Ouça agora este podcast!“058 Vale a pena usar o Instagram?”

Você já abriu seu Instagram hoje?

Se sim, já olhou diversas fotos, postou as suas, curtiu, comentou as fotos de quem você segue e com certeza viu alguém divulgando alguma marca, produto ou serviço por lá.

Você deve até ser um seguidor ou seguidora engajado de alguns perfis que vendem ou apresentam alguma marca usando esta rede social.

Só para você ter uma ideia, o Instagram atingiu a marca de 700 milhões de usuários em 2017.

É a quinta rede social mais utilizada, ficando apenas atrás do Facebook e do YouTube.

E… Sabe aquele trecho da música que diz “Todo artista tem de ir aonde o povo está?”

Isso também se aplica ao Marketing Digital porque “Todo negócio precisa ir aonde o público está!”

Acabei de entregar minha idade aqui, mas tudo bem!

Então é por isso que neste episódio vou apresentar algumas razões para você considerar o uso do Instagram em suas estratégias e alcançar mais resultados para seu negócio.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa.

 

Posicionamento Digital

Já de cara comentei uma das principais razões para você considerar a utilização do Instagram para sua marca, seu produto ou serviço que você oferece: o público!

Com a vasta base de usuários, você amplia o seu posicionamento digital apresentando aquilo que deseja oferecer através de fotos e vídeos, promovendo sua autoridade e passando confiança para seus futuros clientes.

 

3ª rede social mais popular

A razão disso tudo é porque de acordo com uma pesquisa feita pela Dreamgrow, o Instagram está em 3º lugar em popularidade em comparação as demais redes sociais. Como já citei está atrás apenas do Facebook e do Youtube.

 

Prova Social

Já aproveitando o gancho anterior, se você é um prestador de serviço como uma empresa de móveis planejados, pode compartilhar fotos dos serviços realizados para quem te segue na rede social.

Os próprios clientes podem comentar suas publicações, agradecendo e recomendando seus serviços, o que organicamente poderá fazer com que pessoas desconhecidas comecem a solicitar orçamentos ou indicar o seu perfil para outras pessoas.

 

Contato Direto

O Instagram permite que as pessoas entrem em contato direto com você através do recurso Direct Message. Este recurso permite que as pessoas enviem uma mensagem direta privada para seu perfil ao invés de deixar um comentário em uma postagem específica.

Este recurso será mais um canal de atendimento para tirar dúvidas de compradores ou dar suporte a clientes.

 

Seu álbum, seu portfólio

Como esta é uma rede social baseada em imagens, você acaba compondo um verdadeiro portfólio no histórico de suas postagens.

Sempre que um possível cliente entrar em contato pela a primeira vez com você, não será necessário explicar detalhadamente tudo o que você faz. Ele irá acessar o histórico das postagens que você realizou e já terá em mãos todo acervo de informações que vão ajuda-lo a escolher especificamente qual tipo de serviço contratar de você.

 

Instagram Business

Ao criar sua conta você passa a ter um perfil que podemos chamar de “Normal”, ou seja, um perfil de um usuário comum. Porém é possível você fazer a migração da sua conta, para uma conta de negócios apenas optando por este formato acessando as informações de perfil do aplicativo.

Ao modificar sua conta, para uma conta de negócios, você tem acesso a informações estatísticas, tem a oportunidade de criar anúncios e destacar suas informações de contato.

 

Taxa de entrega superior ao Facebook

Um fato bastante relevante a ser considerado na hora de utilizar uma rede social é a sua entregabilidade.

Estou falando do alcance que cada uma de suas publicações consegue atingir, ou seja, qual o volume de pessoas que visualizam uma postagem que você fez.

Sendo assim, o Instagram tem uma performance melhor do que o Facebook pois conta com um alcance de 23% contra os 7% do Facebook.

 

Engajamento

Outra informação relevante é o engajamento!

O Instagram já vem demonstrando um engajamento bem maior em relação as demais redes sociais.

Este dado é acompanhado também pelo tempo de uso por usuário, pois em média um usuário do Instagram utilizada o aplicativo por até 3 minutos, sendo este tempo 45% a mais do que os usuários do Facebook.

 

Baixo investimento

É óbvio que você já sabe que não precisa pagar para criar sua conta no Instagram, mas a melhor parte é que o investimento em anúncios ainda permanece baixo.

Existem também alguns hacks que você pode utilizar para prospectar clientes, ajudando você a encontrar perfis que possuem maior possibilidade de fechar negócios com você.

 

Monitoramento

Quando você investe em anúncios, você precisa saber para onde está indo o seu investimento.

É por isso que através das ferramentas de monitoramento de anúncios, você consegue claramente estabelecer um funil de vendas e acompanhar os resultados a partir deste canal.

 

Colocando sua empresa no Instagram

Vou explicar rapidamente agora o que você precisa fazer para criar sua conta no Instagram!

Primeiramente você precisa baixar o aplicativo no seu celular e criar um perfil.

Você precisará colocar seus dados cadastrais ou fazer seu login usando sua conta do Facebook.

Como você deseja colocar sua empresa, minha sugestão é fazer o cadastro, colocando o nome de usuário que esteja alinhado ao seu negócio e o nome dele.

Depois é necessário que você escolha uma boa imagem, que tenha como foco sua marca ou seu rosto, caso esteja divulgando os serviços que você realiza.

Depois é necessário preencher as informações do seu perfil, ou da sua “bio” como é conhecido pelos usuários da rede social.

Lá você poderá colocar um breve resumo do seu negócio e já recomendo aqui que seja bem objetivo.

Também é possível você colocar um link, para que as pessoas possam saber mais sobre seu negócio através do seu site. Mas caso você não tenha um site, pode colocar o link da sua FanPage no Facebook por exemplo.

 

Mudando sua conta para um perfil de negócios

Depois de criado o seu perfil, você poderá acessar as configurações e solicitar a mudança para um perfil comercial.

Basta clicar no ícone que tem 3 linhas horizontais no canto superior direto do aplicativo, clicar em configurações que fica geralmente localizado na parte inferior e solicitar esta mudança na opção “Expanda seu negócio no Instagram”.

Pode ser que eles venham a mudar esta expressão, mas o lugar provavelmente será o mesmo.

Feita esta mudança, você vai passar a ter acesso à possibilidade de fazer anúncios e a informações sobre o público que estará te acompanhando por lá.

Comece agora…

 

 

Espero que estas informações ajudem você a decidir investir no Instagram para seu negócio, não apenas como uma rede de relacionamento, mas como um canal de crescimento para seu negócio.

No próximo episódio vou dar algumas dicas bem bacanas para você aproveitar ainda mais todos os recursos e possibilidades para otimizar sua presença por lá.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

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Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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