Ouça agora este podcast! “016 Testosterona – 07 hábitos que produzem naturalmente – Parte 02”

No episódio passado falamos de 7 hábitos que varrem a testosterona do seu corpo, da origem do uso na medicina e seus benefícios e neste episódio vou falar de 07 hábitos que aumentam a sua produção de forma natural. Pesquisando sobre longevidade, descobri que na Roma antiga a expectativa de vida era tão pouca, 17 anos apenas, caminhando pela história, chegamos no século XIX, a expectativa de vida chegava aos 30 anos, ainda muito pouco comparado a expectativa de vida de hoje. Mais adiante, inicio do século XX chegamos à 50 anos. Hoje, sabemos que a perspectiva é chegarmos aos 75 anos e projeta-se em 2030 rompendo a barreira dos 100 anos. O que permitiu esse avanço não foram as vacinas, por curiosidade, se pesquisar, descobrirá que todas as vacinas quando inventadas, o surto da doença não mais existira. Para espanto, o que realmente revolucionou foi o saneamento básico, assim, permitiu o aumento significativo da expectativa de vida e tão pouco se dá o devido valor pelos nossos governantes.

Por que estou falando na expectativa de vida? Ora, se estamos vivendo mais não seria interessante atentar para a qualidade e não só pela quantidade de anos? O que adianta viver mais 20 a 30 anos com as famosas doenças modernas como diabetes, Alzheimer e até mesmo o câncer? Será que existe uma maneira de ter longevidade, ou seja, viver mais e com qualidade de vida, esbanjando saúde e bem estar? Olá, aqui é a Abílio Seronni, seu Doutor Saúde, do dicas curtas e se você se identificou com alguma dessas perguntas, hoje você vai aprender 07 formas que aumenta a sua testosterona, o hormônio da longevidade!

 

Então vamos lá!

 

Principais  benefícios

Estudos feitos pela Journal of the American Geriatric Society de 2004, mostra a relação do nível de testosterona com a mortalidade, mostrando indivíduos com mais testosterona tem menos doença, portanto, menor a taxa de mortalidade. Outro estudo feito pela Intl Journal Cancer de 2004 apontando a relação do nível de testosterona com o câncer de próstata, ou seja, paciente com câncer de próstata tinha baixo nível de testosterona. Outra pesquisa feita pela Acad SCI USA de 2000 aponta a reposição de testosterona previne a produção de proteínas precursoras de beta amiloide, prevenindo o Alzheimer, a forma mais comum da demência. Inúmeros são os benefícios da taxa normal da testosterona, além dos já citados, também é responsável pela construção de músculos, a queima de gorduras, aumento da densidade óssea, aumento da virilidade, do libido, do vigor físico, da capacidade cognitiva e da proteção cardíaca. No entanto, encontramos pacientes com idade a partir dos 30 já em queda deste hormônio devido a intoxicação do meio ambiente e também dos pensamentos. Existe inúmeras maneira de aumentar o nível de testosterona. Se sua genética é desfavorável, uma das maneira é a reposição com hormônios bioidênticos ou isomoloculares e a outra maneira são  através de hábitos saudáveis.

Os 07 hábitos que você deve praticar para ter uma vida longeva

Hábito n 1:  Fitonutrientes – O consumo de plantas como tribulus terrestres, uma erva daninha da Europa, maca peruana, tubérculo das Cordilheiras dos Andes, a raiz de ginseng, muito usada na medicina chinesa, o cogumelo de cordyceps, um fungo parasita usado tanto na medicina chinesa e tibetana e o feno grego, um tipo de trigo usado pelos indianos e paquistaneses, todas essas ervas tem propriedades medicinais e uma delas é aumentar o nível de testosterona de forma natural.Onde eu encontro tudo isso? Sinceramente, algumas são bem difíceis de encontrar, mas a maioria dessas ervas você encontra em mercados municipais e farmácias de manipulação.

Habito n 2:  Alimentos nutraceuticos – o consumo de vegetais crucíferas, como brócolis e couve, repolho, couve de Bruxelas são ricos em uma substância chamada indol 3 carbinol, além de silenciar o gene do câncer, abaixa o nível de estrogênio, consequentemente eleva o nível de testosterona,  mas o espinafre é o verdadeiro esteroide natural chamado de testosterona vegetal tão aclamado pelo personagem de quadrinho animado, o Poupay, que lhe proporciona vigor físico quando ingere; Romã e Vitamina k2 também vão ajudar, combatendo a aromatase, enzima que converte a testosterona em estriol(uma forma do estrogênio) e o por fim o alho, através de uma substância chamada alicina, combate a produção de cortisol, hormônio do estresse que diminui significativamente a produção de testosterona.

Hábito n 3: Dosagem de cafeína: sabemos que a cafeína tem excelentes propriedades medicinais, no entanto, o uso exagerado pode aumentar o nível de cortisol, o hormônio do estresse , assim, o seu sono será prejudicado e consequentemente o nível de testosterona e do Gh também! Portanto, a dica aqui é não ultrapasse duas xícaras de café por dia.

 Hábito n 4: Consumir o trio: colesterol, zinco e magnésio são matérias primas para a fabricação da testosterona, portanto, o colesterol através do ovo e consumo de outras gorduras saudáveis como ômega 3, azeite de oliva extra virgem e óleo de coco e de abacate também são recomendados, zinco através da carne vermelha, ostra e castanhas e o magnésio encontrado nas folhas verdes não podem faltar na sua dieta nutricional;

 Hábito n 5: Sexo – O elixir da vida promove um feedback positivo, ou seja, o sexo aumenta a testosterona que por sua vez aumenta o libido, o desejo sexual que por sua vez estimula ainda mais o sexo, se tornando um ciclo vicioso, positivo, autoalimentado. Durante a relação, seu corpo produz endorfinas que reduz o cortisol, ajudando a cair no sono, aumentando o nível de testosterona.

 Habito n 6: Postura corporal – Segundo pesquisadora Amy Coddy de Universidade de Havard, através da sua pesquisa com postura corporal, concluiu que não importa a cultura de povos, em qualquer região do mundo todos as pessoas quando tem o  sentimento de conquista, poder e vitória, tendem a levantar os braços, em forma de ‘’V’’ de vitória, portanto, a dica aqui é sempre que você estiver frente a qualquer desafio, durante 02 minutos prévio, levante os braços, isso faz o seu corpo aumentar o nível de testosterona trazendo o sentimento de confiança, competitividade, de sou capaz e forte!

Hábito n7: Atividade física- este é o santo grau da testosterona, pois mata dois coelhos em uma cajadada só: além de combater a enzima aromatase por causa da redução da gordura, também combate o hormônio cortisol por causa da produção de endorfinas, então?

 

Se você ainda não se atentou para a importância da testosterona, comece a prestar a atenção, e praticar as dicas que você vai sentir no corpo e na mente toda a diferença.

 

Então, o que você achou dessas dicas, qual assunto você gostaria de saber mais a respeito? Continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, seu doutor saúde do dicas curtas…

 

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Um Abraço e até a próxima dica.

 

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