Ouça agora este podcast!“049 Você está usando o WhatsApp Business?”

Muitas empresas nos últimos anos, passaram a utilizar o whatsapp para se comunicar com seus clientes.

Pensando neste público o Facebook, dono do aplicativo, resolveu criar uma versão exclusiva para negócios.

A proposta é permitir que pequenas e médias empresas façam negócios por meio do serviço, com a possibilidade de gerenciar esta comunicação com seus clientes.

Mas para que realmente esta seja uma ferramenta importante para seu negócio, é necessário fazer o uso de seus recursos, e claro, aplicar em seu negócio estratégias para a obtenção de contatos de seus possíveis e atuais clientes.

A princípio ele encontra-se disponível apenas para Android.

Mas caso você esteja ouvindo este episódio depois de julho de 2018, é possível que já se encontre disponível em outras plataformas.

Através dele você poderá contar com recursos para você organizar melhor a forma de automatizar, classificar e responder seus clientes.

Mas lembrando que a estratégia de obtenção dos contatos de seus clientes fica por sua conta.

E é sobre a utilização desta ferramenta que vamos conversar no episódio de hoje!

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Antes de iniciarmos o episódio de hoje gostaria de contar com sua a participação neste podcast!

Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma dúvida, para que eu possa respondê-la nos próximos episódios.

Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio dizendo seu nome, qual sua a cidade,  sua dúvida ou seu case de sucesso para o whatsapp de ddd 61 e número 99175-9635.

Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital.

Então vamos para o que interessa!

Saindo da informalidade

Você não está errado, mas se estiver ainda utilizando apenas seu WhatsApp pessoal para realizar suas vendas, você pode estar perdendo clientes ou até passando um ar não tão profissional para eles.

Com o novo WhatsApp Business, você tem a possibilidade de deixar disponíveis através da sua conta de negócios, informações úteis para seus clientes como seu endereço, descrição da sua empresa, horário de funcionamento, e-mail e website.

Assim você irá mostrar sua empresa e garantir que seus clientes recebam o máximo de informações necessários para te conhecer melhor.

Etiquetas para classificar seus clientes

Um recurso que achei bastante interessante e que ajuda muito na hora de se comunicar com seus clientes, são as etiquetas.

Através destas etiquetas, podemos classificar os contatos de acordo com o nível de relacionamento que você estabeleceu com cada um.

Elas possuem variação de cor e de títulos, permitindo que você possa implementar seu próprio fluxo de atendimento, ou seja, o seu CRM através deste recurso.

A ferramenta já apresenta algumas etiquetas padrão, mas pode customizá-las para que faça o melhor sentido para seu processo de vendas e atendimento.

Utilize respostas rápidas

Sabe aquelas perguntas que você sempre responde ou aquela informação que praticamente todos os clientes fazem sobre o seu serviço ou produto?

Utilizando o WhatsApp Business é possível que você armazene respostas rápidas para dar aos seus clientes, quando uma dúvida ou pergunta recorrente surgir.

O foco aqui é reutilização e claro evitar esquecer de algum detalhe sempre que for dar respostas recorrentes.

Mensagem automatizadas

Uma coisa muito interessante é poder definir dois tipos de mensagens:

  • Mensagem de Saudação
  • Mensagem de Ausência

A mensagem de saudação é interessante para já fornecer uma resposta rápida a qualquer pessoa que entrar em contato com você, seja pela primeira vez ou após um tempo de inatividade que você determina.

Em muitos casos, um prestador de serviço não pode parar exatamente no momento em que recebeu uma mensagem para responder as pessoas que entram em contato.

Mas ao configurar uma mensagem de saudação, poderá deixar claro que entrará em contato dentro de instantes.

Já a mensagem de ausência é importante para utilizar em casos que a sua resposta será enviada em um momento posterior, talvez até alguns dias depois.

Os clientes que buscam contato através do WhatsApp já demonstram que precisam obter um retorno rápido sobre suas demandas, e é aí que este tipo de mensagem entra.

Você poderá informar por exemplo que por causa de um feriado prologado, suas atividades serão retomadas no próximo dia útil.

Estatísticas do fluxo de mensagens

Uma das grandes questões, quando falamos de envio de mensagens, é saber se elas foram enviadas com sucesso, entregues de fato e se foram lidas.

O WhatsApp é uma ferramenta com alto engajamento e taxas positivas de leitura de mensagens.

Aproveitando este cenário, você pode ter acesso a estas informações neste app, pois ele oferece números relacionados a quantidade de mensagens enviadas, entregues e lidas.

Na prática utilizando como SAC

Você pode utilizar o WhatsApp Business apenas como uma ferramenta de atendimento ao cliente, ou seja, o tradicional Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Principalmente para produtos e serviços vendidos pela internet, diversos clientes deixam de efetuar uma compra em um site desconhecido por falta de resposta em algum canal de atendimento para tirar dúvidas.

Um exemplo simples seria a venda de pneus, onde um cliente poderia questionar sobre o modelo ideal para seu veículo, pois está em dúvidas devido a uma grande quantidade disponível no mercado.

Fornecendo um serviço

Que tal utilizar o WhatsApp para oferecer seu serviço?

Hoje em dia é possível termos acesso a serviços através do WhatsApp, principalmente nos casos em que estamos adquirindo ou obtendo acesso a uma informação.

Vou dar outro exemplo aqui:

Recentemente surgiram diversas startups que fazem consultas históricas sobre veículos usados.

Utilizados naqueles casos em que você vai comprar um veículo e precisa saber se tem algum sinistro, ou se já foi roubado.

Enfim…

Levantam dados de tudo que é possível de um veículo, desde seu primeiro ipva pago, até se houve sinistros ou se o carro já foi dado como “Perda Total”.

Você poderia por exemplo, fazer a solicitação pelo site, e receber o pedido pelo WhatsApp podendo ainda tirar suas dúvidas sobre os resultados da consulta.

Pensando fora da caixa

O WhatsApp Business também pode ser uma ferramenta de qualidade no seu atendimento.

No episódio 44 dei um exemplo de uma oficina que utiliza o WhastApp para aproximar seu cliente do serviço que está sendo realizado, fornecendo mais transparência e a garantia de que tudo está sendo feito da melhor forma possível.

Veja como pode aplicar esta ferramenta como um diferencial para o seu negócio e conseguir com que seus clientes fiquem impressionados com seu atendimento.

Mas por onde começar?

Primeiramente você precisa estabelecer um processo de aquisição de contatos para seu negócio.

Mesmo que você já possua uma lista de clientes, é importante definir um canal de entrada para novos contatos.

Se você possui uma loja de roupas por exemplo, pode solicitar o contato de seus visitantes e de clientes para o envio de ofertas.

Se está oferecendo um produto ou serviço que será vendido on-line, pode oferecer um conteúdo gratuito ou algum material rico em troca dos dados de contato.

Em seguida, crie sua conta no WhatsApp Business para começar a se comunicar com esses clientes.

Tente outra vez

Sempre que um cliente não tomar a decisão de compra depois de receber suas mensagens, não desista de oferecer seu produto no futuro.

Porém você precisa fazer isso de forma equilibrada oferecendo conteúdo em um momento, e depois ofertas.

Mude sua abordagem, varie suas estratégias, troque seus bônus e trabalhe com descontos.

Você não quer ser bloqueado por mandar a mesma oferta sempre e ser considerado um “SPAM”!

O tradicional ainda funciona

Existe uma visão extremista de que o WhatsApp é a solução para tudo!

Mas sinto informar que as necessidades básicas para desenvolver um negócio, envolve não apenas este aplicativo, mas toda uma estratégia pensada nas necessidades e problemas que os clientes desejam resolver.

Saiba quem é e o que seus futuros clientes precisam saber para que você se torne relevante para eles e então decidam comprar de você!

O WhatsApp com certeza é uma excelente ferramenta para seus negócios, mas com certeza será apenas um braço operacional para que as coisas de fato aconteçam com sucesso.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

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Até a próxima semana!

 

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