Ouça agora este podcast!“061 Vícios – tire a corda do pescoço!”

Você provavelmente conhece alguém que é viciado em narcóticos, álcool, cigarro ou até mesmo, chocolate? Conhece alguém que já foi internado em clínicas de reabilitação ou frequentou associações de auto ajuda? Ou mesmo, é uma dessas pessoas?  Olá, aqui é Abílio Seronni, seu Doutor Saúde, do dicas curtas e se você se identificou com alguma dessas perguntas hoje você vai aprender 07 passos para abandonar o vício.

Então vamos lá!

Imagina você tomando um porre. Misturando cerveja, vodka, tequila e whisky. Coisa boa não vai virar, não é mesmo? Vamos refletir! Quais os motivos que levam uma pessoa a beber demasiadamente. Será fuga da realidade? Dor de cotovelo? Decepção amorosa? Uma comemoração? No livro, o poder do hábito, de Charles Duhigg, relata que o hábito provém de uma recompensa! Se eu quero fumar, beber, comer, a finalidade é sempre a mesma, recompensar o meu cérebro com prazer! Simples assim. O processo do hábito resulta de três processos. Gatilho Mental – Ação (hábito) – Recompensa.

O gatilho e a recompensa não mudam, ou seja, o gatilho é sempre ausência de prazer e a recompensa é sempre o próprio prazer, portanto, o pulo do gato aqui é o hábito, este você pode e deve inteligentemente mudar para algo que seja a favor da saúde e do bem estar.

Vou dar um exemplo: Imagina você assistindo uma aula, de repente ela fica chata e você , então, sai da sala de aula para buscar uma nova distração para seu cérebro, pois ele é viciado em novidades. Você puxa um cigarro e começa a fumar.

Agora você sente a sensação de prazer que o trago lhe trás. Preste atenção! Vamos analisar o fato. O gatilho mental foi ausência de prazer, a aula chata. A recompensa foi sair da sala de aula . O hábito foi fumar um cigarro. Veja que o hábito neste caso, você pode mudar, ao em vez de fumar, você poderia ligar para um amigo, ler um livro, tomar uma água e assim ter a recompensa da distração mental em busca de algo novo para a mente. Esse é o caminho, percebe? Quando você faz o mesmo hábito por 66 dias em média, ele enraíza no seu subconsciente e portanto, você passa a fazer aquilo de forma involuntária e quando se trata de substância química, seu corpo tem receptores que vão afundando e pedindo cada vez mais aquela substância e quando ela falta no corpo, ocorre tremores, dores de cabeça que são sintomas de abstinência física, mas se você resistir a substância química, seu corpo começa um processo de auto limpeza, destoxificação, eliminando essa toxicidade e cada corpo reage de uma maneira até que seu corpo esteja limpo.

Comece a prestar atenção nos seus hábitos, reflita sobre qual o melhor hábito que você poderá substituir pelo hábito que prejudica você e entenda de um vez, o vício que você adquiriu foi simplesmente pela repetição do mesmo hábito por várias vezes simplesmente por falta de criatividade e não porque você ficou doente!

Existe pessoas que abandonam o vício porque colocam a sua criatividade em ação e outras que continuam com o vício porque estão com preguiça de mudar o hábito e medo de enfrentar os sintomas da abstinência física e críticas da sociedade.

 

07 Passos para abandonar o vício

Antes de falar das dicas, eu te pergunto: Você sabia que o açúcar causa mais dependência química que a cocaína? Uma pesquisa feita com camundongos, um grupo foi colocado para experimentar a cocaína e outro grupo para experimentar o açúcar. Resultado, o grupo do açúcar superou o grupo da cocaína no quesito tempo. Os camundongos pararam de ir na cocaína enquanto o grupo do açúcar permaneceu  ali no consumo do açúcar. No exame de ressonância magnética, a imagem de dois cérebros são praticamente a mesma quando exposto ao açúcar e a cocaína mostrando que ambos atuam na mesma área cerebral do prazer!  Agora preste atenção nas dicas:

Passo 01:  Autoconsciência do problema. Quando se tem um vício, é preciso que o próprio paciente aceite que ele é um viciado.

Passo 02: Querer mudar! O passo da ação, do agir, desperta a transformação!

Passo 03: Acreditar! Depois de saber do problema e do querer, é preciso acreditar que ela vai mudar!

Passo 04: Planejamento. Tenha em mãos o hábito que deseja substituir para que abandone o vício. Por exemplo: deu vontade de fumar, ande com um chocolate amargo no bolso, ou crédito no celular para ligar para um ente querido ou com dinheiro separado na carteira para comprar uma fruta, uma água, enfim, não se auto sabote! Para toda  situação, complete sempre a frase: Quando eu…aqui você coloca o gatilho mental …”ficar entediado”…., vou …coloque aqui o hábito…”dar uma volta”…, porque …coloque aqui a recompensa …” gosto de ver os jardins das casas”.

Passo 05: Execute o planejado! Veio o gatilho mental, a falta de desejo, vá apagando lentamente o hábito do vício substituindo pelo hábito saudável e quando passar 66 dias verás que mudou o hábito. Detalhe, sempre que executar o novo hábito, faça a seguinte reflexão: lembre do vício e pergunte a si mesmo: fez falta? Você vai perceber que a cada reflexão, esse sentimento de desprezo só vai aumentando até que um dia ele se torna realidade e você abandone de fato esse vício.

Passo 06: Amor incondicional a si próprio! Lembre se, a pessoa mais importante nesta vida é você, ninguém mais, portanto, lembre se, as pessoas invejam não pela sua riqueza e sim pelo seu riso fácil. Isso, não tem dinheiro que compre!

Passo 07:  Sorria mais, é uma fonte inesgotável de prazer, capaz de substituir qualquer vício. E te digo mais, o sorriso é capaz de salvar vidas. Imagina você passeando na rua, cruza com uma pessoa que está pensando em suicídio e ao olhar para ela você simplesmente sorri e de forma reflexa ela sorri para você também, eu te garanto, ao arrancar o sorriso desta pessoa, você provocou em vosso cérebro um rearranjo químico capaz de faze lá desistir do próprio suicídio. Olha o poder de um simples sorriso!

Por isso eu cito a frase de um autor desconhecido: O sorriso é a manifestação dos lábios quando os olhos encontram o que o coração procura”.

Sorrir é o melhor remédio, alegra a alma e o coração, abre portas, contagia e diverte. É, simplesmente, a melhor maquiagem que uma mulher pode colocar no rosto!

A receita do protocolo “Mude o hábito” você encontra no link da descrição.

link: http://seronni.com.br/receita-mudeohabito

 

Resumindo, para abandonar o vício, entenda que você é muito maior que o seu problema, deve enxergar ló por um outro ângulo e abusar da sua criatividade com doses exageradas de humor e alegria!

Para aprofundar se no assunto, acesse nosso site www.seronni.com.br e adquira nosso livro, habittus seronni ou cadastre-se para o próximo workshop.

Se você ainda não se atentou para importância da mudança de hábitos para sua saúde, comece a prestar a atenção e a praticar as dicas que você vai resgatar a alegria de viver e  principalmente o brilho nos olhos.

 

Então, o que você achou dessas dicas, qual assunto vc gostaria de saber mais a respeito?

Ficou com alguma dúvida? Me procure no grupo do ”O Doutor Saúde”, no facebook, pois estarei a disposição para esclarecer todas elas, e aproveite para segui lá.

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Continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, seu doutor saúde do dicas curtas…

E pra finalizar, aproveite para conhecer também o nosso time de experts, através do nosso site: www.dicascurtas.com.br

Um Abraço e até a próxima semana.

 

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