Você sabia que você pode anunciar em podcasts para encontrar o público ideal para seu negócio e vender mais?

Imagem de um quadro com uma interrogação pintada de giz

Na correria do dia a dia, quando as pessoas estão transitando de um lado para o outro, se deslocando ou aguardando em filas, o podcast se torna um interessante companheiro. Afinal, você pode estar caminhando pelas ruas ou de pé no ônibus, podendo apenas ouvir.

Nesse momento, mais do que a possibilidade de ouvir uma boa música, o podcast é o jeito ideal para obter informação, conhecimento e mesmo entretenimento. Esse formato de mídia consiste em gravações de áudio, que podem ser ouvidas em qualquer lugar e a qualquer hora.

Por isso, os podcast também são grandes aliados do marketing digital para todos os tipos de negócios. Gostou da ideia e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este artigo e descubra a resposta para a pergunta: Vale a pena anunciar em podcasts?

Para tanto, confira as informações presentes em cada um dos tópicos a seguir:

  • Relambrando que é podcast…
  • História do podcast e sua atual abrangência
  • Quais as vantagens de anunciar em podcasts?
  • Podcast na estratégia de marketing digital
  • Dicas para criar podcasts e alavancar o seu negócio
  • Afinal, vale a pena anunciar em podcasts?

Relembrando o que é podcast…

Podcast é um conteúdo de áudio, assemelhando-se a um programa de rádio, porém, é gravado e não ao vivo, assim, fica disponível por meio de um arquivo ou de streaming para ser ouvido sempre que desejado. Nos últimos anos, cresceu muito a busca por esse tipo de mídia.

Mulher deitada com fone branco e cabelo sobre o rosto e fundo rosa.

Isso porque se trata de um conteúdo de fácil acesso, geralmente, gratuito e disponibilizado em diferentes plataformas. O seu intuito principal é o de levar para os seus ouvintes conhecimento, informação ou mesmo diversão.

Atualmente, é uma mídia usada por diferentes nichos de mercado, a fim de divulgar os seus produtos e serviços. Para tanto, é possível anunciar a sua marca no podcast de terceiros, por meio de parcerias, ou mesmo produzir os seus próprios podcasts.

No caso de criar o seu próprio conteúdo, funciona com a mesma ideia do marketing de conteúdo: desenvolver algo que seja interessante e relevante para o seu público alvo, e claro, relacionado ao seu produto ou serviço. Desse modo, ao final do áudio basta anunciá-lo.

Essa estratégia é bastante eficiente, ajudando o seu negócio a ganhar autoridade no seu nicho de mercado, para que se torne até mesmo uma referência no assunto em questão. Além disso, podcasts contribuem com a credibilidade e confiabilidade da sua marca.

Se quiser saber com mais detalhes o que é podcast, basta visualizar um artigo que apresentamos a mídia podcast com mais detalhes!

História do podcast e sua atual abrangência

O primeiro podcast foi publicado, no Brasil, em 2004, mais precisamente no dia 21 de outubro, data essa, aliás, que é considerada como o Dia do Podcast. De lá para cá, o número de ouvintes dessa mídia só cresceu. O Itunes comprova esse fato.

Na sua plataforma, cresce exponencialmente o público brasileiro em busca de conteúdo de áudio com foco em diferentes nichos. Além disso, a Abpod – Associação Brasileira de Podcasters publicou a PodPesquisa 2018, mostrando os dados do setor.

Esse estudo contribui para que se tenha uma ideia mais profunda da abrangência do podcast no país. Entre as suas principais conclusões, é possível citar as seguintes:

  • O público masculino é o maior ouvinte de podcasts;
  • A faixa etária dos ouvintes da mídia está, em especial, entre os 23 e 39 anos;
  • A grande maioria da audiência é solteira;
  • O público já conclui o ensino superior ou tem ele incompleto e exerce uma atividade remunerada;
  • Os ouvintes mais assíduos são do ramo da tecnologia, educação, administração, engenharias e direito;
  • Os ouvintes de podcast são, principalmente, das classes B e C;
  • A maioria do público já ouve a mais de cinco anos esse tipo de conteúdo;
  • Recomendação de amigos, além de sites e blogs são as principais formas de ouvir o primeiro podcast;
  • A descoberta de novos áudios acontece, em especial, pela indicação de podcasters;
  • Quase todos os usuários acessam o conteúdo por meio de smartphones;
  • Uma significa parcela ouve o conteúdo durante o trânsito/locomoção e enquanto realizam atividades domésticas;
  • O horário em que mais se ouve podcast é entre às 18h e 19h, mas durante todo o dia a audiência se mantém equilibrada;
  • Ouvintes costumam seguir uma média de 10 podcasters;
  • Conteúdo, entretenimento e qualidade do áudio são os principais atributos na hora de escolher um podcast;
  • Poder realizar outras atividades, qualidade e diversidade do conteúdo e liberdade para ouvir quando quiser são os principais motivos para ouvir essa mídia;
  • Os interesses dos ouvintes são humor/comédia; séries, cinema e TV; cultura pop; história; ciências; tecnologia; games; política; notícias e histórias em quadrinhos;
  • Para o ouvinte, o melhor é que o podcast tenha duração de uma hora a uma hora e meia;
  • O público prefere que a frequência das publicações de podcast seja semanal;
  • Os formatos que mais chamam a atenção são debates, apresentação e entrevista;
  • O público em grande parte está disposto a pagar por conteúdo exclusivo.
Microfone de estúdio preso em sua estante, semelhante aqueles usado em rádios e na gravação de podcasts

Embora esses dados mostrem o perfil de quem mais acessa podcasts, ouvintes com outras características também são adeptas desse conteúdo. Por isso, para criar uma estratégia de marketing eficiente com esse tipo de mídia confira mais detalhes no site da Abpod.

Quais as vantagens de anunciar em podcasts?

São muitas as vantagens para as empresas que desejam anunciar as suas marcas em podcasts. Veja quais são os seus principais benefícios:

  • Podcasts podem ser ouvidos em qualquer lugar e a qualquer horário;
  • São mídias de fácil acesso, pois são simples de usar e gratuitas;
  • É possível incluir conteúdo variado no áudio, conforme as necessidades do anunciante;
  • Podcasts possuem baixa transferência de largura de banda, consumindo menos que vídeos e economizando o plano de dados;
  • O seu conteúdo é simples de produzir e exige recursos de fácil acesso;
  • Metade dos ouvintes tem o costume de comentar com outras pessoas sobre os conteúdos que ouvem;
  • Os ouvintes prestam atenção de verdade ao que estão escutando;
  • Grande parte dos ouvintes têm o hábito de escutar podcasts todos os dias, em uma média de duas horas diárias, e costumam ouvir o programa até o final;
  • Uma maioria significativa prefere ouvir podcast com conteúdo nacional;
  • Os ouvintes têm o hábito de comprarem os produtos que são anunciados na mídia, além de sempre prestarem atenção aos anúncios.

Agora que você já sabe quais as vantagens de investir em anúncios no podcast, fica mais fácil de saber se vale a pena anunciar em podcasts para o seu negócio.

Podcast na estratégia de marketing digital

Quando se pergunta se vale a pena anunciar em podcasts, é preciso lembrar que, para atingir os objetivos esperados, se faz necessário desenvolver uma estratégia integrada de marketing. Ou seja, por mais eficientes que sejam, os áudios não fazem milagres.

É necessário ter um plano de marketing digital com diferentes ações para chegar até os consumidores em potencial do seu produto ou serviço. O podcast, nesse contexto, pode ser um grande aliado, mas desde que seja pensado estrategicamente.

Para tanto, é urgente conhecer o seu público, não apenas as suas principais características, mas sim, ter um conhecimento aprofundado do seu perfil. Com isso, é possível pensar nas ações de marketing que mais vão chamar a sua atenção.

Da mesma forma, é fundamental conhecer a sua audiência para produzir podcasts que realmente sejam atrativos. Afinal, além de ouvir até o final o conteúdo, ela deve ficar instigada a ouvir outros podcasts.

Para tanto, você deve saber quais as suas preferências, gostos, sonhos, condições financeiras, estado civil, etc. Dessa forma, você consegue desenvolver uma campanha de marketing digital com a ajuda de podcast com grandes chances de sucesso.

Afinal, vale a pena anunciar em podcasts?

Depois de descobrir como funcionam os podcast, você mesmo já pode responder à pergunta vale a pena anunciar em podcasts, não é? De acordo com o seu nicho de mercado, esse tipo de ação pode ser realmente muito eficiente para conquistar e atrair novos clientes.

Porém, é preciso apostar em um formato de podcast que chame a atenção do seu público e forneça o conteúdo que ele está esperando. Além disso, assim como as suas demais ações de marketing, é essencial mensurar os resultados.

Apenas desse modo consegue-se avaliar se os seus podcasts estão atingindo os resultados propostos. Caso não estejam, é possível fazer mudanças até chegarem ao ponto de ideal. No entanto, não se esqueça que isso exige muito empenho e dedicação.

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