Ouça agora este podcast! “085 TikTok/Reels: Será que sua empresa precisa estar neste formato?”

Caso você não saiba o Tiktok é uma rede social que permite criar e compartilhar vídeos curtos com foco em entretenimento, que alcançou a impressionante marca de 2 milhões de downloads de acordo com o Sensor Tower em abril de 2020.

Com a missão de inspirar criatividade e trazer alegria, entrou para o roll de app’s que teve seu modelo copiado pelo Instagram, assim como aconteceu com os Stories, que também é uma característica que foi (podemos dizer) “herdada” do saudoso Snapchat, recebendo o nome de Instagram Reels.

Não quero me aprofundar na tecnologia, seus recursos e quem é o melhor nesta briga, mas é importante entender o princípio básico: a criação de vídeos curtos de 15 ou 60 segundos, com efeitos, músicas de fundo e claro: a criatividade dos seus criadores.

Porém você que é empresário e quer destacar seus produtos e serviços usando o marketing digital, pode estar fazendo a seguinte pergunta: eu preciso postar conteúdos neste formato?

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e todas as informações que compartilharei aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

Que tal fazer uma sequência de vídeos montando cada uma das decorações?

(Não se preocupe se alguém copiar suas ideias, seu público alvo é quem não sabe reproduzir o que você faz, certo?)

Sempre que surge uma nova rede social, reforçando o que já comentei anteriormente, o melhor momento para fazer testes é no começo.

Alguns fatores como já citei são a baixa concorrência, a alta taxa de entrega das publicações e a curiosidade dos usuários que estão chegando aumentam as chances de obter sucesso em suas investidas.

Basta analisar o histórico de outras redes sociais como Facebook e Instagram.

No início do Facebook era muito fácil conseguir um alto engajamento em suas publicações, uma vez que cada uma delas aparecia na timeline dos usuários por um longo período.

Mas com o aumento de pessoas publicando e a queda na retenção de usuários no aplicativo, passaram a investir na melhoria contínua da experiência dos usuários.

Resumindo, ajustam o aplicativo para apresentar aos usuários apenas conteúdos que serão interessantes a eles, que vão provocar curtidas, compartilhamentos e muito mais.

Este mesmo ajuste vem frequentemente ocorrendo com o Instagram, e o alcance de publicações que eram de milhares de visualizações, hoje não passa de algumas poucas dezenas.

Isto é ruim principalmente para aqueles que estão iniciando hoje a divulgação de suas marcas através destas redes sociais.

Nem tudo está perdido…

Caso o público alvo que consome conteúdos neste formato ainda seja muito imaturo para comprar de você, não desconsidere a possibilidade de se posicionar produzindo os seus conteúdos.

Observe o público atual do Facebook e do Instagram…

Inicialmente eram jovens adolescentes que estavam ali apenas para compartilhar suas ideias e apresentar cada um seu estilo de vida.

Hoje são adultos que entregam conteúdos, mas também consomem produtos e serviços que são divulgados através destas das redes sociais.

Por isso, será necessário fazer vários experimentos antes de eliminar esta estratégia de suas ações de marketing digital.

Por onde começar então?

A ideia é fazer experiências com o novo formato e verificar o alcance das publicações para conteúdos que façam parte do interesse dos usuários do aplicativo.

Faça versões próprias de publicações que são muito compartilhadas por lá e veja o resultado após 1 dia ou até 2 semanas após a publicação.

Em seguida, busque criar conteúdos originais utilizando os recursos que são oferecidos (inclusão de músicas, efeitos…) entregando valor ou apresentando sua expertise em um determinado tipo de assunto.

Mas a palavra de ordem será sempre: Experimente!

Não sabemos até quando o TikTok

Espero que tenha gostado deste episódio!

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Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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