Ouça agora este podcats!“002 Triathlon na academia”

Hoje vou falar para vocês sobre este esporte que está conquistando cada vez mais adeptos e torcedores: o triathlon.

Se quer saber um pouco mais sobre esta modalidade e como se tornar um triathletas, fique com a gente, pois este podcast é para você.

Olá jovem! Hoje irei falar para você que se interessa em iniciar no triathlon.

Triathlon é uma modalidade que envolve três esportes, sendo elas: natação, bicicleta e corrida.

Neste podcast iremos falar sobre algumas curiosidades dessa atividade e como você pode se preparar dentro da academia.

No triathlon você nada, pedala e corre sempre nesta sequência.

As provas mais conhecidas são o triathlon olímpico – com 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

Como o próprio nome diz, está é a distância em que os atletas competem nos jogos olímpicos.

Nosso representante nas últimas duas edições foi Diogo Sclebin, carioca que mora em Belo Horizonte, com quem já tive o prazer de treinar algumas vezes.

À prova mais famosa ultimamente e que com certeza já ouviu falar, são os Ironman.

Terminar uma prova dessa é o sonho de todos que iniciam no esporte.

Como é o Ironman?

O Ironman se divide em duas distâncias: o 70.3 e o Ironman completo.

O 70.3 se refere à distância da prova em milhas, ou seja, 70.3 milhas que correspondem à 1900m de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida.

Temos no Brasil pelo menos 6 provas com esta distância que podem ser chamadas de Ironman, Challenge ou ter o nome de uma das franquias que organizam estes eventos.

Já o Ironman completo de 140.6 milhas é realmente algo para poucos pois a prova consiste em 3800m de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida. Ou seja, depois de nadar e pedalar por horas você tem uma maratona pela frente.

Está prova acontece no Brasil no mês de Maio em Florianópolis, e atualmente é a única no país.

A distância Ironman surgiu de um desafio proposto pelo comandante da marinha americana John Collins e sua esposa para por fim a uma discussão surgida, durante a cerimônia de premiação de uma prova de corrida no Havaí, sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadores, corredores ou atletas de outras modalidades.

Eles sugeriram combinar três provas já existentes no Havaí que deveriam ser completadas sucessivamente.

E até hoje o campeonato mundial de Ironman é na ilha de Kona-Kaillua no Havaí em uma disputa entre os 50 melhores profissionais do mundo naquele ano e os amadores com índice conquistados no mesmo ano.

Para você que se interessou em iniciar nesse esporte que cada dia chama mais atenção, está passando no canal Off e no esporte espetacular aos domingos o quadro Rumo ao ápice com Fernanda Keller, a maior triathleta brasileira de todos os tempos, que fala sobre pessoas comuns que se propõem ao desafio Ironman.

Saiba que é possível começar sua experiência no esporte treinando triathlon na academia

Com 7 horas semanais de dedicação você já consegue participar de uma prova de sprint triathlon – 750m natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

Meus alunos iniciantes são orientados a fazer aulas técnicas de natação duas vezes por semana, para os que precisam aperfeiçoar o nado crawl que é o mais utilizado nas provas, enquanto os que já tem uma técnica boa se concentram em treinos para desenvolver melhor a capacidade cardiorrespiratória e navegação pois as provas acontecem em locais como lagoas, mar e represas.

Os treinos de corrida são normalmente feitos em esteira duas vezes por semana variando os estímulos, deixando o treino mais dinâmico e eficiente pois nas esteiras conseguimos determinar exatamente as velocidades exigidas em cada momento e mensurar a intensidade através de frequência cardíaca ou outro parâmetro escolhido para avaliar a evolução.

O ciclismo se inicia dentro da academia na bicicleta ergométrica ou aulas de spinning.

Esta etapa é muito importante, pois nela aprendemos analisar dados como RPM, potência e frequência cardíaca, sem se preocupar com carros em ruas e rodovias.

No entanto quando chegarmos mais próximo às provas é importante vivenciarmos a prática nas ruas pois esta modalidade exige reflexo e equilíbrio.

Este tipo de iniciação no esporte facilita a logística, que é uma das maiores dificuldades na rotina dos triathletas.

Com o trânsito cada vez mais intenso nas grandes cidades e a falta de praças e locais adequados para os treinos, a academia se torna um local seguro onde conseguimos dar qualidade aos treinos de uma forma eficiente.

 

Pin It on Pinterest

Share This