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“075 UI e UX no Marketing Digital”

O mercado muda e novas profissões surgem fazendo com que cargos de trabalho sejam criados em empresas, gerando inclusive dúvidas em relação a atribuição destes profissionais?

No Marketing Digital também não é diferente, apesar de não ser algo exclusivo deste mercado, mas também do mercado de tecnologia como um todo, os profissionais que possuem as habilidades de UI e UX tem garantido o seu mercado, pois atuam em áreas relevantes para qualquer estratégia, seja uma campanha de marketing ou um aplicativo para dispositivos móveis por exemplo.

Então neste episódio vamos falar sobre UI e UX Design e a sua importância no Marketing Digital.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

 

O que é UI Design?

Primeiramente vamos entender o que é um UI Design ou Design de Interface do Usuário!

É exatamente o que se vê ao entrar em contato com um sistema ou site por exemplo. Tudo o que se vê é a interface com o usuário.

Apenas para contextualizar…

Antigamente quando se pensava na concepção de um sistema, a ideia visual era engessada e se restringia aos recursos visuais disponíveis que as ferramentas de desenvolvimento de sistemas ofereciam.

Em um segundo momento, houve uma migração massiva destes mesmos sistemas para o mundo on-line, se transformando em portais ou sistemas que seriam executados a partir de um browser.

Quando houve essa transição, o web designer surgiu para ser a pessoa responsável por definir e elaborar a camada visual do sistema. Naquele momento a visão ainda tinha como foco principal apresentar de uma maneira visual as funcionalidades antes previstas em sistemas off-line (se podemos chamar assim) nos browsers!

Porém o tempo passou e surgiu a figura do UI Designer.

Hoje o UI Designer além de se preocupar em disponibilizar estas funcionalidades, ele está preocupado em deixar o uso do sistema mais amigável.

Ele se preocupa não apenas com cores e formatos de campos, mas o quão funcional é o sistema ou site, criando um ambiente em que o usuário flua em sua navegação, troca de páginas e todos os aspectos visuais que proporcionem ações para os objetivos esperados.

Este profissional vai planejar, projetar e construir todos os aspectos visuais que intermediam a solução e o consumidor, garantindo que já no primeiro contato ele perceba o quão fácil é utilizar o site e continue consumindo e executando as ações que você deseja.

 

O que é o UX Design?

Agora vou falar sobre o UX Design ou Design da Experiência do Usuário!

A algum tempo atrás abriu uma hamburgueria aqui em Brasília, que é uma variação da marca Madero de restaurantes chamada Jeronimo.

Ao invés dos tradicionais guichês que vemos nas lojas McDonald’s, lá eles disponibilizaram cerca de 3 grandes telas touchscreen em um formato de smartphone para você realizar seu pedido.

Tudo muito didático como um passo a passo, onde você escolhe o que deseja comer, beber, quais adicionais deseja e ainda qual sobremesa deseja consumir. Ao final você deixa seu nome, paga com cartão de crédito ou débito e aguarda seu nome ser chamado no balcão de entrega.

Essa “experiência” foi provavelmente pensada por um UX, que levou em consideração o desejo dos consumidores (comprar de forma rápida seu lanche) e ainda ser surpreendido com seu nome sendo “chamado” em um sistema de som integrado, ao invés de uma senha com aviso sonoro.

Toda a satisfação em consumir aquele produto foi além apenas de um pão com carne, mas sim na facilidade e rapidez para se fazer um pedido, associado ao cuidado em chamar pelo nome e não por um código.

Olhar para a experiência é se preocupar com aspectos intangíveis, como sentimentos e sensações que possam estar surgindo durante todo o ciclo da experiência do usuário com o que você oferece e a resposta dele em relação a tudo que ele passou.

Juntamente com as habilidades do UI Desinger, o UX Designer consegue maximizar os resultados aumentando significativamente as taxas de conversão e de retorno positivo dos consumidores.

 

A demanda para este tipo de profissional existe?

Sim, cada vez mais o mercado vem reconhecendo a necessidade de se atualizar quando se trata de aspectos visuais.

Como o perfil do consumidor tem mudado bastante nos últimos anos, juntamente com os meios de acesso como smartphones e tablets, é imprescindível estabelecer uma interface de contato que crie uma experiência agradável em todos os aspectos.

Por isso as empresas sejam elas de tecnologia, marketing ou qualquer outro mercado investe em inovações neste sentido para gerarem mais valor para seu público alvo.

Fiz uma pesquisa na Catho, para o perfil de Desing UX/UI em julho de 2019 e encontrei 62 duas vagas para profissionais com este perfil. Se você é um profissional com essas habilidades, vale a pena dar uma olhada lá!

 

Qual a importância do UX no Marketing Digital?

O Marketing Digital tem se preocupado cada vez mais com aspectos intangíveis do ponto de vista do consumidor.

Faça a seguinte análise: quando você pesquisa por uma empresa e o site da mesma apresenta-se com um aspecto visual antigo, não apresentando as informações atualizadas e sem os apelos visuais e estéticos dos dias atuais, você sente vontade de comprar lá?

Na maioria dos casos você irá buscar outras opções não é verdade?

Olha que estou falando de qualquer segmento de mercado, que envolva serviços presenciais, produtos físicos ou digitais.

Ao realizar uma ação de marketing, enviar tráfego para um site desatualizado ou feito de qualquer jeito vai gerar uma sensação de desleixo, não passará confiança e provocará muita rejeição em relação ao seu conteúdo.

Não ter uma aparência amigável e de fácil utilização vai prejudicar seus resultados e fará com que gaste muito mais para obter resultados relevantes.

É necessário entender as limitações dos usuários, prever seus erros, trabalhar a atenção, explorar ao máximo e com coerência todos os aspectos visuais disponíveis, além de auxiliar no processo que pode ser de uma compra, uma reserva ou apenas de cadastro para obter mais informações sobre produtos e serviços.

Portanto, não deixe de investir em melhorias nos aspectos visuais e na experiência dos seus consumidores.

Se não possui um profissional responsável por essas áreas em seu negócio, procure no mercado para que possa se diferenciar no seu mercado e garantir mais retorno em suas ações.

Se não fizer sentido contratar para o seu negócio, invista em um profissional externo ou em uma agência que possa realizar este trabalho.

Experimente e veja como os resultados mudam, os clientes começam a falar bem de você e a recomendá-lo para outras pessoas.

Espero que tenha gostado deste episódio!

 

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Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas!

Até a próxima semana.

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

 

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