Ouça agora este podcast!“041 Um modelo para criação de suas ofertas”

Nos episódios 38, 39 e 40 abordei questões relacionadas a criação das tão famosas cartas de vendas, ou seja, as copy’s.
Porém você ainda pode estar em dúvida de como começar a escrever sua primeira copy, ou talvez esteja querendo modificar suas atuais ofertas, que ainda não geram os resultados esperados.
Neste episódio vou apresentar uma estrutura para que você siga, e claro, tenha a possibilidade de conhecer um modelo que já é validado pelo mercado, e que permite criar uma infinidade de variações de acordo com o produto ou o serviço que esteja oferecendo.
Vamos falar da formula AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

 

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e também a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução. Antes de iniciarmos o episódio de hoje gostaria de contar com sua a participação neste podcast! Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma dúvida para que eu possa respondê-la nos próximos episódios. Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio dizendo seu nome, de onde é e qual sua dúvida ou seu case de sucesso para o whatsapp de ddd 61 e número 98151-1651. Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital. Então vamos para o que interessa!

 

Você sabe com quem irá falar?

Antes de começarmos a falar sobre o modelo, quero que saiba que durante vários episódios que já apresentei aqui neste podcast, já comentei sobre um item obrigatório que você precisa saber, quando se está em busca de alcançar algum objetivo específico para seu negócio, sejam mais vendas ou mais pedidos de orçamento.
Este item é: saber de fato com quem estará se comunicando.
Depois de identificada todas aquelas características demográficas e todas as outras informações que podem ser obtidas com a utilização de ferramentas de análise de perfil do seu público alvo, você pode avançar no que diz respeito a construção da sua oferta, ou como venho comentando aqui, a sua copy.
A hora de escrever sua oferta
Para você que chegou agora, copy é uma referência a palavra copywriting que se refere a técnica de escrita que tem como objetivo, conduzir o leitor a tomar uma ação (uma compra, um cadastro, um download e por aí vai…).
Apesar deste termo estar diretamente ligado a escrita, uma copy pode ser utilizada em formato de vídeo, como uma apresentação por exemplo.
Então vamos lá…

O modelo que vou apresentar aqui, é geralmente utilizado para públicos que serão impactados de forma mais direta, ou seja, não trata-se de um conteúdo apenas para informar ou educar o público.
O foco é produzir um resultado a partir da comunicação com o possível cliente, e como já disse antes, para que ele dê o próximo passo, seja comprando algo, baixando um ebook ou assistindo um vídeo.
A fórmula AIDA
A fórmula AIDA é sem sombra de dúvida uma das mais populares e mais amplamente utilizada.

A sua estrutura é a seguinte:
A – Chamar a Atenção;
I – Provocar o Interesse;
D – Estimular o Desejo;
A – Chamar para a Ação.

Chamar a Atenção

No momento de chamar a atenção, você precisará focar em pontos que impactam diretamente a situação atual da sua audiência.
Para conseguir a atenção, você precisa pegar um problema que você já identificou do seu público, apresentar uma oportunidade de resolver este problema e provocar a curiosidade para que o restante do conteúdo seja consumido.

Vou pegar como exemplo um curso de inglês e esta primeira parte poderia ficar mais ou menos assim:
“Porque não falar inglês pode impedir seu crescimento profissional? Este é um problema que pode ser resolvido se você fazer as escolhas certas e conhecer um método que se adeque ao seu tempo e estilo de vida.
É por isso que vamos apresentar agora a história de 3 pessoas que aumentaram seus salários em até 80% e como conseguiram isso através do Inglês.”
Veja que aqui eu não falei o nome da escola ou do método, não disse que se trata de um curso, mas com certeza como adicionei o componente “história”, com certeza as pessoas ficarão curiosas para saber quem e como essas pessoas conseguiram tais resultados.

Provocar o Interesse

No momento de despertar o interesse, é necessário focar em pontos que estão relacionados ao tipo de produto ou serviço que será oferecido.
Dando sequência ao nosso exemplo do curso de inglês, precisa ficar claro paro o público, que aprender o idioma será o gatilho necessário para que as oportunidades se abram e que a dificuldade que existe hoje, desapareça.
Então as histórias precisam demonstrar como tais pessoas conseguiram alavancar suas carreiras através do idioma.

Ficaria mais ou menos assim:

“A Mariana se formou em Administração de empresas e trabalhando em uma grande empresa do varejo. Após tomar a decisão de aprender um novo idioma, ela identificou uma oportunidade de buscar produtos fora do país para revender no Brasil. Como os proprietários da empresa não sabiam falar inglês ela acabou entrando em contato com algumas empresas nos EUA e começou a viabilizar a importação e o aumento do faturamento do seu patrão. Resumindo… se tornou a Diretora de Vendas na empresa e é extremamente reconhecida pelo seu trabalho.
Já o Cesar, tinha como sonho conhecer o Mundo, e a forma que encontrou para aproximar seu sonho da sua realidade foi através da língua inglesa.
Após iniciar seus estudos, já com 4 meses conseguia assistir séries na TV sem legenda e quando concluiu o curso, num total de 18 meses, já estava atuando como tradutor de conteúdos para um portal de conteúdo. Hoje é responsável por toda a seção de notícias estrangeiras do portal e viaja o mundo todo em busca de novidades.
O Juliano já trabalhava a 12 anos na área de tecnologia e tinha o desejo de trabalhar fora do País. Ele iniciou o curso e 6 meses depois estava participando de um processo seletivo em uma empresa nos EUA. Completados 4 meses, ele foi aprovado no processo seletivo, e foi trabalhar em uma multinacional em Bostom com toda sua família.
Sabe o que o que eles têm em comum: decidiram não perder mais oportunidades e aprender um novo idioma utilizando o método de aprendizado acelerado que você precisa conhecer também.”
Até aqui apresentamos as histórias que geram uma certa autoridade para algo e desperta o interesse para conhecer qual é esse método produziu tais resultados.

Despertar o Desejo

O desejo é uma parte importante nesta fase da carta de vendas, porque tem como objetivo mostrar como essas pessoas aprenderam um novo idioma.
Precisa ser claro e apresentado da maneira mais didática possível, para que as pessoas entendam os passos e os benefícios a serem alcançados em cada etapa.

Então… exemplificando como seria a fase de “Provocar o Desejo” para nosso curso de inglês, seria algo mais ou menos assim:
“A Mariana, O Cesar e o Juliano fizeram o curso Inglês Mais Rápido, uma metodologia que envolve 4 passos que fazem qualquer pessoa a aprender a língua inglesa da forma mais
natural possível.
O primeiro passo é expansão do vocabulário, onde ensinamos as pessoas a conhecerem o nome de objetos, expressões e palavras mais usadas no nosso dia a dia. Neste passo você deixará de ficar traduzindo, e será natural identificar dezenas de palavras e o que elas representam ao assistir um filme por exemplo.
O segundo passo são as expressões do cotidiano, para que em caso de viagens, restaurantes e em hotéis, você saiba se comunicar para pedir informações sobre endereços, ler cardápios e fazer pedidos (ao invés de apontar para o prato da mesa ao lado) e fazer pedidos em hotéis e demais estabelecimentos com segurança.
O terceiro passo é o modo leitor, que estará focado em estimular ainda mais o crescimento do seu vocabulário permitindo que consiga ler qualquer material escrito na língua inglesa. Você poderá ler artigos, publicações e livros da mesma forma que na língua portuguesa.
E o quarto e último passo é o desenvolvimento da capacidade de apresentação em púbico. Vamos ajudar você a se tornar uma pessoa segura para se comunicar em público , fazer apresentações, palestras ou apenas se sair bem em entrevistas.”

Chame para a Ação

Então agora só falta falarmos da etapa de chamada para ação.
Se você se deu bem nas etapas anteriores, agora só precisa fazer o fechamento para conseguir os resultados que deseja.
Vamos logo ao exemplo:
“Então se você quer ampliar seu vocabulário, conseguir assistir vídeos e filmes sem legenda, viajar e se comunicar tranquilamente, ter tranquilidade para ler qualquer material em inglês e ter desenvoltura e segurança para se apresentar através da língua inglesa.
Você precisa fazer parte da turma de alunos do curso Inglês Mais Rápido.
Ao fazer sua inscrição agora, você poderá participar de todas as aulas ao vivo para tirar dúvidas e ainda ter acesso a um desconto exclusivo.
Então basta clicar no botão abaixo e começar hoje o seu sucesso profissional!”
Use como modelo
E aí o que achou deste modelo?
Espero que consiga a partir de tudo que apresentei no episódio de hoje, começar a criar suas primeiras ofertas utilizando este modelo.
Claro que, se você não tiver histórias para gerar o interesse, explique estudos, informações relevantes ou qualquer conteúdo que esteja diretamente relacionado ao que você está oferecendo.
E na hora de chamar para a ação, apresente bônus, vantagens, benefícios reais para que o público tome a decisão naquela hora e não deixe para depois.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o
marketing digital.

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Até a próxima semana!

 

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

 

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