sol, dizendo que o sol faz mal, causa câncer, é o bandido da história.  Então já deve ter se perguntado, por que estou com osteoporose, câncer, doença no coração? Por que ando tão depressivo, com dores em todo corpo, fibromialgia?  Olá, aqui é a Abílio Seronni, seu Doutor Saúde, do dicas curtas e se você se identificou com alguma dessas perguntas, provavelmente algo mudou na sua rotina e  provavelmente  a falta do banho de sol deve estar incluso.

 

Então vamos lá!

 

A vitamina D, especificamente a vitaminaD3, de origem animal, chamada colecalciferol é produzida na nossa pele através do banho de sol, devido a presenção da irradiação ultravioleta, especificamente a UVB. NÃO é uma vitamina e sim um hormônio tão importante para nosso organismo, assim como o hormônio tiroxina ou T3, produzida na tiroide são os únicos hormônio que tem receptores espalhados em todas as células do nosso corpo e é responsável por equilíbrio mineral do nosso organismo, em especial o cálcio.

 

No livro do endocrinologista americano Michael Holick, maior autoridade no assunto, ele fala dos benefícios do sol nos ossos, responsável por metabolizar o cálcio através da síntese de vitamina D, e a dica aqui é nunca suplementar cálcio com comprimidos de farmácia, porque 50% seu corpo absove os outros 50 % vai pra corrente sanguínea formar os trombos facilitando infarto. A dica aqui é comer alimentos orgânicos, rico em cálcio e as algas são as melhores fontes. Já a vitamina D3, pouco se consegue através dos alimentos, cerca de 10% da dose necessária, mas já é um caminho e vamos encontra lá nos ovos, óleo de fígado de peixe, manteiga. Também fala que proteje 50% mais câncer nas áreas da mama, da próstata, intestinos e ovários. A carência de vitamina D também está associada a obesidade, perda de força muscular e 60% mais chance de ter doenças cardiovasculares como infarto, derrame e AVC.

 

Vivemos uma pandemia de hipovitaminose D, em outras palavras, se medir a concentração de vitamina D no sangue de cada ouvinte que está nos ouvindo, garanto que 99% estão com deficiência de vitamina D. Como se criou essa heliofobia, medo de sol, muitos aqui estão com deficiência. E  se você por natureza odeia tomar sol, preste atenção, a dica aqui é suplementar, mas não me venha com comprimidos comprados nas farmácias porque estará jogando seu dinheiro fora, vitamina D é lipossolúvel, tem que vir em meio oleoso e tomar pelo músculo, injeção intra muscular ou gotinhas debaixo da língua. Associados com magnésio e vitamina A e K2, pois são essas outras vitaminas que vão direcionar o cálcio para os ossos e para os dentes. Junto com vitamina K2, se torna uma verdadeira vacina contra cárie e também contra rugas, mas isso vou falar em outro episódio.

 

A vitamina D, que não é vitamina e sim um hormônio, é tão importante que 10% dos nossos genes funcionais estão ligadas a ela, ou seja, ele controla 10% do nosso corpo.

 

Outro fator agravante é o uso desenfreado de protetor solar. Seu uso é recomendado para evitar ensolação, queimaduras no caso de você ir a praia e ficar por muito tempo exposto ao sol. Infelizmente, aqui ocorre alguns erros. Primeiro, tem muito hormônio, vai desregular os seus hormônios. Segundo, muitas vezes não tem fator de proteção UVA, a radiação que realmente está ligada ao câncer de pele chamado melanoma. Terceiro você paga muito caro por protetores com fator de proteção acima de 50, pois aumenta 1 a 2% somente a mais de proteção solar .

 

Não seria mais sensato você dosar o nível de vitamina D no sangue e fazer a reposição hormonal caso necessário, tratando o problema na raiz do que ficar se entupindo de protetor solar de forma abusiva, impedindo que seu corpo produza esse hormonio tão importante? Ora, antigamente não tinha anti biótico, as pessoas se curavam dentro do solarium, a vitamina D produz peptídeos, um tipo de proteína que rompe a proteção das bactérias e permite que o organimo se cure.

02 Dicas:

01-  Tome sol diariamente, o ideal do tempo varia principalmente com a cor da pele: pele clara -10 minutos, morena – 20 minutos, já a pela negra – 50 minutos e todos expondo 80% do corpo no sol de 12h. Detalhe, após o banho de sol, aguarde pelo menos 2h para tomar banho, assim dará tempo da pele absorver toda vitamina produzida.

 

02- Mande manipular seu protetor solar, assim você garante que ele tenha os fatores de proteção UVA e UVB e também fique isento de hormônios.

 

Se você ainda não se atentou para a importância do banho de sol,  comece a prestar a atenção, e praticar as dicas que você vai sentir toda a diferença.

 

 

Pin It on Pinterest

Share This