Ouça agora este podcast! “048 Utilizando e-commerce em seu negócio”

Ter um e-commerce de sucesso é um dos grandes sonhos da maioria dos empreendedores que buscam vender produtos e serviços pela internet.

E as coisas estão cada vez mais fáceis…

A barreira de entrada para quem quer atuar neste mercado é cada vez mais baixa, exigindo também muito menos conhecimento técnico em construção de websites e sobre a integração com meios de pagamento.

Porém alguns pontos precisam de atenção na hora de colocar seus produtos à venda!

Então se você quer começar ou já vende seus produtos através de seu próprio e-commerce, ouça até o final este podcast para melhorar seus resultados com esta iniciativa.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Antes de iniciarmos o episódio de hoje gostaria de contar com sua a participação neste podcast!

Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma dúvida para que eu possa respondê-la nos próximos episódios.

Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio dizendo seu nome, de onde é e qual sua dúvida ou seu case de sucesso para o whatsapp de ddd 61 e número 99175-9635.

Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital.

Então vamos para o que interessa!

Ficou mais fácil ter o seu e-commmerce

A internet está repleta de soluções que permitem até gratuitamente criar seu próprio e-commerce, com algumas limitações é claro.

Basta ter um domínio, ou seja, o seu endereço na internet, estar vinculado à uma plataforma para tal finalidade e começar a oferecer seus produtos através de sua loja virtual.

E claro tentar garantir uma renda extra ou desenvolver esta atividade como seu negócio principal.

Caso tenha interesse em utilizar recursos mais avançados, será necessário o investimento mensal em alguma dessas plataformas, para ter acesso a funcionalidades premium e informações relevantes para otimizar seus resultados.

Mas você pode também montar o seu próprio e-commerce!

Existe a possibilidade de utilizar o WordPress com um plugin específico para que você mesmo construa sua loja virtual.

Aqui os custos podem variar de acordo com o seu conhecimento técnico, pois o tempo de configuração, necessidade de desenvolvedores e a complexidade de integrações com meios de pagamento podem acabar desanimando um pouco.

Então se quer facilidade, vá pela primeira opção!

Loja no ar e produtos cadastrados

Com sua loja virtual no ar e seus produtos cadastrados, é necessário já ter bem definido alguns aspectos gerais:

  • Como será a logística de entrega do que for vendido?
  • Como será o atendimento, suporte e esclarecimento de dúvidas caso existam por parte do cliente?
  • Como poderá colher os feedbacks dos clientes e como fazer com que comprem novamente de você?
  • Como atrair mais pessoas para o seu e-commerce?

Ser criterioso na definição e estruturação destes pontos, deixará o seu negócio com uma enorme vantagem em relação a muitos outros concorrentes.

A logística no e-commerce

Uma das coisas que auxiliam qualquer empresa a se desenvolver são processos.

Eles podem ser definidos de forma bastante simples e devem ser evoluídos e corrigidos constantemente.

Então você precisa definir um processo interno para que todo pedido feito através do seu e-commerce, passe por um processo específico como:

– Confirmação do pedido;

– Preparação da encomenda;

– Envio a transportadora ou correios;

– Confirmação de recebimento.

Acabei de resumir as etapas de um pequeno processo logístico de vendas, mas outras questões podem estar envolvidas aqui como: tipo de embalagem, transportadora, controle de estoque, kpi’s e etc.

O fato é que está em jogo sua reputação e a experiência do cliente, desde a compra até o recebimento do seu produto.

Se as primeiras vendas do seu negócio forem frustrantes e não ocorrerem da melhor forma possível para “o cliente”, ele pode deixar um comentário negativo ou uma reclamação em qualquer um dos portais como “Reclame Aqui”, prejudicando sua credibilidade e presença digital.

Defina, execute e melhore constantemente este processo para reduzir seus custos, e se possível invista em ferramentas que auxiliem neste ponto.

Atendimento ao cliente

Uma das grandes barreiras para quem quer realizar a compra de um produto ou serviço em uma loja virtual é a ausência de um lugar físico, no mundo real, para reclamar caso algo dê errado.

Às vezes o seu preço pode não ser o melhor do mercado, mas através de um atendimento rápido e focado em resolver o problema ou a dúvida de seu cliente, com certeza irá ajudar você a ser uma referência em seu nicho de atuação.

Investir no atendimento via telefone ou chat, vai dar mais credibilidade e transparência ao seu cliente, e se ele ainda está pensando em comprar ou não de você, este será o momento ideal para ajudá-lo a tomar a grande decisão.

Cresça a partir de feedbacks

Em qualquer negócio uma das questões que considero cruciais para o seu crescimento e expansão é a obtenção de feedbacks.

Conseguir estes feedbacks precisa ser uma das metas do seu negócio.

Esta será a principal fonte de informações para saber qual a melhor direção a seguir quando o assunto é crescer e se desenvolver.

Conte com apoio da tecnologia para colher este feedback, seja por E-mail, WhatsApp, SMS ou em diversos casos, com apenas uma ligação telefônica.

Por exemplo: uma atendente do local onde faço as revisões do carro me liga sempre alguns dias após a realização do serviço, questionando sobre meu nível de satisfação e se tudo correu bem durante e após o serviço prestado.

Atrais mais pessoas

Ao colocar um e-commerce no ar, não vá achando que ele vai começar a vender automaticamente e que as coisas vão acontecer como mágica.

É imprescindível o investimento e esforço em questões importantes como:

– Otimização para Mecanismos de Busca;

– Campanhas de Vendas;

– Anúncios.

SEO para seu e-commerce

Uma maneira barata de conseguir clientes na internet é através da busca orgânica, ou seja, aquela que as pessoas realizam através da pesquisa do Google.

Se uma pessoa pesquisar sobre Pneus e o seu produto estiver sendo apresentado nas primeiras páginas do resultado de pesquisa, você terá grandes chances de vender seus produtos.

Isso é possível através da Otimização para Mecanismos de Busca (SEO), e é necessário conhecer bem esta técnica para conseguir ter vantagens em relação aos seus concorrentes na internet.

Você pode conferir um pouco mais sobre esta técnica no Episódio 26 – Aplique SEO em seu site!

Conte com o suporte de um Blog

O comportamento do consumidor mudou e você também precisa mudar sua forma de encontrar novas pessoas interessadas em seu produto.

Primeiro as pessoas procuram soluções gratuitas para seus problemas, fazendo pesquisas através dos mecanismos de busca.

Geralmente vão encontrar parte destas soluções e já tentar por si só atender suas necessidades.

Mas caso esta necessidade ainda precise ser atendida, talvez somente um produto pode resolver esta questão.

É aí que entra o seu produto!

Produzir um blog com conteúdos que direcione os leitores para o consumo dos seus produtos, aumentará muito as chances de ocorrerem mais vendas com baixo custo para você.

Campanhas de Vendas

Uma estratégia muito importante a ser definida e executada para seu negócio é a realização de campanhas de vendas, envolvendo ofertas, bônus e condições especiais para seus clientes.

Em um determinado período você pode oferecer um desconto especial no produto A, depois pode oferecer um bônus na aquisição do produto B e em seguida oferecer um parcelamento sem juros na compra do produto C.

O lance aqui é jogar com as variáveis disponíveis e com seu estoque.

O interessante é que as pessoas não gostam de perder oportunidades, e quando encontram tais ofertas por um tempo determinado, elas sentem medo de não conseguir aquele benefício novamente.

Não pare de anunciar

Infelizmente a forma de você manter seus produtos visíveis e com fluxo recorrente de novos visitantes é através da utilização de anúncios.

Hoje em dia as redes sociais possuem um nível de entrega bastante limitado e o volume de vendas através de artigos ou conteúdos encontrados através dos mecanismos de busca, podem ficar abaixo do que realmente você precisa.

Então será necessário o investimento em tráfego pago para aumentar o número de visitantes e aumentar as oportunidades de vendas.

Uma boa dica aqui é: associe seus anúncios com suas campanhas de vendas e consiga melhorar ainda mais seus resultados.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

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Até a próxima semana!


Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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