Ouça agora este podcast!“050 Você precisa de um CRM!”

Se você está iniciando um negócio ou já está a algum tempo atendendo seus clientes “do seu jeito”, provavelmente passa por alguns problemas para realizar vendas.O motivo é simples: você está em busca de novos clientes, está enviando orçamentos para aqueles que interessados em seus produtos ou serviços (mais conhecidos com prospects), está prestando o serviço para os atuais e concluindo o atendimento dos demais.

Mas…Como você faz esse controle?

Usa uma planilha no Excel, usa post-it’s, um quadro ou apenas um caderninho velho todo amassado? Como manter todo o histórico de atendimento deste possível cliente ou cliente e garantir que sejam realizadas as interações corretas para que seja possível fechar uma venda, obter feedback’s ou tentar vender para aqueles que não fecharam com você? É o que vou abordar com você aqui neste episódio!

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução. Quer participar deste podcast? Antes de iniciarmos o episódio de hoje gostaria de contar com sua a participação neste podcast! Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma dúvida, para que eu possa respondê-la nos próximos episódios. Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio dizendo seu nome, qual a cidade é e qual sua dúvida ou seu case de sucesso para o whatsapp de ddd 61 e número 99175-9635.Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital.

Então vamos para o que interessa!

Imagine agora o cenário de uma empresa de móveis planejados que está iniciando suas operações, sendo o proprietário um marceneiro que praticamente trabalha sozinho. Ele precisa fazer vários orçamentos, tirar medidas de ambientes, fabricar os móveis, instalar, corrigir erros, receber os pagamentos, cobrar clientes inadimplentes… Vamos para outro cenário, um dentista que presta serviços odontológicos de alto padrão como próteses, procedimentos estéticos e muito mais. Um possível cliente entra em contato, agenda uma avaliação e o dentista envia o orçamento. Por causa do valor, muitos pacientes saem da clínica e dizem que vão “pensar”. Para ambos os casos ainda seria interessante obter um feedback dos clientes que já foram atendidos e marcar revisões.

Agora vamos a pergunta mais importante: “Como controlar todo o ciclo de vida desses clientes?” Quando falo ciclo de vida, estou me referindo a todos os passos realizados desde o primeiro contato do cliente até o pós-venda. Este controle pode ser feito, das formas que citei no início deste episódio, mas é através de um conjunto de práticas denominado CRM, que deu origem a várias soluções que atendem perfeitamente tal necessidade.

CRM

CRM é a sigla de Costumer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com Cliente, com foco em gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar suas vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.

Então vamos entender melhor o seu funcionamento…

Definir o pipeline

A primeira coisa que precisa ser definido em uma solução de CRM, é o seu pipeline.Este pipeline, geralmente é composto de colunas, onde cada uma delas representa um estágio que o seu cliente deverá passar até que seu produto seja entregue ou serviço concluído.Então você deverá analisar todas essas etapas e em seguida configurar seu CRM para iniciar sua utilização.

Fases

A próxima etapa é estabelecer a rotina de que todo e qualquer contato que entrar em contato com seu negócio, será cadastrado nesta ferramenta e toda e qualquer comunicação que for realizada, seja registrado.

Resultado

Por fim, você poderá analisar o que aconteceu com cada cliente durante o seu processo de venda. O problema é estabelecer a cultura.Quando você é sozinho, fica fácil você fazer a utilização do CRM e não ter problemas.Mas quando conta com uma equipe e eles não possuem o hábito de utilizar tal ferramenta, o seu desafio é grande.Estar acompanhando o registro de todas as informações nos primeiros meses é essencial, para garantir que ao final do processo todas as informações estejam presentes, e que seja possível realizar a análise daquilo que está funcionando, e mais importante, o que não está funcionando para seu negócio!

Então vamos abordar as principais vantagens na utilização de um CRM.

  • Seus dados em um único lugar.
  • Uma coisa que é essencial para auxiliar empresas em suas definições estratégicas são as informações.
  • Quando elas estão espalhadas, fica complexo o processo de consolidação e análise de resultados.
  • Usando o CRM, a equipe de marketing, vendas e de gestão poderão facilmente acessar as informações, entender como foi todo o processo que vai da aquisição até o fim.
  • Comunicação clara é o tesouro em qualquer lugar.
  • Um grande problema entre equipe de vendas e a equipe que vai produzir ou entregar o produto, é entender o que e como foi oferecido um produto ou serviço para um determinado cliente.
  • Se o vendedor ofereceu algum bônus, a informação do que deve ser entregue precisa estar descrito no pedido que chegou ao final e depois conferido para evitar transtornos futuros.
  • Agora se o vendedor está lidando com algum possível clientes que já foi atendido por outro vender a alguns meses atrás, não precisará investir muito tempo na apresentação do que será oferecido.
  • Gestão mais fácil e controlada.
  • Ao acompanhar a evolução de clientes em seu processo de vendas, os gestores têm a possibilidade de identificar gargalos, vendedores menos performáticos e auxiliá-los a atuarem no mesmo nível de toda a equipe.
  • Ou seja, avaliar todos os aspectos operacionais e o que de fato pode ser melhorado em seu processo de vendas.

É melhor do que o Excel. Duas coisas podem ficar complicadas ao utilizar o tradicional.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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Até a próxima semana!

Investidor Inteligente do Dicas Curtas

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